TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio 2ª Semestre UNOPAR ADM 2015

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  4.295 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO[pic 14]

1  INTRODUÇÃO        

        [pic 15]

2 DESENVOLVIMENTO .............................................................................................5

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL ................................................5

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM .........................................................................6

2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE ....................................................................7

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL ............................................................8

3 CONLUSÃO............................................................................................................11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12


1 INTRODUÇÃO

O tema apresentado neste artigo descreve a importância relacionada as disciplinas estudadas até momento.

No primeiro semestre do curso de administração da UNOPAR, tive a oportunidade de conhecer as disciplinas de Fundamentos e Teoria Organizacional, Comunicação e Linguagem, e Homem, Cultura e Sociedade.

Durante o estudo da disciplina de Fundamentos e Teoria Organizacional, conclui que o objetivo dessa disciplina foi apresentar ao aluno as maneiras de se administrar e se comportar dentro das organizações. Em Comunicação e Linguagem, o objetivo apresentado foi propor ao administrador a forma correta de se comunicar no seu ambiente de trabalho e na sua vida pessoal. No decorrer do aprendizado da disciplina de Homem, Cultura e Sociedade, nos foi instruída a parte filosófica e sociológica da administração, aprendemos como lidar melhor com as pessoas, sem menosprezar a sua cultura, e sua vida social.

No decorrer do trabalho vamos aprofundar o conhecimento das disciplinas ponderadas nesse semestre e analisar quais os seus objetivos na nossa vida pessoal.


2 DESENVOLVIMENTO

O artigo em questão mostra a maneira Fordista de se executar as ações dentro do seu ambiente de trabalho, seja ela em uma indústria ou em uma empresa informal, sendo assim praticado o Fordismo formal e o “Fordismo” informal. Retrata também a maneira que o Taylorismo agia dentro da empresa.

Entre os principais ícones dessa modernidade, estava a fábrica fordista, que reduzia as atividades humanas a movimentos simples, rotineiros e predeterminados, destinados a serem obediente, e mecanicamente seguidos, sem envolver as faculdades mentais e excluindo toda a espontaneidade e iniciativa individual.  (Bauman, 2001: 33/349).

2.1 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Assim, é importante definir que os três princípios de Ford ainda estão sendo utilizadas pelas empresas até hoje, princípios esses que são: Princípio de intensificação, princípio de economicidade e princípio de produtividade. O princípio de intensificação consiste em diminuir o tempo de fabricação do produto na sua fabrica, e colocar o produto o mais rápido possível no mercado. O segundo princípio consiste que as fabricas da Ford nunca deixavam estoque, ou seja, sempre que fabricava um carro, outro já tinha sido vendido, e com o lucro do carro vendido, já tinha efetuado o pagamento dos funcionários e das obras primas.

O princípio da produtividade consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período por meio da especialização da linha de montagem. Assim o empresário ganharia mais produção e o operário mais dinheiro. No mundo de hoje vimos esses princípios em várias empresas formais e informais, a Mc Donald’s citada no artigo, por exemplo, utiliza esses princípios, atendendo a um pedido em um minuto e trabalha com funcionários contratados para exercerem só aquela função. As empresas informais também utilizam os princípios de Ford como os flanelinhas dos semáforos e os vendedores de gomas de mascar.

Como os flanelinhas dos semáforos, as costureiras das oficinas também estão praticando um tipo de trabalho informal, já que elas precisam entregar uma quantidade de peças em um tempo determinado para a fábrica ou empresa que irá vender a peça.

2.2 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM

No mundo de hoje, cada vez mais o homem se entrega ao trabalho, passando mais tempo com os afazeres do que com a própria família, porém perpetram isso pensando sempre na sua linhagem. O homem está tão adaptado à correria do dia a dia que algumas culturas e costumes estão desaparecendo, como por exemplo, pedir a “benção” aos pais ou aos avós antes de sair de casa, uma vez que muitos chegam há passar o dia todo sem a convivência da família ou amigos, sendo que isso acaba deixando a mente do homem cansada e estressada, consistindo em sobrecargas podendo a vir descarregar tais excessos em alguma pessoa que não merece tamanha reação.

No Mc Donald’s o estilo organizacional é baseado nos princípios de Ford, o principio de intensificação, o principio de economicidade e o principio da produtividade, lá o trabalho é dividido, rápido e eficiente, a meta é servir um lanche em 60 segundos. Outros métodos criados por Ford que o Mc Donald’s utiliza é a rotina padronizada de trabalho, desqualificação, a grande demanda de trabalhadores entre outros aspectos.


2.3 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

A existência da humanidade e sua evolução estão praticamente ligadas ao trabalho, o trabalho se tornou um objeto de desejo da sociedade, o emprego, nesse caso, passa a ser entendido como uma forma de melhoria para a vida da sociedade. Outra concepção, de certa maneira próxima da anterior, define a ideologia como um discurso de poder, mas este visto como um objeto de disputas em diversos campos, nos quais os “atores” envolvidos nessas disputas transfigurariam relações de força em relações de sentido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (175.9 Kb)   docx (56.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com