TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO 1º SEMESTRE

Por:   •  5/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.290 Palavras (14 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 Empreendedorismo ..................................................................................................4

3 Homem, Cultura e Sociedade...................................................................................7

4 Gestão de Projetos (Gestão de Escopo)..................................................................9

5 Modelos de Gestão.................................................................................................10

5 Legislação Social e Trabalhista...............................................................................11

7 CONCLUSÃO..........................................................................................................12

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13


  1. INTRODUÇÃO

O mercado está cada vez mais acirrado e competitivo. As grandes empresas detêm a capacidade de grande produção e distribuição global, tornando a concorrência difícil pela facilidade em vender mais por menos. O mercado de calçados não é diferente. A importação de calçados chineses, por exemplo, é uma grande ameaça para os produtores nacionais.

Mas, ainda existe espaço para empreender nesse mercado aqui no Brasil. Alguns nichos em específico, ainda são pouco explorados por aqui, pois as grandes indústrias não conseguem implementar uma política de consciência ambiental e manter a lucratividade no mesmo nível.

Para o pequeno empreendedor que deseja iniciar do zero uma atividade sustentável, sem agredir o meio ambiente e que seja lucrativo, é um caminho difícil, mas totalmente possível se for bem planejado e implementado na cultura da empresa, como um estilo de vida coletivo.

Essa é a proposta da Eco Shoes, uma empresa de calçados ecológicos, feitos com matéria prima de materiais reciclados e possuem um processo de produção que não agride o meio ambiente, sem abrir mão da qualidade, durabilidade, do design e principalmente da lucratividade. Tudo isso com um relacionamento muito próximo ao cliente, permitindo até a personalização do produto que o cliente deseja receber em sua residência.

“O empreendedor é quem aplica uma inovação no contexto dos negócios.” (SCHUMPETE apud SARKAR, 2008).


2 Empreendedorismo

Para representar a proposta de negócio que a Eco Shoes está propondo, foi utilizado a modelagem de negócio pela metodologia Canvas, pois, nela fica mais fácil evidenciar os Stackholders e toda sua interação com o negócio. Pode-se também observar com mais facilidade através dela o valor agregado que os pxrodutos da Eco Shoes irá entregar aos seus consumidores.

Figura 1 – Metodologia Canvas para o Eco Shoes[pic 10]

Fonte: Juliano (2016)

                             A empresa Eco Shoes entrará em um mercado ainda pouco explorado, mas que pode ser muito lucrativo se for bem assertivo. Para entender melhor os detalhes desse modelo de negócio, abaixo um descritivo do modelo de negócio da metodologia Canvas, na Figura 1 acima:

2.1 Parcerias chave

A Eco Shoes terá como seus principais parceiros OSCs envolvidas com a preservação da natureza e com a consciência ambiental. Essas OSCs (organizações da sociedade civil) irão ajudar na divulgação da empresa e de seus produtos, pois se tratam de produtos que são feitos de forma sustentável e com matérias primas recicladas, o que ajuda na preservação do meio ambiente. Uma parte dos lucros será destinada a essas OSCs para que consigam manter seus projetos de preservação do meio ambiente. Esse repasse de uma parte dos lucros será de acordo com o que cada OSC conseguir indicar em vendas, com cupons de desconto em nome da OSC em compras online ou através das vendas efetivadas na próprias OSCs.

Outra parceria fundamental para a empresa serão os centros de reciclagem. Neles, será coletado parte da matéria prima já beneficiada para a confecção dos calçados e também será oferecido oportunidade de empregos nas linhas de produção da fábrica para recicladores e catadores.

2.2 Atividades Principais

A principal atividade da empresa Eco Shoes será fabricar calçados com material reciclado, de forma sustentável e originando empregos para pessoas que tiveram poucas oportunidades no mercado de trabalho, recebendo treinamentos e toda a assistência necessária. Na fabricação dos produtos, não haverá execuções de métodos ou utilização de substancias que agridam o meio ambiente, e haverá um controle rígido para que não ocorra desperdício de matéria prima.

2.3 Principais Recursos

A empresa será instalada ao lado do maior centro de reciclagem da cidade, onde já ocorre o beneficiamento da matéria prima. Com isso, terá uma economia substancial na logística dos principais suprimentos e onde circulam outro ativo principal da empresa, as pessoas. Pessoas essas que serão muito bem cuidadas e treinadas para desempenhar um papel importante social de inclusão, sem esquecer, é claro, da produtividade, essa que vai fazer com que a empresa possa crescer, alcançar e ajudar muito mais pessoas.

Será aplicado um capital inicial de giro por meio de recursos próprios para as primeiras produções e divulgações. Conforme a empresa comece a ter retorno, esse capital de giro será reposto e reaplicado na melhoria da empresa, como novas tecnologias e treinamentos, para produzir com mais qualidade e com maior produtividade uma gama maior de produtos para o portfólio da empresa. Também será investido nesse primeiro momento no fortalecimento da marca, para que possa ser referencia no ramo de calçados de qualidade e produzidos de forma sustentável, um gap que o mercado tem hoje.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (433 Kb)   docx (337.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com