TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS SOBRE O MÓDULO ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

Por:   •  20/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.293 Palavras (6 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 6

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS

[pic 1]

Aluno(a):  LUCAS CESAR RODRIGUES CANTARELI

Turma...:  C02.

Trabalho sobre: TRABALHO SOBRE O MÓDULO - I

[pic 2]

Goiânia, 10 de Agosto de 2021.

Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás.

Escola de Gestão & Negócios – Disciplina: ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS.

Prof. Ricardo William Borges, Ms – Turma.C02 - Data de recebimento: 10/08/2021.

PERGUNTAS SOBRE O MÓDULO – I: ANÁLISE E PLANEJAMENTO FINANCEIRO.

Primeira Questão - Análise Financeira.

Aprendemos com os sócios Jorge e Paulo, da fábrica "Salgadinhos Doce Sabor", que para fazer uma análise financeira da empresa, é necessário se organizar e controlar todos os seus registros. Jorge sabiamente detalhou que a organização financeira se faz através do levantamento dos números da empresa. Diante disso, peço a você:[pic 3]

  • Liste pelo menos três controles financeiros necessários para a boa gestão financeira em uma empresa, e comente sobre a importância de cada um deles – sempre colocando sua opinião;

  • Se uma empresa ainda não possui controles financeiros, descreva os primeiros passos para implantá-los para que possam ter resultados eficazes – dê sua opinião.

Segunda Questão - Movimento de Caixa.

O Movimento de Caixa é o registro que a empresa deve fazer de todos os pagamentos e todos os recebimentos efetuados. É como se fosse o “diário” da empresa, mostrando os seus acontecimentos.

Sendo assim, pergunto: Quais as informações que podemos obter deste controle?
Não esqueça quero sua opinião e não cópia da apostila.

Terceira Questão - Controles Financeiros.

Verificamos que o Movimento de Caixa nos traz informações muito importantes, ele nos mostra o que ocorreu na empresa.  Então vamos falar de outros controles importantes:

  • O Controle de Contas a Receber é o registro que a empresa deve possuir sobre todos os recebimentos pendentes da empresa.
  • O Controle de Contas a Pagar é o registro que a empresa deve possuir para saber quais são os pagamentos que a empresa tem pendentes.

Desta forma em sua opinião de estudante, quais informações podem obter a partir destes controles?

Quarta Questão - Organizar dados.

Depois de ler e verificar a importância dos controles financeiros é possível opinar sobre a seguinte situação: É possível verificar que uma das primeiras providências que a empresa deve ter quando inicia as suas atividades é “começar a organizar os dados financeiros”, concorda?

Assim, vamos auxiliar o Sr. José, que abriu um restaurante, e que diz: “Estou sentindo na pele que não é nada fácil montar um negócio”.

  • Em sua opinião quais as primeiras ações que ele deve ter para poder organizar o seu negócio?
  • Você tem alguma experiência para contar sobre a implantação dos controles financeiros em alguma empresa? Quais as dificuldades encontradas? Caso não tenha, imagine como você faria – opine???

Quinta Questão – Investimentos.

Você pode verificar que nossos amigos Paulo e Jorge da Empresa "Salgadinhos Doce Sabor" constataram que suas instalações ficaram pequenas e tem intenção agora de fazer Investimentos para que sua atividade continue crescendo. Daí vem à grande questão: Quais as primeiras providências eles terão que tomar para que isso aconteça?  Sabemos hoje que esta não é uma situação de fácil solução, uma vez que os recursos disponíveis estão escassos e muitas vezes uma decisão proveniente de um planejamento inadequado acaba destruindo um trabalho construído há tempos.

  • Aponte então 02 razões que consideram importantes antes de se decidir por um investimento.
  • Cite pelo menos 3 possibilidades de fontes de recursos que nossos amigos podem se utilizar para a realização deste investimento. Aponte vantagens e desvantagens.

“Descobrir o que o consumidor quer, é fácil. Fazer algo em relação a isso, é que já não é assim tão simples.” (Liz Wetzel)

Primeira Questão – Analise Financeira

- Controle diário de vendas

- Percentual de imposto estimado

- Controle de estoques

O controle diário de vendas possibilita que o empreendedor do seu negócio tenha um controle rigoroso de suas vendas, dando ênfase ao processo de verificação quanto a movimentação de tudo que foi vendido no dia, tendo em vista a soma das vendas que foram à vista e as que foram a prazo, fazendo a separação das duas categorias, fazendo desta maneira sua gestão empresarial será eficaz e seu negócio não sofrerá possíveis prejuízos, e ele saberá quanto tem disponível em caixa e quanto tem em duplicata.

O percentual de impostos é muito importante pois existem várias maneiras de cálculos dos impostos, mas se o empreendedor souber buscar a opção mais conveniente, e o mais preciso, ele terá lucratividade dependendo da opção do cálculo que ele escolheu.

O controle de estoque é muito importante para este controle, porque o empreendedor deve saber fazer a compra de uma certa quantidade necessária para a sua demanda, onde ele saberá a rotatividade das suas mercadorias, evitando assim que os produtos fiquem parados no estoque, evitando assim prejuízos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (708.9 Kb)   docx (609.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com