TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de pesquisa em observação do comportamento

Por:   •  20/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  727 Palavras (3 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Instituto de Educação Superior de Brasília

Curso: Psicologia

Professor: Ricardo Vasquez Mota

Turma: 1NA

Disciplina: Observação do comportamento

Alunos:

Amanda dos Santos Costa morais – 16111120135

Danielly Bezerra - 16111120166

Elouise Oliveira Silva - 16111120167⁠⁠⁠⁠

Gláucia Helena Vieira Moura - 16111120095

Rejane Pereira de Assunção - 16111120023        

Leonidas de carvalho de Jesus - 16111120175

Planejamento de pesquisa em observação do comportamento

  1. Objetivo da observação:

Observar o comportamento de mulheres quando um indivíduo de aparência e modos de agir suspeitos (análogo a bandido/usuário de drogas, etc.) se senta ao lado delas enquanto aguardam o metrô. Como e quanto tempo levam para reagir.

  1. Tipo de sujeitos:

Mulheres desacompanhadas, escolhidas de forma aleatória dentro de determinadas estações do Metrô- DF. Critério de seleção utilizado será se a mulher estiver em um assento que ao seu lado tenha um lugar vago, para que o indivíduo sente exatamente ao lado dela. O segundo participante, o indivíduo de aparência suspeita, será um personagem fictício, membro do grupo, que será caracterizado para passar a imagem desejada.

  1. Local escolhido para a observação:

Duas ou três estações do Metrô-DF, a serem escolhidas por critérios de disponibilidade de lugares e vagos próximos a mulheres para que seja possível ocorrer à situação a ser observada. O ideal será que as estações que ocorram a observação sejam em localidades com concentração de maior poder aquisitivo, como por exemplo: Asa Sul, Águas Claras, etc.

  1. Quando e por quanto tempo será realizada a observação:

A observação final ocorrerá em um domingo a ser determinado posteriormente. Porém antes de ser feita a observação definitiva, serão feitas observações piloto para serem identificadas possíveis dificuldades ou contra tempos, e estes serem solucionados e corrigidos em tempo hábil. Com relação ao dia escolhido sempre aos domingos, por motivos de disponibilidade dos membros do grupo e fluxo menor de pessoas dentro das estações do metrô.

O tempo de duração total estimado será entre 10:00 da manhã e 15:00 da tarde, tempo que é possível obter fluxos consideráveis de pessoas dentro das estações, podendo se estender ou não, a depender se o objetivo de observação geral foi alcançado ou não. O tempo a ser obervado em cada situação será curto, pois será levado em consideração o tempo em que a mulher observada irá levar para reagir na presença e comportamento do indivíduo suspeito ao seu lado.

A partir do momento em que o personagem se senta ao lado da mulher, será cronometrado o tempo de latência que ela leva para apresentar alguma das reações perante a presença e comportamento do indivíduo, e se apresentará alguma reação.

  1. Tipos de comportamento:

Comportamentos que demonstrem incômodo com a presença da proximidade do personagem e o tempo que levam para acontecer (caso aconteçam):

* Reações à presença do indivíduo: serão determinados dentro do comportamento da mulher a ser obervada, algumas reações especificas para determinar se ela está incomodada ou não com a situação. Algumas reações comuns a serem observadas serão: se curvar com intenção de afastamento, guardar o celular ou aparelho eletrônico, caso tenha, se levantar do lugar e sentar em outro mais afastado do indivíduo ou até ficar de pé até que o metrô aguardado chegue, e outras atitudes pré-estabelecidas em protocolo que será montado a partir do que será observado nas situações piloto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (74.3 Kb)   docx (18.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com