TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  25/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.115 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Marketing

POLO: Anhanguera Pirituba

ACADÊMICO: Célia Regina Ortega dos Anjos – RA: 6003443948

TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Cintra

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER I

São Paulo/SP

Maio 2017


ACADÊMICO: Célia Regina Ortega dos Anjos – RA: 6003443948

TUTOR A DISTÂNCIA: Priscila Cintra

RELATÓRIO PARCIAL DO PROINTER

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em                 Marketing do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP Pirituba, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Projeto Interdisciplinar Aplicado aos Cursos Superiores de Tecnologia I (PROINTER I).

São Paulo/SP

Maio 2017


  1. SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

1.        RELATÓRIO DA ENTREVISTA        4

2.        PARECER PESSOAL SOBRE O EMPREENDEDORISMO        5

3.        ANÁLISE DA MATRIZ SWOT        6

3.1   PONTOS FORTES        8

3.2   PONTOS FRACOS        8

3.3   OPORTUNIDADES        8

3.4   AMEAÇAS        8

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERÊNCIAS        10

ANEXO I        11


INTRODUÇÃO

Para realizar este trabalho fiz um levantamento em Irmãos Gregio Comércio de Alimentos localizada na Rua Emílio Colela, nᵒ 11, Parque São Domingos, zona oeste de São Paulo – SP. Esta empresa vem se destacando em vendas de ovos, frangos, pães, hortifrutti e em vários outros tipos de produtos alimentícios para facilitar a vida das pessoas que moram no bairro e que trabalham fora e também de pessoas que trabalham nos comércios e empresas da região.

Este comércio já é antigo no bairro e bem conhecido, se destacava na venda de ovos e frangos, e tinha o nome de Granja Dois Irmãos. Foi vendido para o novo empreendedor que resolveu investir e inovar colocando vários tipos de mercadorias se tornando um hortifrutigranjeiro e mini mercado.

Com as informações obtidas identifiquei os pontos fortes e fracos, as ameaças e o negócio (SWOT).

  1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Na entrevista realizada, com respostas no Anexo I, o empreendedor deixou claro como foi que resolveu investir no seu comércio e o que o influenciaram a isto.

Desde os onze anos o mesmo já trabalhava com seu pai numa banca de frios no mercado municipal da Lapa e pegou gosto pelo trabalho de comerciante, e com o falecimento de seu pai, resolveu abrir seu próprio negócio. Foi quando apareceu a oportunidade de entrar na sociedade de compra da Irmãos Gregio Comércio de Alimentos, (antigamente chamada de Granja Dois Irmãos), localizada na rua Emilio Colela, 11 no Parque São Domingos/SP/SP, num ponto muito bem localizado e movimentado no Parque São Domingos. No começo só adquiriu 25% das ações e as outras 75% ficaram nas mãos de pessoas que não eram do ramo e com isto não sabiam como administrar e nem o que fazer para inovar. O empreendedor sempre ficou de olho nas oportunidades que surgiam, foi quando surgiu a oportunidade de comprar os outros 75% que era a parte dos outros sócios e assim o fez. Superando este ponto crítico que teve que passar, hoje é dono exclusivo juntamente com sua esposa conseguindo assim mais liberdade e maior chance de sucesso. O lado positivo disto é ser seu próprio patrão e o lado negativo é que as responsabilidades são maiores e dependem do cliente todos os dias para fazer o seu salário.

Já a 3 anos o Sr. Rogério tem madrugado para abrir o seu comércio na hora certa e com isto está progredindo pois consegue abranger clientes que saem muito cedo para trabalhar.

Com o sucesso obtido, O Sr. Rogério logo transformou a granja em um comércio de todos os tipos de alimentos, vendendo ovos, frango (cru e assados), carnes assadas de todos os tipos aos (sábados, domingos e feriados), pães de todos os tipos, variedades de alimentos caseiros embalados como (maionese, salpicão, farofas) verduras, frutas e legumes, se tornando quase em um mini mercado.

O fator que mais contribuiu para um bom desempenho foi o de Sr. Rogério ter cursado o curso de administração, no qual o tem ajudado muito em todos os aspectos e o bom relacionamento com a clientela, passando a elas a confiança e honestidade no que faz, cativando assim um respeito mútuo e uma clientela fiel.

O fator que o empreendedor mais teme é o risco da instabilidade financeira e com o atual quadro político, gerando assim certo desconforto na parte financeira de todos, e não sabendo como e se pode ou não investir mais no seu negócio, como em ampliações do estabelecimento, em mercadorias inovadoras e em novos funcionários.

O empreendedor e sua equipe fazem questão de seguir princípios éticos como a transparência na preparação dos alimentos onde o cliente é muito bem atendido, pontualidade na abertura do estabelecimento e recebimento de críticas e sugestões sempre com um sorriso no rosto. A boa relação com toda a equipe é outro fator preponderante. Este é um dos ramos em que mais se observa a necessidade da qualidade do “produto entregue ao cliente”.

  1. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismo para mim significa pesquisar oportunidades de investir, é se arriscar na  criação de empresas ou produtos novos ou mudanças em empresas já existentes, é não ter medo de aproveitar as tais oportunidades, é ter garra e dedicação naquilo que foi investido, sempre olhando para frente procurando acertar o alvo que é o crescimento profissional e satisfação pessoal, sem medo, mais com os pés no chão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (218.8 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com