TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

Por:   •  28/5/2017  •  Monografia  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA 4

2. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO 5

3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT 6

3.1 PONTOS FORTES 6

3.2 PONTOS FRACOS 6

3.3 OPORTUNIDADES 6

3.4 AMEAÇAS 7

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 9

ANEXO I 10

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir, foi desenvolvido primeiramente em uma análise de campo, contendo respostas as perguntas efetuadas á um empreendedor de sucesso. Em seguida, foi efetuado uma análise matriz SWOT, identificando as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças da organização. Aqui relato também, todo o meu aprendizado sobre o empreendedorismo, identificando as dificuldades apontadas pelo empreendedor entrevistado.

1. RELATÓRIO DA ENTREVISTA

Após finalizar a entrevista com o empreendedor, identifique que suas experiências contadas, muitas delas além do questionário, valeu como um grande aprendizado para mim. Ficou bem claro que as coisas acontecem no tempo e momento correto. As oportunidades vão aparecendo e o lado empreendedor amadurecendo. Comerciante no ramo a mais de 18 anos e cada dia que passa, se torna mais visível seu lado empreendedor, mesmo com tanta concorrência, muitas delas desleais, seu comércio mantém um grande movimento. Hoje bem modificado em comparação ao início, seu comércio possui desde o hortifrúti, até itens de higiene básica, com uma grade diversidade de produtos.

O empreendedor falou que para ele o empreendedorismo é um aprendizado muito pessoal, que necessita de motivação, criatividade, objetivo. Essa afirmação, tem muito a ver com o conceito de Menezes (2007) apud Pasquini et al (2009, p.5) que afirma: “ Empreendedorismo é aprendizado pessoal, que impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa, busca a descoberta vocacional, a percepção de oportunidades e construção de um projeto de vida ideal”

“Saber administrar é um dom, mas também pode se aprender com muita pesquisa e estudo. É necessário também, planejamento estratégico, pesquisar, analisar a concorrência “ afirma o empreendedor.

2. PARECER PESSOAL SOBRE EMPREENDEDORISMO

Empreendedorismos para mim, são inserções de novas ideias na economia, ser inovador, procurar ser independente, visar lucratividade, alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Só é um empreendedor quando efetivamente levar a cabo novas combinações, e perder esse caráter assim que tiver montado seu negócio, quando dedicar-se a dirigi-lo, como outras pessoas dirigem seus negócios (SCHUMPETER, 1982, p.56)

Segundo o pensador Joseph Schumpeter (1950) empreendedor é a pessoa capaz de converter uma nova ideia ou inovação ou invenção em uma inovação de sucesso.

3. ANÁLISE DA MATRIZ SWOT

Análise SWOT é uma ferramenta desenvolvida para análise de ambiente, a mesma serve para gestão e planejamento da organização que auxilia a posição estratégica da empresa dentro do ambiente necessário.

A análise de ambiente é dividida em duas partes: Ambiente interno (forças e fraquezas) e Ambiente externo (oportunidades e ameaças)

Ambiente interno é de suma importância para que a organização conheça suas forças (são vantagens internas da organização em relação aos concorrentes) e suas fraquezas (são as desvantagens internas da organização em relação aos concorrentes). (OLIVEIRA, PEREZ, SILVA, 2005)

3.1 PONTOS FORTES

O ponto comercial está localizado em uma avenida de muito movimento de pessoas e veículos, e de frente, existe um ponto de ônibus. Internamente, existem bastante espaço para se locomover e a disposição dos produtos nas prateleiras – produtos promocionais sempre na entrada do comércio, facilitando a visualização de quem passa pela avenida a pé ou de veículo. Possui equipamentos modernos e seu sistema de cobrança é bem prático e seguro. Equipe bem entrosada, treinada e de fácil comunicação com os clientes. Possui comunicação estratégica bem definida. Comunicação visual muito boa.

3.2 PONTOS FRACOS

Produtos perecíveis, necessita de constante arrumação e cuidados especiais (climatização). Devido a grande quantidade de pessoas que circulam no comércio, necessita de constantes arrumações, e a quantidade de funcionários, não está atendendo a demanda. Necessita de contratar mais mão de obra qualificada.

3.3 OPORTUNIDADES

Aumentar a área de estacionamento, locando o espaço do terro vizinho. Hoje só existem 3 vagas e solicitar junto a prefeitura, uma reavaliação quanto a placa de sinalização – proibido parar e estacionar. Esta placa foi colocada a menos de 1 mês, e de acordo com o proprietário, nunca ocorreram problemas como acidentes de transito ou congestionamentos. Aumentar o quadro de funcionários.

3.4 AMEAÇAS

De acordo com o proprietário, com a inclusão da placa de sinalização de transito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com