TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos Gerenciais Seminário Interdisciplinar

Por:   •  23/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  3.233 Palavras (13 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Thaise Becker

Luciana dos Passos da Rosa

Pollyana Masiero Torquato

Professor-Tutor Externo: Flávia Barboza

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Processos Gerenciais (FLC8956) – Seminário Interdisciplinar V – INTERVENÇÃO

09/06/2023

SUMÁRIO

RESUMO

• Razão Social: Angel Junior da Silva

• CNPJ: 33.338.571/0001-90

• Nome Fantasia: Angel Auto Som

• Enquadramento tributário: Simples Nacional

• Forma Jurídica: Empresário Individual

Empresa especializada em serviços de instalação, manutenção e reparação de acessórios para veículos automotores, sendo estes: instalação de som automotivo, lâmpadas, instalação de câmeras de ré, sensor de estacionamento, alarmes e travas, acessórios de som em geral.

O sócio proprietário Angel Junior da Silva responsável pela criação e expansão da marca Angel Auto Som no mercado, no início de sua carreira profissional iniciou no auto elétrica de sua família, localizada na cidade de Braço do Norte – SC, realizando os mais variados serviços de instalações elétricas, e assim posteriormente, decidiu adquirir capacitação no mesmo ramo, mas em áreas diferentes, efetivando no período de dois anos um curso de manutenção central automotiva e buscando através de vídeos educativos, auxilio para iniciar sua trajetória no ramo de acessórios.

Estes auxílios o possibilitaram apresentar o seu trabalho aos seus primeiros clientes na parte de auto elétrica, instalando a estes clientes som personalizado em caminhões de grandes portes, possibilitando além da música, levar conforto e novas experiências no ambiente em que para estes são considerados como casa.

Após verificar o feedback de seu trabalho de forma positiva, a abertura da sua própria loja, realizou-se em uma sala no pátio da elétrica de sua família, investindo o valor inicial de vinte e cinco mil reais para seu estoque de produtos, ferramentas, tributos e mão de obra para um funcionário. Seus produtos foram adquiridos através de fornecedores já conhecidos no ramo auto elétrica, em que o possibilitou de realizar o pagamento de forma mensal, gerando em um curto espaço de tempo, o retorno líquido suficiente para adquirir capital de giro.

Palavras-chave: Inovação – Capacitação – Crescimento.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se à empresa Autopeças que se propõe solucionar problemas que a empresa vem enfrentando em seu dia a dia. Após ser feito um diagnóstico empresarial que foi feito através de análises, pesquisas, estudos e aplicando assim a matriz SWOT, onde há seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, de modo a propor grandes melhorias para a empresa, para que assim se aprimorasse a sua competitividade.

Desta forma, em função da interação entre os ambientes internos e externos, as organizações em geral passam a vislumbrar a necessidade de fazer modificações em suas formas de atuar e gerir seus recursos, empregando diversas abordagens e ferramentas em seus processos para aumentar a competitividade (TACHIZAWA, 2011).

Esta intervenção empresarial foi construída após a averiguação dos resultados do diagnóstico empresarial, em que as soluções levantadas foram apresentadas e aplicadas pela empresa citada.

Aplicou-se um expansivo estudo dela para entender as reais necessidades de seus clientes, além de visualizar que a principal busca por trabalhos diferenciados e produtos diversificados se dava pelo fato de que a base de clientes se tratava de pessoas que constantemente viajem em diferentes partes do país, e consequentemente estavam à frente dos mais diversos tipos de trabalhos, trazendo assim a alta necessidade por inovação.

Foi aplicado um estudo diretamente com os seus clientes e pesquisas de mercado, visualizando a principal atividade a ser implantada para o ponto, que tornaria a empresa destaque dentro da sua área no mercado. Com o estudo sendo finalizado, novos olhares seriam necessários para toda a estrutura da empresa, iniciando através de seus produtos que seriam suas matérias primas e qualidade em seus serviços.

A estrutura inicial da empresa foi construída para demandas de pequeno porte, com estoques limitados, sendo necessárias solicitações antecipadas de produtos para realizações de grandes projetos, além dos prazos para concretização destes serviços serem longos, trazendo pouca autonomia pelo enquadramento jurídico também do local, impossibilitando-o de realizar a contratação de novos profissionais e maiores aquisições.

Uma nova estrutura de espaço e capacitação jurídica tornou-se necessária, trazendo assim a necessidade de uma nova estrutura organizacional, mostrando como progredir de forma assertiva nos resultados.

  1. RESULTADOS DO DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL:

Através do diagnóstico empresarial foi salientada a necessidade de uma estratégia mais bem elaborada no quesito atendimento de serviços, trazendo inovação em produtos e consequentemente gerando diferentes resultados nos serviços.

A empresa realizou novas buscas de fornecedores, buscando aqueles que mantêm os produtos de estoque atualizados com as tendências da atualidade e que possuam profissionais qualificados em não apenas vender, mas que também contribuam com soluções. Soluções estas que foram implantadas através de relatório de estoques, com preços finais já definidos e data precisa de vendas.

Após acompanhamento destas novas soluções, a empresa levantou informações sobre alguns pontos chave, onde será necessário também implementar novos sistemas para controles internos, sendo estes necessários para o momento de venda ser feito de forma que possa contribuir com informações mais completas a seus clientes, já que muitos de seus serviços são realizados de forma diferentes, não possibilitando a correta visualização final.

Juntamente com um sistema mais capacitados para atender as demandas de estoque e documentos fiscais mais bem declarados aos seus clientes, a possibilidade de alteração cadastral ser também expandida foi estudada. A estrutura do local foi ampliada, novos trabalhos estão sendo realizados e, consequentemente a estrutura demanda de mais pessoas qualificadas para exercer as atividades diárias, trazendo a necessidade de mais autonomia para seu crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (268.6 Kb)   docx (309.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com