TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCUSSORES DA EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ECONÔMICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES

Por:   •  25/5/2015  •  Artigo  •  748 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

1 INTRODUÇÂO

A economia foi se desenvolvendo ao longo dos anos conforme foram surgindo as práticas comerciais e o surgimento das cidades-estados. Na antiguidade o pensamento econômico era considerado parte da Filosofia Social, da Moral e da ética. Dois pensadores que se destacaram na antiguidade foram Aristóteles e Platão que contribuíram de forma significativa para o pensamento econômico.

Aristóteles (384-322 a.C) Diferenciava as atividades econômicas como artes naturais e não naturais de aquisição. Sendo Aquisições naturais agricultura, caça e pesca por produzirem bens que são necessidades básicas. E os não naturais seriam aquisição de bens que fugiam das necessidades básicas.

Em contrapartida Platão (427-347 a.C) acreditava em estado regido por leis e a aprimoração da raça humana para o desenvolvimento da sociedade o que serviu de referência para teorias futuras.

Neste Paper iremos conhecer cada pensador e sua contribuição para os problemas econômicos de suas épocas.

2 PERCUSSORES DA EVOLUÇÂO DO PENSAMENTO ECONÔMICO E SUAS CONTRIBUIÇÔES.

2.1 ANTIGUIDADE

Tivemos na Grécia Antiga os primeiros relatos referentes à Economia encontrados nos trabalhos de Aristóteles que fez estudos sobre a administração privada e finanças públicas teve uma obra chamada preço justo, mas suas teorias eram todas fundamentadas em termos morais não havendo estudos sistemáticos sobre o tema. Outra referência também importante é a de Platão que se diferenciava de Aristóteles pois defendia os interesses do estado e não o direito dos indivíduos.

Roma outra grande sociedade da época não teve contribuições relevantes sobre o tema. Todos os pensamentos da época eram norteados por valores da justiça e da moral. Alguns exemplos mais pertinentes de pensamentos da época são: a lei da usura, a moralidade em relação aos juros altos e o lucro justo.

2.2 MERCANTILISMO

Foi considerada a primeira escola econômica a partir do século XVI. Após o declínio dos sistemas feudais comunidades se transformaram em cidades impulsionando o comércio, a descoberta do ouro foi um marco desta época onde o ouro passou a ser usado como moeda o que facilitou as transações comerciais. As grandes navegações da época facilitaram a descoberta de novas rotas de comércio e a colonização de novas regiões.

Tinha como principal objetivo o acúmulo de riquezas do estado onde quem possuía mais ouro e prata era considerado o estado mais poderoso. O que estimulou as guerras e enalteceu o nacionalismo mantendo com isso a influência soberana do estado nas questões econômicas.

Nesta época não houveram grandes pensadores econômicos, somente depois do mercantilismo que estudiosos começaram a desenvolver teorias sobre está época.

2.3 FISIOCRACIA

É a parte principal, mais extensa e consistente do trabalho. São apresentados os conceitos, teorias e principais ideias sobre o tema focalizado, além de aspectos metodológicos, resultados e interpretação do estudo (ABNT, NBR 6022, 2003).

Da mesma forma que na Introdução, os elementos que integram o Desenvolvimento do Trabalho poderão variar nas suas divisões e subdivisões, em função da sua natureza e da área de conhecimento a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (47.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com