TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA SPARTACCUS

Por:   •  7/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.026 Palavras (5 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

LAYLA RODRIGUES BRINGHENTI DA SILVA

PLANO DE GESTÃO DE PESSOAS EMPRESA SPARTACCUS

São Gonçalo – Rio de Janeiro

2020

INTRODUÇÃO

Recentemente a empresa Spartaccus ganhou uma licitação para construir um total de cento e dez escolas municipais. Este documento sintetiza e formaliza o conjunto de objetivos, metas e ações que serão implementadas e executadas pela empresa, com o intuito de colaborar para o sucesso do projeto em questão.

Spartaccus é uma empresa de pequeno porte e organização familiar, que atua no ramo da construção civil. Atualmente seu quadro de colaboradores se resume em Sr. José Augusto, engenheiro e dono da empresa, suas filhas, Marta e Cláudia, que são arquitetas e seu genro, Almir, que é o gerente comercial. A empresa vem passando por conflitos internos por problemas de convívio, baixa comunicação e falta de comprometimento de algumas partes. Sendo assim, através da exposição de tais problemas, venho por meio deste propor estratégias e possíveis soluções para que juntos possamos alcançar com êxito os objetivos da empresa.

PLANO DE GESTÃO

Para dar início ao nosso planejamento estratégico, é preciso deixar claro qual a missão, visão e objetivo da empresa. Após uma reunião com os colaboradores da Spartaccus, conclui-se o que está descrito abaixo:

MISSÃO: transformar sonhos e metas em realidade, materializando o que os clientes um dia idealizaram, proporcionando conforto e segurança desde a primeira infância até a casa própria. Se tornar uma empresa referência no ramo da construção civil perpetuando seus valores.

VISÃO: a principal meta da empresa é concluir suas obras com sucesso, no prazo estipulado, com orçamento dentro do previsto e com funcionários e parceiros unidos, motivados e satisfeitos financeiramente.

OBJETIVOS: concluir a construção das 110 escolas municipais dentro do prazo e orçamento previsto, construindo um ambiente amplo, arejado e seguro para todos os usuários.

VALORES: empresa de organização familiar tradicional, com responsabilidade ética, social e ambiental, que valoriza e zela pelo capital humano.

Junto dos tópicos já abordados, foi feita uma análise do funcionamento da empresa, onde foi elaborado um planejamento otimizante adaptativo que visa acima de tudo elevar o patamar da Spartaccus para um nível excelente. Nessa análise foi percebido algumas forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, são elas:

FORÇAS

FRAQUEZAS

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Experiência no ramo da construção civil

Conflitos internos

Reconhecimento no mercado

Instabilidade financeira

Credibilidade e responsabilidade

Perfil autoritário no nível estratégico

Desenvolvimento de parcerias

Hipercompetição

Problemas de comunicação

Fechamento de novos contratos

Burocracia com regulamentação

Absenteísmo no nível tático

Se baseando nessa análise e com intenção de ser fiel as definições dadas para missão, visão, objetivos e valores, proponho as seguintes melhorias:

1. Aderência de um plano de incentivo

 Comissionar o nível tático, que será discutido e estipulado previamente em reunião, com a intenção de atrair e reter os colaboradores desse nível.

 Planos de metas no nível operacional, discutidos e acordados previamente entre os gestores, como forma de incentivo ao trabalho do setor.

2. Aumento no quadro de funcionários

 Abertura de um processo seletivo para a contratação dos funcionários necessários para atender o contrato vigente.

 A seleção será feita a partir da divulgação das vagas disponíveis, são elas: 1 gestor de projetos, 3 encanadores, 2 mestres de obra e 1 eletricista, nas redes sociais da empresa e posterior entrevista com os gestores.

 Após uma seleção de acordo com o perfil ideal e as competências dos candidatos, será feita a contratação.

 Os funcionários passarão por um processo de ambientação com o Sr. Augusto e alguns funcionários já experientes da empresa.

 Remuneração, planos de metas e benefícios, serão estipulados no ato da contratação de acordo com cada cargo.

3. Investimentos no capital humano/educação corporativa

 Implementação de consultorias psicológicas em todos os setores da empresa, visando principalmente trabalhar a liderança autoritária no nível estratégico.

 Inclusão de programas anuais de aperfeiçoamento para toda empresa.

4. Melhorias na comunicação interna

 Reuniões periódicas em todos os setores da organização

 Implantação de sistemas de comunicação local

5. Implementação de princípios básicos de marketing

 Realizar pesquisas de mercado, visando melhorias nos padrões de produção.

 Registro e divulgação dos trabalhos concluídos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com