TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO UNOPAR 2° PERIODO

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.592 Palavras (7 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 7

informações são frequentes e muito necessárias, já em pequenas empresas, o uso dessas e quase nulo. Entretanto analisaremos um problema utilizando alguns métodos quantitativos para facilitar o estudo e sua conclusão.

O exemplo dado por STEVENSON (p. 2) é preciso: não é preciso comer o bolo inteiro para saber se é bom. Essa uma grande finalidade da estatística: economizar recursos e tornar mais ágeis e seguros os processos decisórias.

A Estatística é ferramenta indispensável de uma Pesquisa Científica, sobretudo no que pertence à apresentação e análise dos dados coletados, de sorte a justificar as conclusões obtidas.

2.2.1. Primeiro Momento

Analisando o contexto organizacional e estrutural no qual o supermercado, Peg Pag Borges, encontra-se em meio a este ambiente de negócios, temos uma problemática que será analisada com o auxilio de ferramentas dos métodos quantitativos para assim facilitar as observações e ajudar numa eventual conclusão.

Como se trata de um pequeno mercado de bairro, onde a administração é da família dona da empresa, a problemática encontrada persiste, pois este não tem conhecimentos necessários para sanar este problema, que se trata da qualidade de atendimento aos clientes.

Visto que grande parte da população prefere fazer suas compras em supermercados desse tipo, ou seja, pequenos mercados de bairros, pois estes têm excelente localização e ótimos preços, e os consumidores gastam menos tempo fazendo suas compras, fugindo assim das enormes filas e transito que rodeiam os hipermercados.

Planejamento

Dado a problemática, analisamos que esta se trata de uma variável qualitativa, pois é uma situação que não pode ser expressa por números, se trata de qualidades. Mais a fundo dentre a divisão das variáveis qualitativas em ordinais e nominais. Temos que a encontra se trata de uma variável qualitativa ordinal, pois obedece a certa ordem de conceitos como ótimo, bom, ruim.

Sabendo que para os estudos estatísticos os dados observados são a matéria prima. Buscamos coletar informações no supermercado com a família e alguns clientes antigos do estabelecimento assim utilizaram o método para coleta de dados definido como mensuração por se tratar de uma variável continua, ou seja, esta ocorre sempre. E a coleta de dados foi continua, pois os eventos forma registrados a medida que ocorrem.

Elaborada a pesquisa e registrados os dados coletados encontramos diversas informações a serem estudadas. Assim utilizaremos uma técnica de amostragem definida como, amostragem por acaso único ou Amostragem com reposição, pois os dados fornecidos pelos clientes podem se repetir visto que o mesmo cliente pode voltar ao mercado todos os dias e assim avaliar o atendimento.

Levando em conta que o caso estudo temos uma única variável, a qualidade de atendimento no supermercado, podemos utilizar o método de analise univariada pois ela descreve a distribuição de uma única variável. E as suas características apresentadas em gráficos e tabulações facilitando assim o estudo.  

2.2.2. Segundo Momento

Para a realização do trabalho, foi necessária a coleta de dados e com a ajuda da família dona do supermercado, foi perguntado a todos os clientes que fizeram compras no mercado durante uma semana, a seguinte pergunta: Qual o grau de satisfação do cliente quanto ao atendimento no mercado?, Com as seguintes possibilidades de resposta, bom, regular, ruim, não respondeu.

Segundo Malassise (2014, p.76) , quando observamos dados qualitativos, classificamos cada unidade da amostra em uma dada categoria. A ideia é resumir as informações na forma de uma tabela que mostre as contagens (frequências) em cada categoria, obtendo, então, uma tabela de distribuição de frequência.

Respostas

Frequência

Frequência relativa (fr)

Percentual (%)

Bom

       

        75

          [pic 1][pic 2] = 0,75

       75%

Regular

   

       15

       

         [pic 3][pic 4]= 0,15

       15%

Ruim

     

       7

       

          [pic 5][pic 6] = 0,07

       

        7%

Não respondeu

       

        3

          [pic 7][pic 8] = 0,03

        3%

   Total

      100

          1,00

       100%

 Tabela 1: Respostas dos clientes a pesquisa.

Para facilitar o entendimento:

[pic 9]

Com os dados coletados agrupados na tabela de distribuição de frequência, realizamos alguns cálculos, fazendo assim uma analise descritiva do problema,  buscando facilitar a resolução do problema. Para o fácil entendimento do grau de satisfação dos clientes, definimos pesos para as respostas.

Onde:

Bom com peso 4, Regular com peso 3, Ruim com peso 2 e Não respondeu com peso 1.

Assim se torna possível calcular na tabela as medidas de tendência central.

Media Aritmética Ponderada

Esta é empregada quando temos variáveis com importâncias diferentes, diferentes pesos.  Formula:

: [pic 10]

Onde:

xi – observações da variável de estudo

PI – pesos da variável

Utilizando no estudo temos:

[pic 11][pic 12]   =   [pic 13][pic 14] = 36,2 media aritmética

Temos que a moda nesta tabela será a resposta, Bom, pois esta aparece com maior frequência, 75 pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (106.3 Kb)   docx (27.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com