TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO SEMESTRE ATENDIMENTO PEDAGÓGICO NA CLASSE HOSPITALAR.

Por:   •  4/8/2021  •  Monografia  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO 100% CONECTADO

PEDAGOGIA – 1º SEMESTRE

JANAINA DA ROSA FERNANDES

Produção textual Interdiciplinar

[pic 3]

CANOAS

2019

JANAINA DA ROSA FERNANDES

Produção textual Interdiciplinar

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação Inclusiva LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais Educação e Tecnologias Homem, Cultura e Sociedade.  Práticas Pedagógicas: Identidade Docente

                                                                        Professores: Juliana Chueire Lyra

Sandra Cristina Malzinoti Vedoato

Luana Pagano Peres Molina Amanda

Larissa Zilli  Marcio Gutuzo Saviani  

Marcia Bastos de Almeida

Tutora a Distância: Maria Nilse Favato

Tutora de sala:

[pic 4]

CANOAS

2019

Sumário

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

 1.1 A Origem da Pedagogia Hospitalar

 1.2 A Educação Hospitalar no Brasil

 1.3 A Atuação do Professor Hospitalar

 1.4 Recursos Utilizados na Educação Hospitalar

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

4 REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO                                                                      


A escola por muitos anos teve um olhar de que era o único lugar onde ocorre o processo de ensino e aprendizagem, no entanto pode-se observar que a escola é um dos locais onde ocorre educação, mas não é o único ambiente.  O processo de ensino pode ser ofertado em diversos ambientes além da educação formal que a escola oferece. Esses ambientes podem ser: na Família, nas Religiões, nos Centros Culturais e nos Espaços de Lazer, Empresas, Sindicatos e Organizações não Governamentais. Outro ambiente que atualmente tem sido utilizado no processo educativo é o ambiente Hospitalar, que além de proporcionar cuidados com relação a saúde tem cuidado também do processo de ensino de crianças e adolescentes em estado de internação. 

Sendo assim, através de uma pesquisa bibliográfica. Buscarei demonstrar como ocorre o processo de educação nos ambientes hospitalares. Para isso formulei as seguintes questões: que espaço o pedagogo ocupa nesta modalidade educativa?  Que características o pedagogo precisa ter para se trabalhar na educação hospitalar? Quais são as necessidades e desafios da educação em ambientes hospitalares?  
Para a compreensão do tema e resposta de tantos questionamentos a respeito da educação hospitalar me baseio dos argumentos de autores como Sandra Maria, Eneida Fonseca, Elizete Lúcia Moreira Matos, e José Carlos Libâneo. 

  1. DESENVOLVIMENTO


1.1    A ORIGEM DA PEDAGOGIA HOSPITALAR

A educação nos hospitais parece ser algo inovador, devido ao desconhecimento de muitos com relação a essa modalidade.  No entanto, a educação hospitalar existe há muito tempo, desde sua origem em 1935.

Os artigos "Classe Hospitalar no mundo: a infância em sofrimento", de Sandra Maia Farias Vasconcelos (2008) e "Pedagogia hospitalar: Um breve histórico" de Cláudia R. Esteves (2007). Mostram um breve histórico da pedagogia hospitalar. Segundo Maia (2008) e Esteves (2007), a partir de 1935 na Europa, foi o início da necessidade da criação das Classes Hospitalares, que são por sinal o reconhecimento formal de que crianças hospitalizadas, independente do período e motivação de permanência neste ambiente, necessitam de apoio educativo que é um direito de todo cidadão.   

Classe Hospitalar é semelhante à classe escolar onde um grupo de crianças e adolescentes são reunidos para aprender. No entanto no hospital essas crianças e adolescentes que estão em estado de internação, são reunidos com o auxilio de um pedagogo ou professor, com a finalidade de aprender por meio de atividades diferenciadas ou lúdicas que complementam o processo educativo que essas crianças e adolescentes recebem na escola.  

Em 1935, Henri Sellier foi o precursor dessa educação hospitalar, ao inaugurar a primeira escola para crianças inadaptadas, nos arredores de Paris. A sua atitude resultou em exemplo a ser seguido em outros países como: Alemanha, França, Europa e Estados Unidos da América, com o objetivo inicial de suprir as dificuldades escolares de crianças com tuberculose.

Em 1939, foi criado o Centro Nacional de Estudos e de Formação de professores, doravante denominado (C.N.E.F.E.I) para o trabalho em Institutos Especiais e Hospitais. Nesse ano também foi criado o cargo de professor hospitalar na França. 

No entanto, a Segunda Guerra Mundial foi considerada como um marco decisório da educação hospitalar, devido ao fato de que, como resultado da guerra muitas crianças e adolescentes foram atingidos, mutilados e impossibilitados de frequentar a escola, sendo necessário o apoio de médicos defensores da escola em seu serviço para fins além dos cuidados da saúde, mas para auxilio educativo dessas crianças e adolescentes afetados pela guerra.

1.2    A EDUCAÇÃO HOSPITALAR NO BRASIL


No Brasil a classe hospitalar é reconhecida por meio da criação de uma legislação para a criança e adolescente hospitalizado, através da resolução nº 41 de outubro de 1995, no item 9, onde diz que a crianças e adolescente possui o "direito de desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação para a saúde, acompanhamento do currículo escolar durante sua permanência hospitalar".  (BRASIL, 1995).  

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, também reforça esse atendimento educacional em hospitais.

O parágrafo 2º, art. 58 na LDB nº9. 394/96 expressa: O atendimento será feito em classes, escolas, ou serviços especializados sempre que, em função das condições especificas do aluno não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. (BRASIL, 1996).


 A Secretaria de Educação Especial do Mec conceitua Classe Hospitalar como uma das modalidades de atendimento especial para crianças e adolescentes. 

Em 2002 o Ministério da Educação, por meio da secretaria de educação Especial, elaborou um documento de estratégias e orientações para o atendimento nas classes hospitalares, assegurando uma educação básica. A classe hospitalar segundo a Secretaria de Educação Especial, é o atendimento pedagógico educacional que ocorre em ambientes de tratamento de saúde, seja em internação, atendimento hospital-dia e hospital-semana ou serviços de atenção integral a saúde mental.

A educação hospitalar tem por objetivo "... a possibilidade de compensar faltas e devolver um pouco de normalidade à maneira de viver da criança". (MAIA, 2008).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (114.7 Kb)   docx (29.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com