TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.347 Palavras (14 Páginas)  •  1.468 Visualizações

Página 1 de 14

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING NATURA COSMÉTICOS

 

 

 

 

 

 

 

Atividade Prática Avaliativa apresentada à disciplina Administração de Marketing do Curso Superior Tecnológico de Comércio Exterior da Universidade Católica de

Brasília.

 

Orientadora:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brasília - DF

2016

 

3

 

 

SUMÁRIO

 

SUMÁRIO EXECUTIVO        

INTRODUÇÃO        

1. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE MARKETING        

2 ANÁLISE DO AMBIENTE        

2.1. ANÁLISE SWOT        

2.2.    ESTUDO  DAS  TENDÊNCIAS  DE  MERCADO  E  PRINCIPAIS CONCORRENTES        

3 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO        

3.1 PERFIL DO PÚBLICO-ALVO        

3.2 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE GERENCIAMENTO DOS CLIENTES        

4 DEFINIÇÃO DOS DIFERENCIAIS        

5 DEFINIÇÃO DO POSICIONAMENTO DE MERCADO        

6 CRIAÇÃO DO BRAND EQUITY - DEFINIÇÃO DA MARCA        

7  DEFINIÇÃO  DAS  ESTRATÉGIAS  DE  MARKETING  -    COMPOSTO         

MERCADOLÓGICO        

7.1 PRODUTO        

7.2 PREÇO        

7.3 PRAÇA        

7.4 PROMOÇÃO        

8.  IMPLEMENTAÇÃO        

9. AVALIAÇÃO E CONTROLE        

CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

APÊNDICES        

ANEXOS        

 

 

 

 

 

 

4

SUMÁRIO EXECUTIVO

Este plano de Marketing da Natura Cosméticos propõe utilizar o Marketing como ferramenta de crescimento da Organização. O Plano de Marketing em desenvolvimento destaca o mercado de atuação da Natura Cosméticos, busca compreender os consumidores dos produtos da marca e fidelizar os mesmos. Apresentar as Linhas de produtos oferecidas pela Natura Cosméticos, bem como a mesma busca a inovação e o desenvolvimento sustentável, além de verificar através de números o quanto se tem alcançado os objetivos estabelecidos.    

INTRODUÇÃO

 

 A Natura é uma marca de origem brasileira, nascida das paixões pela cosmética e pelas relações, presente em sete países da América Latina e na França. No Brasil, é a indústria líder no mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal, assim como no setor da venda direta. Desde 2004, é uma companhia de capital aberto, com ações listadas no Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Destaca-se de suas concorrentes pela busca constante por inovação e a priorização do desenvolvimento sustentável.   A Natura busca através de seu marketing alcançar seus consumidores e passar a mensagem central de sua razão de ser que é promover o Bem estar. 

1. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS E METAS DO PLANO DE MARKETING

Este Plano de Marketing tem por objetivo analisar o Mercado de Atuação da Natura e promover a fidelização dos clientes, apresentando as inovações ocorridas desde sua fundação, sempre priorizando o desenvolvimento sustentável e o bem estar de seus clientes.

 

2 ANÁLISE DO AMBIENTE

2.1. ANÁLISE SWOT

[pic 1]

5

 

2.2.                  ESTUDO         DAS         TENDÊNCIAS         DE         MERCADO         E         PRINCIPAIS CONCORRENTES  

 

O público alvo da Natura são mulheres, de classe A e B, embora também contenham em sua linha de produção produtos com preços mais acessíveis, além de produtos para homens e crianças. As principais concorrentes são: Mary Kay, Avon, O Boticário e Jequiti. A empresa construiu vários pontos fortes com a sua estratégia de marketing, pontos que a destaca como: A marca líder do mercado de cosméticos no Brasil adotou uma estratégia de distribuição dos produtos dentro em tempo hábil em quase 100% dos pedidos, visto que a distribuição tem sido um dos grandes desafios do marketing, passou a tirar um grande proveito nas vendas on-line.

 Os clientes passaram a usar com um considerável aumento o mercado eletrônico para a realização de suas compras, fruto de ações de incentivo, como promoções e o Projeto Conectividade. Esse projeto foi tão importante que as vendas chegaram a representar um percentual de 52% das vendas mensais.

 

3 SEGMENTAÇÃO DE MERCADO

3.1 PERFIL DO PÚBLICO-ALVO

As mulheres são o público primário do setor, as mesmas estão inseridas na classe A / B, possuem entre 25 e 44 anos de idade, escolaridade média à superior, donas de casa e assalariadas. No ponto de venda, buscam produtos para a saúde e bem estar. Consomem por “status” e prezam pela qualidade de vida. Gostam de ser surpreendidas e de novidades. 

 

3.2 PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE GERENCIAMENTO DOS CLIENTES

 

A Natura Cosméticos possui diversos canais para atender satisfatoriamente seus clientes. A empresa estimula suas consumidoras e revendedoras a sempre sugerirem novas ideias, pois todas as sugestões de melhorias são ouvidas, registradas e repassadas para o setor responsável. O Serviço de Atendimento ao Cliente da Natura responde e-mails de seus clientes em até 12 horas após recebida a mensagem. Para a Natura CRM é muito mais do que software, ou processos bem desenhados, é acima de tudo contar com pessoas capazes e motivadas para ajudar o cliente com o que for preciso. A Natura sempre considera os consumidores de seus produtos, seus grandes aliados. Uma estratégia para verificar o gosto dos clientes antes de lançar no Mercado um novo produto, é a de fabricar em grandes quantidades amostras dos produtos em estudo, disponibilizar para as revendedoras, que então poderão repassar aos consumidores. O feedback vindo dos consumidores é considerado antes da fabricação em grande escala, de novos produtos. Dessa forma a Natura pode compreender o gosto de seus clientes e não arriscar lançar no Mercado produtos que não terão boas vendas. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)   pdf (224.8 Kb)   docx (189.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com