TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS SOBRE O MÓDULO – I. ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Por:   •  27/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.985 Palavras (8 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 8

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC.Goiás.

Escola de Gestão de Negócios – Disciplina: GESTÃO FINANCEIRA.

Prof. Ricardo William Borges, Ms. Data de recebimento: 13/02/2017 – Data de entrega: 17/02/2017.

Nome: VINICIUS R. SILVA_____________________________________________ Turma. C01 e C02.

PERGUNTAS SOBRE O MÓDULO – I. ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

Primeira Questão - Análise Financeira.

Aprendemos com os sócios Jorge e Paulo, da fábrica "Salgadinhos Doce Sabor", que para fazer uma análise financeira da empresa, é necessário se organizar e controlar todos os seus registros. Jorge sabiamente detalhou que a organização financeira se faz através do levantamento dos números da empresa. Diante disso, peço a você:

  • Liste pelo menos três controles financeiros necessários para a boa gestão financeira em uma empresa, e comente sobre a importância de cada um deles – sempre colocando sua opinião;
  • Se uma empresa ainda não possui controles financeiros, descreva os primeiros passos para implantá-los para que possam ter resultados eficazes – dê sua opinião.

Segunda Questão - Movimento de Caixa.

O Movimento de Caixa é o registro que a empresa deve fazer de todos os pagamentos e todos os recebimentos efetuados. É como se fosse o “diário” da empresa, mostrando os seus acontecimentos.

Sendo assim, pergunto: Quais as informações que podemos obter deste controle?
Não esqueça quero sua opinião e não cópia da apostila.

Terceira Questão - Controles Financeiros.

Verificamos que o Movimento de Caixa nos traz informações muito importantes, ele nos mostra o que ocorreu na empresa.  Então vamos falar de outros controles importantes:

  • O Controle de Contas a Receber é o registro que a empresa deve possuir sobre todos os recebimentos pendentes da empresa.
  • O Controle de Contas a Pagar é o registro que a empresa deve possuir para saber quais são os pagamentos que a empresa tem pendentes.

Desta forma em sua opinião de estudante, quais informações podem obter a partir destes controles?

Quarta Questão - Organizar dados.

Depois de ler e verificar a importância dos controles financeiros é possível opinar sobre a seguinte situação: É possível verificar que uma das primeiras providências que a empresa deve ter quando inicia as suas atividades é “começar a organizar os dados financeiros”, concorda?

Assim, vamos auxiliar o Sr. José, que abriu um restaurante, e que diz: “Estou sentindo na pele que não é nada fácil montar um negócio”.

  • Em sua opinião quais as primeiras ações que ele deve ter para poder organizar o seu negócio?
  • Você tem alguma experiência para contar sobre a implantação dos controles financeiros em alguma empresa? Quais as dificuldades encontradas? Caso não tenha, imagine como você faria – opine???

Quinta Questão – Investimentos.

Você pode verificar que nossos amigos Paulo e Jorge da Empresa "Salgadinhos Doce Sabor" constataram que suas instalações ficaram pequenas e tem intenção agora de fazer Investimentos para que sua atividade continue crescendo. Daí vem à grande questão:

Quais as primeiras providências eles terão que tomar para que isso aconteça?

Sabemos hoje que esta não é uma situação de fácil solução, uma vez que os recursos disponíveis estão escassos e muitas vezes uma decisão proveniente de um planejamento inadequado acaba destruindo um trabalho construído há tempos.

  • Aponte então 02 razões que consideram importantes antes de se decidir por um investimento.
  • Cite pelo menos 3 possibilidades de fontes de recursos que nossos amigos podem se utilizar para a realização deste investimento. Aponte vantagens e desvantagens.

Obs.: é permitida a consulta à apostila - entrega individual...

“Descobrir o que o consumidor quer, é fácil. Fazer algo em relação a isso, é que já não é assim tão simples.” (Liz Wetzel)

1 –

  • Controle Diário de Vendas (esse controle já totaliza as vendas mensais).
  • Percentual de impostos estimado para cálculo da NCG, multiplicado pelas vendas realizadas nos meses da apuração de resultados.
  • Controle de Estoques.

O controle diário de vendas possibilita que o empreendedor do seu negocio tenha um controle rigoroso de suas vendas, dando ênfase ao processo de verificação quanto a movimentação de tudo que foi vendido no dia, tendo em vista a soma das vendas que foram a vista e as que foram a prazo, fazendo a separação das duas categorias, fazendo desta maneira sua gestão empresarial será eficaz e seu negocio não sofrerá possíveis prejuízos, e ele saberá quanto tem disponível em caixa e quanto tem em duplicata.

O percentual de impostos é muito importante pois existem varias maneiras de cálculos dos impostos, mas se o empreendedor souber buscar a opção mais conveniente, e o mais preciso, ele terá lucratividade dependendo da opção do calculo que ele escolheu.

O controle de estoque é muito importante para este controle, porque o empreendedor deve saber fazer a compra de uma certa quantidade necessária para a sua demanda, onde ele saberá a rotatividade das suas mercadorias, evitando assim que os produtos fiquem parados no estoque, evitando assim prejuízos .

2 –

O controle de caixa é um dos mais importantes controles de uma empresa, é como se fosse o coração da entidade, nela é obtido todos os movimentos que acontece na organização, o gestor da empresa tem o foco de controlar o que foi gasto que são referentes as saídas, as vendas obtidas, que são referentes as entradas, fazendo assim ele terá um total controle de sua empresa, tendo informações precisas e com isso poderá fazer levantamentos de analises e resultados, tais como rentabilidade, lucratividade, o ponto de equilíbrio e sabendo as necessidades de sua empresa e sua sensibilidade.

3 –

As contas a pagar é o controle que tem como principal fundamento o seu registro de pagamentos de duplicatas, boletos, promissórias e dentre outros que estão pendentes, esse registro é importante, pois é através dele que fazemos um rigoroso processo de triagem o que a empresa está tendo de gastos,  despesas e dentre outros, e esse controle permite fazer uma analise para saber se a empresa está tendo muitos gastos, e a partir deste controle podemos reduzir os  mesmos,  fazendo com que a empresa tenha gastos necessários evitando assim o desperdício. As contas a receber também é um controle de suma importância, nele fazemos a triagem de tudo que a empresa tem a receber a prazo, referentes às duplicatas e dentre outros, é através deste processo que a empresa mantem o equilíbrio, pois para ela se manter no mercado precisa do capital de giro, que é o “dinheiro”, como toda empresa, depende desta ferramenta que é essencial na sua estrutura de equilíbrio financeiro, pois a organização precisa se manter e com isso o capital entrando, ela terá resultados positivos e estará estruturada com bases solidas no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com