TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  9/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Gestão Pública

POLO: Jardim

ACADÊMICO: Wellington Martins Louveira – RA: 1051519596

TUTOR A DISTÂNCIA: Fábio Cerqueira

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

JARDIM/MS

MAIO/2017


ACADÊMICO: Wellington Martins Louveira – RA: 1051519596

TUTOR A DISTÂNCIA: Fábio Cerqueira

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Tecnologia em Gestão Pública do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplinas de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

JARDIM/MS

MAIO/2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        4

2.        PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO        6

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        7

3.1        PONTOS FORTES        7

3.2        PONTOS FRACOS        7

3.3        OPORTUNIDADES        7

3.4        AMEAÇAS        7

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        9

ANEXO I        10


INTRODUÇÃO

Neste trabalho será apresentada entrevista com um empreendedor dono de um comércio varejista de um pequeno município do sudoeste do Mato Grosso do Sul e a sua visão do seu empreendimento, da importância da ética nos negócios e as dificuldades enfrentadas na sua trajetória.

Será apresentada também a visão pessoal do autor deste trabalho sobre empreendimento e empreendedorismo, com uma definição sucinta, embasada na obra de Dorneles.

Por fim, será utilizada a matriz SWOT em que se buscará analisar o empreendimento do entrevistado, buscando identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. Tal oportunidade é de grande valia, pois oportunizará a este estudante o emprego prático da ferramenta..

O presente relatório parcial trata-se de um pequeno escorço do que será apresentado no relatório final do projeto interdisciplinar.


  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Em entrevista com o senhor Luiz Alberto Paredes, proprietário do mercado varejista Shalom, localizado na pequena cidade de Jardim, no sudoeste do Mato Grosso do Sul, percebeu-se que se trata de um empreendedor de oportunidade, mas que não possuía o conhecimento gerencial necessário, exemplificando o que acontece com a maioria dos empreendedores brasileiros. O comerciante, que não teve exemplo de empreendedores na família, teve a ideia quando no desempenho de sua antiga profissão de representante comercial observou oportunidade em conversa com os antigos clientes que possuía. Tal cenário é bastante comum e Dornelas (2015, p. 3) assevera que “a maior parte dos negócios criados no país é concebida por pequenos empresários, que, nem sempre, possuem conceitos de gestão de negócios e atuam geralmente de forma empírica e sem planejamento”.

Importante frisar que o empreendedor reconhece essa falha e afirma que deveria ter se planejado e procurado uma orientação de profissional na área de gestão, pois hoje enxerga que cometeu alguns equívocos no momento em que iniciou o seu negócio. O entrevistado assevera ser importante a busca por melhorias contínuas para sempre melhorar algo no seu empreendimento.

Trata-se nitidamente de um negócio familiar que envolve a participação da esposa e filhos, negócio que o mesmo chama de “ganha-pão” uma forma de demonstrar a importância do negócio para si, mas que merece um planejamento mais cuidadoso para que possa evitar o seu fechamento prematuro. É necessário também destacar que o empreendedor entrevistado possui uma visão bastante realista de suas forças e fraquezas o que é de grande valia para se sanar as suas deficiências, pois é certo que:

Até alguns anos atrás, acreditava-se que o empreendedorismo era inato, que o empreendedor nascia com um diferencial e era predestinado ao sucesso nos negócios. Pessoas sem essas características eram desencorajadas a empreender. Como já se viu, isso é um mito. Hoje em dia, esse discurso mudou e, cada vez mais, acredita-se que o processo empreendedor possa ser ensinado entendido por qualquer pessoa e que o sucesso seja decorrente de uma gama de internos e externos ao negócio, do perfil do empreendedor e de como ele administra as adversidades que encontra no dia a dia do seu empreendimento. (DORNELAS, 2015, p.29)

O profissional deve fazer uma autoanálise precisa dos seus pontos fortes e das suas deficiências. Esta autoanálise deve objetivar o aperfeiçoamento desses pontos fortes e a superação dos aspectos deficitários. Para implementação do aperfeiçoamento e superação, o profissional deve agir de modo planejado e consciente, tendo em mira as características mais importantes para a sua profissão. (CINTRA, 2011, p. 62).

Além disso, o entrevistado faz questão de destacar a sua preocupação com a ética nas relações com seus fornecedores e clientes, afirmando ser esta a base da criação de confiança, credibilidade e também fidelidade nas relações empresariais, destacando ser isso essencial em um município pequeno, já que qualquer conduta que não seja ilibada refletiria de forma muito rápida prejudicando a sua imagem e a de seu empreendimento. Tal conduta mostra uma assertividade na visão do empreendedor entrevistado, pois como afirma Matos (2012, p.29) “quando há cultura ética, há integração, coesão e produtividade. (...) Há confiança, bons negócios e lucratividade”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (143.8 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com