TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos para um Bom Adestramento

Por:   •  24/8/2017  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  597 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

        

RESENHA: OS RECURSOS PARA O BOM ADESTRAMENTO

Profª: Cristiana Cerqueira

Aluna: Karliane Nunes Santos

3° Período, Turma: P

São Luís,

2016

- Os Recursos para um Bom Adestramento

Examinam como as práticas avaliativas tornaram instrumentos de vigilância permanente e de bom adestramento, disciplinando corpos e mentes. A disciplina “fabrica” indivíduos ela é a técnica específica de um poder que toma os indivíduos como objetos e como instrumentos de seu exercício. Há um constante jogo de poder/saber que se evidência na avaliação: desde a sujeição dos alunos e alunas às regras estabelecidas na escola, até a divisão do que é permitido ou não é permitido, pela sociedade para transformar algo em saber escolarizável.

- A Vigilância Hierárquica

O exercício da disciplina induz um aparelho onde permitem ver as técnicas dos efeitos de poder, e onde, em troca, os meios de coerção tornem claramente visíveis aqueles sobre quem se aplicam. Foucault, céptico quanto à bondade das suas intenções acreditava que havia um sonho em relação a sociedade e nas engrenagens dessa máquina, numa espécie de disciplina nacional, o  que implicava a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame, como formas por excelência de adestramento dos corpos e das mentes. Começando por afirmar que, na época clássica, se desenvolveram técnicas de vigilância, olhares, observatórios humanos que alvejavam um saber novo sobre o homem, através de técnicas e de processos que o submetessem e permitissem a sua utilização. E o modelo que serve como exemplo padrão desses observatórios seria o acampamento militar, com suas filas, colunas e arquitetura que não é mais feita simplesmente para ser vista ou  para vigiar o  espaço exterior, mas para permitir um controle interior, articulado e detalhado, para tornar visíveis os que nela se encontram.

- Sanção Normalizadora

No contexto histórico de suavização das penas generaliza-se a idéia de utilizar a prisão para cumprimento de praticamente todas as penas e castigos. Resumindo, a arte de punir, no regime do poder disciplinar, não visa nem a expiação, nem mesmo exatamente a repressão. Põem em funcionamento cinco operações bem distintas: relacionar os atos, os desempenhos, os comportamentos singulares a um conjunto, que é ao mesmo campo de comparação, espaço de diferenciação e princípio de uma regra a seguir.

Na época clássica foram construídos alguns dos que viriam a ser considerados os grandes modelos do encarceramento primitivo. O objeto da pena não eram já representações, mas de novo o corpo e a alma do indivíduo. Os instrumentos utilizados não eram mais os discursos, os sinais, as mensagens implícitas, como na época dos suplícios, mas formas de coerção, esquemas de limitação, exercícios repetidos. A finalidade já não era construir o sujeito de direito, o cidadão preso ao pacto social, mas de novo o sujeito obediente, o indivíduo sujeito a hábitos, regras e ordens, e que interiorizaria uma autoridade exterior a si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (108.2 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com