TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE VENDAS E PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.274 Palavras (14 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

[pic 2]

GESTÃO COMERCIAL 2° SEMESTRE

LARISSA.A.NOGUEIRA R.A: 8072824842,THATIANE.E.MATTOS R.A: 9676460998, LILIAN CASTILHO DE MELO ARAGÃO R.A: 9525389661

TUTOR PRESENCIAL: CLAUDIR BUSNELO

DESAFIO PROFISSIONAL

TGC: GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS,  PLANEJAMENTO DE VENDAS E PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

OSASCO / SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-                                                                                 PÁGINA 3

PASSO 1-                                                                                            PÁGINA 4 Á 6

PASSO 2-                                                                                            PÁGINA 6 Á 7

PASSO 3-                                                                                            PÁGINA 7 Á 11

PASSO 4-                                                                                            PÁGINA 11 E 12

CONCLUSÃO-                                                                                   PÁGINA 13

BIBLIOGRAFIA-                                                                               PÁGINA 14

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, será abordada a questão das estratégias de preços que existem e são utilizadas pelas empresas, sejam elas indústrias, varejistas ou atacadistas. Planejamento de vendas, para focarmos no nosso público alvo.

Uma análise SWOT também será realizada, para identificar os pontos fracos e fortes e as oportunidades e ameaças, com base no cenário atual da Master Food, mostrando como a empresa pode melhorar ou melhor evoluir em alguns aspectos a tornando mais flexível a resolver problemas internos e externos.

Nosso trabalho consiste em, reestruturar uma nova equipe de vendas para a empresa Master Food, que no momento está lançando uma nova linha de produtos alimentícios no mercado, com a finalidade de alcançar o público alvo de seu produto e expandir sua empresa no mercado.

Estaremos também efetuando uma nova estratégia de preço, que é o único elemento do marketing capaz de gerar receita, o resto acaba gerando custos que se incorporam ao preço final do produto.

Ele é também um dos elementos mais flexíveis, pois, pode ser alterado com rapidez adaptando-se de acordo com as necessidades. É também um dos responsáveis para que ocorra a relação entre empresa e consumidor, afinal, um preço atrativo é capaz de atrair mais consumidores.

PASSO 1

Com o passar do tempo as empresas se focaram mais em aderir a outras formas de conhecer melhor seu público alvo, e saber como atingi-lo com a sua marca, um meio bastante útil e moderno é a busca do seu público alvo pela Segmentação.
Segmentação ela é utilizada pela equipe de marketing para direcionar os esforços da sua empresa para saber qual será o público a ser atingido por aquela marca/produto/serviço, no qual ela consiste em dividir em grupos indivíduos com características (gostos, comportamentos, atitudes, etc.) em comum, para poder estudar esses grupos de pessoas com características semelhantes e então saber como atingi-los.

A empresa por meio dessa segmentação irá selecionar o grupo para estudá-lo e saber como atender as suas necessidades, assim, satisfazendo o consumidor e gerando lucro, benefícios e satisfação para com a empresa.

Antes nossos produtos eram focados nas classes AB e B, por pessoas de 30 a 60 anos , e com família de 2 a 5 pessoas, porém, nós estamos lançando uma nova marca e por nossa tendência em atender a mais consumidores e a expandir nosso mercado, para essa nova marca queremos atender aos consumidores da classe C , e pessoas mais jovens de 15 a 30 anos.

A classe C em si, nós a chamamos de nova classe média, pois elas tiveram um grande crescimento em sua renda, e muitas pessoas da classe D migraram para a C , sendo sua maioria jovens de 18 a 30 anos, com base no site  http://www.mundodomarketing.com.br .

Essa nova classe C , é uma classe/grupo de pessoas mais exigentes com relação ao que compram, são pessoas trabalhadoras, que querem mais benefícios sem ter que pagar muito por isso. Muitas delas gostam de comprar seus produtos pensando na marca, pois muitos acreditam que por a marca ser mais famosa ela se torna confiável, mais varia de individuo para seu cada qual, pois esse grupo de pessoas, gostam bastante de recomendar um produto quando ela se satisfez com ele, sendo assim, uma pessoa que teve um beneficio, gostou do produto, e ele gerou qualidade para ela, ela sentiu segurança, certamente ela irá indicar esse produto para seus familiares, amigos etc.

Com tudo método mais adequado a utilizarmos será a Segmentação Demográfica, para analisarmos melhor nosso consumidor/cliente em potencial.

As Vantagens da Segmentação de Mercado:

  • Maior proximidade ao consumidor.
  • Previsões sobre comportamentos de compra.
  • Tomada de decisão com base em amostras.
  • Tomada de decisão com base em amostras.
  • Personalização das estratégias de marketing.
  • Preços mais coerentes.
  • Pontos de venda mais adequados.
  • Eficácia na comunicação.

Com base na matéria de pesquisa de mercado e comportamento do consumidor, Tema 02: Segmentação de Mercado: o Modelo de Tipologias do Consumidor, professor Marcel Cibim.

A Segmentação demográfica consiste em dividir e analisar o mercado com base na idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida, renda, religião, nacionalidade e sua formação acadêmica.

Isso tudo nos ajuda a entender melhor o consumidor sendo assim, poderemos conhecer melhor quem estamos tentando atender, pois não basta só saber o público alvo mais sim conhecer o consumidor para ele poder ter confiança na empresa e na marca que ele escolhe, nos diferenciando da concorrência e trazendo valor para os nossos produtos! Assim nós definimos o consumidor final, que são pessoas exigentes, que gostam de pagar pouco, mais obtendo benefício, são pessoas ligadas á marca, pois se elas confiam em uma marca elas se tornam fiéis e muitas vezes procuram saber de outros produtos da empresa, eles também buscam status, por que se a marca for boa eles iram mostrar e indicar aos amigos para comprarem, para esse público também eles gostam de clareza, gostam de saber da informações sobre o produto com honestidade e ética dos vendedores, e também preço justo na hora de comprar, gostam de disponibilidade e agilidade por parte da empresa para entregar o produto o mais rápido se não tiver em estoque.  

Isso tudo nos ajuda a entender melhor o consumidor sendo assim, poderemos conhecer melhor quem estamos tentando atender, pois não basta só saber o público alvo mais sim conhecer o consumidor para ele poder ter confiança na empresa e na marca que ele escolhe, nos diferenciando da concorrência e trazendo valor para os nossos produtos!

PASSO 2

ANÁLISE DE SWOT

1- FORÇAS:

Manter a mesma equipe de vendas do produto “x” ;

Relacionamento com atacadistas médios, grandes e pequenos varejistas;

Redução dos custos;

Facilidade de controle gerencial por um número menor de profissionais de vendas;

Vantagem competitiva;

2- FRAQUEZAS:

Confusão com compradores varejistas por não diferenciar a marca x e y;

Dificuldade de negociação pelos vendedores se questionados sobre produtos concorrentes;

Adaptação dos profissionais de vendas quanto as necessidades dos clientes em função do aumento dos produtos a serem trabalhados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (180.8 Kb)   docx (66.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com