TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 5

UNIMED CUIABÁ – COOPERATIVA DE TRABALHO MÉDICO

Sumário Executivo:

A Unimed Cuiabá é um sistema cooperativista de trabalho médico e assistência médica. Foi fundada no dia 20 de outubro de 1975, possuía 22 médicos cooperados, 20 empresas contratantes e 10 mil usuários.

Atualmente conta com mais de 1200 médicos cooperados e cerca de 900 colaboradores. Em nível local, é a maior e melhor empresa do ramo. Os 200 mil clientes da Unimed Cuiabá contam com uma ampla rede credenciada, entre laboratórios, clínicas e hospitais, são mais de 200 serviços prontos para atender com qualidade.

O envelhecimento da população influenciou no aumento nos custos, bem como a concorrência levou a perda de clientes. Devido a crise econômica, houve uma acentuada queda do poder aquisitivo da população,  tornando-se uma ameaça.

A atual situação da empresa fez com que os diretores realizassem uma detalhada análise de mercado e estudo de tendências e oportunidades para o seu negócio.

Após estudos realizados, os diretores decidiram realizar novas seleções e contratações de fornecedores para maximizar a relação custo-benefício sem ameaçar a qualidade dos serviços contratados. Realizar campanhas de captação e fidelização de clientes em potencial, visando minimizar os efeitos da crise.

Desenvolver planos de mídias, voltados para o público jovem a fim de neutralizar os efeitos do envelhecimento da população. Aumentando o numero de clientes jovens e adultos, oferecendo atendimento especializado e garantindo a satisfação do cliente.

FATORES ECONÔMICOS:

De acordo com a Agência de Saúde Suplementar (ANS) quase meio milhão de beneficiários cancelou seus planos em 2015. A redução de renda e o desemprego têm levado muitos brasileiros a abandonarem seus planos de saúde. Apesar da crise econômica muitos têm priorizado a manutenção do plano de saúde. As pessoas adaptam outros tipos de despesas e fazem economia para continuar tendo acesso a uma saúde melhor, porém precisando reduzir os custos, estão migrando para modalidades mais baratas e preferindo planos regionais aos nacionais. Os planos de saúde estão sendo afetados pela crise, mas, apesar da queda no número de beneficiários, o setor continua.

FATORES SÓCIO-CULTURAIS

A pesquisa indica que os consumidores estão com tempo escasso, mas mais preocupados com a saúde. Um segmento crescente é o de idosos em relação às outras faixas etárias, consomem muito mais recursos do sistema de saúde, eles estão sempre buscando tratamentos preventivos, e com a saúde pública precária as empresas privadas lucram com isso. As empresas que operam no setor de saúde privada contam com vantagens que nenhum outro segmento de mercado detém, pois:

  • Saúde é uma necessidade essencial;
  • O Estado não oferece saúde pública com qualidade;
  • Essa ineficiência da saúde pública fomenta o mercado de saúde privada;

A Unimed Cuiabá sempre trabalhou pela promoção de ações sociais que melhoram as condições dos clientes; pelas iniciativas de promoção e prevenção em saúde e de valorização do trabalho médico e também pela adequação dos negócios aos seus fornecedores.

FATORES POLÍTICOS/SOCIAIS

Observamos que a condição política e legal tem alguns impactos negativos sobre o esse tipo de negócio como:

  • Restrições ou impedimentos à exploração do negócio.
  • Política de regulamentação das relações concorrenciais.
  • Responsabilidade civil.
  • Regulamentação das condições de acesso à distribuição, do preço de venda o produto, dos meios de comunicação e suas formas.

FATORES TECNOLOGICOS

O acelerado avanço tecnológico em diversas áreas do conhecimento humano especialmente na área médica tem proporcionado a realização de diagnósticos e tratamentos mais eficientes do ponto de vista médico e mais humano do pondo de vista do paciente. Esta evolução vem trazendo, a cada dia, uma crescente necessidade de metodologias para garantir um alto nível da qualidade dos serviços de assistência à saúde da população. Isto cria um desafio para reduzir o impacto negativo do processo e aumentar os benefícios do apropriado e consciente uso da tecnologia. A Unimed procura estar sempre atenta a essas mudanças tecnológicas para estar sempre oferecendo serviços de qualidade aos seus clientes.

CONCORRÊNCIA

Composto por mais de 340 cooperativas em todo o país, o sistema Unimed apareceu novamente como a marca mais confiável na categoria Assistência médica da pesquisa “Marcas de Confiança”. Realizada pela Revista Seleções, com o Datafolha, a pesquisa chega este ano a 15ª edição, com o sistema Unimed na liderança. O Presidente da Unimed Cuiabá, o patologista Rubens Carlos de Oliveira Júnior, acredita que a permanência do Sistema no primeiro lugar do ranking é resultado do trabalho árduo realizado pelas cooperativas. Um diferencial importante explorado para a conquista do mercado foi o conceito de que o usuário é atendido pelo dono da empresa – o médico. Isso resulta em confiança, credibilidade e conforto para clientes e cooperados. A UNIMED CUIABA está sempre atenta em atender às necessidades e expectativas de seus clientes e demais partes interessadas deixando-a assim à frente da concorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (94 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com