TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico de Recursos Humanos

Por:   •  11/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 3

Como vimos, o modelo geral da administração estratégica desenvolveu-se com base em cinco componentes. Quais são eles?

R: Planejamento estratégico - método de gerência que procura estabelecer o rumo que a empresa tomará, com o objetivo de aumentar o grau de relação com o ambiente.

Organização estratégia - responsável peço remanejamento de recursos empresariais com o objetivo de acompanhar os cenários ambientais.

Direção estratégica - supervisiona o remanejamento de recursos com função de também participar do processo de decisões, interagindo com fatores ambientais e com o impulsionamento da relação entre pessoas.

Controle estratégico - acompanha e avalia o desfecho do planejamento estratégico em tempo real.

Desenvolvimento estratégico - resultado de todas as etapas que proporcionam mudanças planejadas de acordo com a cultura organizacional e questões estratégicas da empresa.

A metodologia do planejamento estratégico é formada por quatro fases. Quais são elas?

R: Diagnóstico estratégico - é importante obter todas as informações referentes a empresa, os responsáveis por essa etapa recolhem as informações internas e externas da instituição para que seja possível saber exatamente seu real estado.

Missão da empresa - é a via pela qual a empresa expressa seus valores por determinadas crenças (delimitar aonde quer chegar), ela pode considerar as tradições e sua filosofia de desenvolvimento.

Instrumentos prescritivos e quantitativos - ajuda a deixar claro o que deve ser feito para alcançar os objetivos da missão, delimita-se a quantidade de ações a serem desenvolvidas.

Controle e avaliação - é a fase de acompanhamento do processo para alcançar o objetivo, as metas, os desafios, as estratégias etc (custo-benefício).

De acordo com a metodologia clássica do planejamento estratégico, o que é o catalisador? Qual sua função?

R: O responsável por elaborar o planejamento é o catalisador, ele assume o controle dessa etapa de implementação. Vai organizar todas as informações importantes e disponíveis sobre a organização e assuntos relacionados e vai passá-las aos executivos para que eles tomem as melhores decisões. Porem para que ele consiga elaborar melhor essas informações, ele deve saber as visões dos executivos e acompanhá-las, prevendo também suas necessidades.

Qual o objetivo do Planejamento Estratégico?

R: Dar uma base metodológica para indicar o melhor caminho a ser seguido pela empresa, para que ela alcance ou aperfeiçoe sua interação com o ambiente, tudo isso com aspectos inovadores e diferenciados.

Defina organização estratégica:

R: É a melhor opção para a designação dos recursos da empresa, auxilia na comunicação entre as equipes facilitando a realização de seus planos estratégicos. É facilitado pois acomoda os departamentos, setores etc, de modo que privilegie o comando, o poder e a cultura organizacional. É uma ferramenta para alcançar os objetivos estabelecidos no planejamento empresarial, ela possibilita melhor e mais ativa interação entre a empresa e a real situação ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com