TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE MARKETING DA EMPRESA ORANGE

Por:   •  28/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.042 Palavras (17 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 17

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS

PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

     [pic 2] 

ANÁLISE DO PLANO DE NEGÓCIOS DA EMPRESA ORANGE – AMBIENTE DA DISCIPLINA JOGOS DE NEGÓCIOS – TELEFONIA BUSINESS GAME

Alexandre Galvão

Ana Flávia Andrade

Tatiane Ramos

RECIFE – 2019

Sumário

1.  Introdução        3

1.1 Descrição do caso        3

1.2 A empresa ORANGE, a equipe, a sua organização e a concorrência        4

1.2.1 A empresa ORANGE        4

1.2.2 Missão, Visão e Valores        4

i. Missão        4

ii. Visão        4

iii. Valores        5

1.2.3 Apresentação do corpo diretor da empresa        5

1.2.4 Estrutura organizacional da empresa        6

1.2.5 Análises de mercado e a concorrência        7

2. Análise dos resultados por quadrimestres        10

2.1 Primeiro quadrimestre (janeiro a abril)        10

2.2 Segundo quadrimestre (maio a agosto)        18

Referências Bibliográficas        25

1.  Introdução

1.1 Descrição do caso

A disciplina Jogos de Negócios do curso de pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, teve como diferencial, para o efetivo aprendizado dos alunos, o simulador de um ambiente empresarial virtual – Telefonia Business Game, chamado Simulation.

O Telefonia propiciou que os alunos utilizassem grande parte dos seus conhecimentos obtidos  ao longo do curso, durante essa disciplina, pois tiveram que analisar o mercado, a concorrência, bem como avaliar os resultados das suas próprias decisões, inclusive tendo que levar em conta a conjuntura econômica do ambiente externo a cada jogada.

Na prática os alunos tiveram que decidir quais deveriam ser os preços dos seus produtos, quantas unidades a serem produzidas, o quanto investir em promoção e propaganda, inovação tecnológica ou design, se deveriam ou não contratar mais funcionários, qual o salário a ser pago e até decidir se deviam investir na compra de mais equipamentos ou não, aliado ao fato que a plataforma (Simulation) pode a qualquer momento submeter o mercado a fatores externos como possíveis greves dos trabalhadores, dissídio coletivo, aumento no custo dos insumos, entre outros.

Os alunos são divididos em equipes, onde cada equipe é uma empresa que fará parte de um grupo industrial contendo oito empresas.

Cada empresa possui um capital inicial, fabrica celulares, smartphones e tablets, durante o período de oito meses (oito jogadas) e estão inseridas dentro do mesmo mercado comercial.

Para finalizar, é importante dizer que as empresas iniciam suas jogadas quadrimestrais tendo que atribuir pesos a quatro objetivos principais que são: preço da ação, capital circulante líquido, receita de vendas e lucro total.

No final de cada jogada o sistema atribui um número de ordem (de acordo com sua pontuação dentro do grupo industrial) para cada objetivo que então são multiplicados pelos pesos escolhidos pelos participantes. Os valores obtidos em cada objetivo serão somados, gerando a pontuação final da equipe no período.

No final do jogo, para efeito de cálculo da pontuação, o resultado de todas as jogadas é levado em consideração, por meio de uma média ponderada dos resultados obtidos, nas quais os pesos equivalem ao mês avaliado.

1.2 A empresa ORANGE, a equipe, a sua organização e a concorrência

1.2.1 A empresa ORANGE

A ORANGE é uma empresa fabricante de equipamentos de telefonia e dados, constituída como uma empresa de capital aberto há cerca quatro anos no mercado, sempre acumulando resultados consistentes ao longo do tempo.

A empresa busca oferecer produtos tecnológicos, design diferenciados a preços justos a seus clientes, de modo que ele enxergue valor no produto comprado e tenha assim uma ótima experiência de compra, transformando-se num cliente fiel a marca.

1.2.2 Missão, Visão e Valores

i. Missão

   

A missão da ORANGE é facilitar e conectar as pessoas, oferecendo produtos de alta tecnologia na área da telefonia, acessíveis, aliando inovação com design diferenciados, tendo como foco seus clientes e colaboradores internos.

ii. Visão

A ORANGE pretende ser a líder de mercado na área da tecnologia da telefonia, sendo a marca preferida entre os consumidores e entre as melhores empresas para se trabalhar no mercado.

iii. Valores

Os principais valores da ORANGE são:

  • Acessibilidade: A Orange pretende ser acessível não somente cobrando preços justos, mas também oferecendo produtos para que todas as pessoas possam usufruir da sua tecnologia.
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente: A ORANGE desenvolve produtos dando preferência a materiais recicláveis e sustentáveis de modo a gerar o menor impacto no meio ambiente do nosso planeta.
  • Responsabilidade Social: A ORANGE acredita que para ser a líder de mercado, é necessário mais que maximizar valores e lucros aos acionistas e sim assumir uma maior responsabilidade junto a sociedade na qual está inserida;
  • Pessoas – A ORANGE acredita e valoriza extremamente todo o seu capital intelectual e humano, providenciando um ambiente de trabalho onde todos sejam tratados de forma justa e com dignidade, inclusive em toda a sua cadeia de fornecimento.

1.2.3 Apresentação do corpo diretor da empresa

  • Diretoria de Recursos Humanos

A diretoria de RH está sob responsabilidade de Alexandre Galvão, Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cursando atualmente pós-graduação em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Esta diretoria tem como principal desafio, engajar todos os funcionários e fornecedores para que a ORANGE atinja todos os seus objetivos e metas traçados, garantindo um ótimo ambiente de trabalho em toda a sua cadeia de valor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (940.5 Kb)   docx (1.9 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com