TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCC Cultura Organizacional

Por:   •  30/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.982 Palavras (16 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1        Tema        2

1.2        Problema        2

1.3        Objetivo Geral        2

1.4        Objetivos Específicos        2

1.5        Hipóteses ou Suposições        3

1.6        Justificativa        3

2.        REFERENCIAL TEÓRICO        4

2.1.                4

2.2.                4

2.3.        Principais Impactos        4

2.3.1.        Instabilidade dos executivos que passam pelo processo        4

2.3.2.        Dificuldade de gerenciamento de equipe        4

2.3.3.        Dificuldades na divisão de tarefas        4

2.3.4.        Falta de conhecimentos sobre a outra empresa que esta no processo.        4

  1. INTRODUÇÃO
  1.  Tema

O tema de uma pesquisa cientifica é uma área de conhecimento ou um aspecto de uma área a qual se deseja investigar e desenvolver. Na visão de Vergara (1998) o tema de uma pesquisa cientifica pode suscitar diversos problemas, portanto, possui um caráter mais abrangente. O tema a ser abordado nesta pesquisa é Impactos nos processos de fusão e aquisição de empresa.

  1.  Problema

O problema na acepção cientifica refere-se a uma causa a qual envolve variáveis não resolvidas e que é objetiva de discussões. Segundo Vergara (1998), o problema em uma pesquisa cientifica é uma questão não resolvida, é algo para o qual se vai buscar respostas, via pesquisa, para a autora é a seção na qual desperta a curiosidade do leitor a descobrir as possíveis hipóteses de solução e os possíveis pontos identificados através da conclusão da pesquisa.

A questão que se propõe neste estudo é: Quais são as dificuldades encontradas por executivos de empresas que passaram por processos de fusão e aquisição empresarial?

  1.  Objetivo Geral

O objetivo geral de uma pesquisa aborda uma visão global do tema desenvolvido, onde demonstra os fenômenos envolvidos, e as ideias as quais serão estudadas. De acordo com Sampieri (2006), o objetivo geral de uma pesquisa é apresentado de uma maneira investigativa, onde por sua vez tem como finalidade apontar com clareza a direção da resposta para o problema mencionado. Esta pesquisa tem como objetivo Identificar as principais dificuldades encontradas entre os executivos de empresas após o processo de fusão e aquisição.

  1.  Objetivos Específicos

Segundo Pescuna e Castilho (2005), objetivo específico é um detalhamento do objetivo geral, que por ventura demonstrará as diretrizes da pesquisa a ser realizadas. Durante a realização da pesquisa cientifica serão abordados os objetivos:

  1. Identificar os principais problemas nos processos de M&A nas empresas;
  2. Apontar os benefícios para a empresa ao unir diferentes culturas e princípios;
  3. Identificar as principais ações empresariais para manter a sinergia nos cargos executivos após o processo de fusão e aquisição;
  4. Levantar o grau de satisfação dos executivos após o processo de fusão e aquisição;

  1.  Hipóteses ou Suposições

A hipótese é a proposição testável que pode vir a ser a solução do problema sugerido, segundo Vergara (1998) a investigação é realizada de modo que se possa confirmar ou, ao contrário, refutar a hipótese, ou a suposição. As possíveis variáveis para sanar a questão reportada como um problema estão representadas abaixo: 

H1- Diferenças culturais entre as empresas que passam por processos de fusão e aquisição;

H2- Instabilidade dos executivos que passam pelo processo;

H3- Dificuldade de gerenciamento de equipe;

H4- Dificuldades na divisão de tarefas;

H5- Falta de conhecimento sobre a outra empresa que esta no processo.

  1. Justificativa

“Na Justificativa, deve-se deixar claro o qual o intuito do Projeto. Deixando claro o que o aluno realmente irá fazer no desenlace do projeto” (MARCONI, LAKATOS 2000).

Segundo Gitman (1997), uma fusão ocorre quando duas ou mais empresas são combinadas e a empresa resultante mantém a identidade de uma delas, já uma aquisição ocorre quando há a compra de número suficiente de participações de ações, compra essa que pode ser amigável ou hostil.

Os números de processos de Ações e Aquisições no Brasil são crescentes, o século XX foi marcado pelo aumento desses processos, com isso as empresas buscam restruturação, poder de mercado, maior competitividade e maior eficiência.

O presente projeto identifica alguns Impactos na realização de fusões ou Aquisições de Empresas como diferenças culturais entre as empresas que passam por processos de fusão e aquisição, Instabilidade dos executivos que passam pelo processo, dificuldade de gerenciamento de equipe, dificuldades na divisão de tarefas, falta de conhecimento sobre a outra empresa que esta no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (187.6 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com