TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO: RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

Por:   •  24/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.451 Palavras (10 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

BRENO ARANTES ALVES

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

PESQUISA DE MERCADO

Professora Gisleine

                            1 - Veja esta parte do texto: "Para avançar, a Microsoft terá que superar essa cultura de manter um pé no mundo antigo e outro no novo. O mercado exige um compromisso maior com o que é novo", diz Staten, da Forrester. Entretanto, como mais da metade da receita da empresa vem de clientes corporativos, em maioria resistentes a mudanças radicais, a Microsoft deve enfrentar dificuldades para convencer clientes e parceiros a embarcar no processo de transição.

                          Após os conceitos que você aprendeu em aula e na web aula sobre Pesquisa de Mercado, o que a Microsoft poderia fazer a respeito desse problema levantado nesse trecho do texto?

                      Para solucionar esta questão primeiramente tem que ser feito uma pesquisa de  mercado para solução de problemas onde a empresa busca informação que  possam  auxiliar  a solucionar  problemas existentes na  organização.

                       Dentro dessa pesquisa de solução de problema seria feita uma pesquisa de produto testando conceitos, ajustes nos produtos, posicionamento da marca e fazendo marketing de teste.

                       Faria uma pesquisa de preço para poder posicionar seu produto a preços atrativos estimulando assim essas mudanças.

                       Também seria interessante fazer uma pesquisa qualitativa exploratória para aprofundar mais no conhecimento do problema a ser resolvido.

                               Após serem feitas estas pesquisas, com os resultados em  mãos seus executivos teriam claramente a raiz do problema e poderiam             então elaborar estratégias, apontar caminhos e ações importantes para a empresa buscar seu crescimento e desenvolvimento diante de    seu mercado de atuação mantendo assim seus antigos clientes e parceiros nesse processo de transição;  ficando mais parecida com suas concorrentes podendo assim se manter entre as maiores empresas de tecnologia do mundo.

                           2- Na sua opinião, porque a Microsoft ficou tão para trás de seus concorrentes? O que faltou para a empresa?

                          Dominando o mercado de sistema operacionais para computadores com o Windows a Microsoft enfrenta uma crise de meia idade uma vez que o mundo volta os olhos para os dispositivos portáteis.

                          Se olharmos para traz já vimos este filme antes, empresas que dominavam o mercado serem engolidas por não se adaptarem rapidamente a novas tendências e exigências do mercado. Um exemplo também na área de informática é a IBM, e temos outros tantos como as antigas mercearias que foram massacradas pelos supermercados.

                          O que antes era um nicho de mercado, hoje já supera a venda de computadores, que são os tabletes e smartphones.

                          È interessante ver que a empresa que domina o mercado de sistemas operacionais  em computadores pessoais não tem grande importância nos portáteis.

                           Por incrível que pareça a Microsoft foi a primeira empresa  a oferecer tabletes no  ano de 2001. Foi um fracasso.

                          Dez anos depois a Apple apresentou o tablete Apad vendendo milhões de unidades.

                           Também foi a primeira a oferecer sistema operacional para smartphones no início do ano 2000 o Windows Mobili. No inicio chegou a dominar mercado, porem, depois do lançamento do Iphone  viu sua participação no mercado cair ano a ano até o Windows Mobili sair de cena.

                           Existem muitas explicações para o fracasso da Microsoft neste seguimento, porem, o mais aceito é o desejo da Microsoft em impor o Windows, uma vez que os consumidores desejarem algo diferente dos computadores tradicionais.

                   No caso dos tabletes eles eram caros e o Windows Xp não funcionava bem, suas funcionalidades eram limitadas e os recursos não eram bons. Aos poucos seus parceiros foram saindo do negocio, o ultimo foi a HP. Até hoje seu tablete não emplacou.

                   Com o Windows Mobili também não foi diferente, com um sistema operacional fraco foi engolida pelo IPhone que tem um sistema mais enxuto. Com isso perdeu apoio de seus desenvolvedores.

                  Contudo o que realmente faltou a Microsoft foi a capacidade de se reinventar em um mercado tão competitivo como o de tecnologia.

MARKETING

Marcos Marques/Henry Nonaka

                  1 - Veja esta parte do texto: "Em sentido oposto, os dispositivos móveis não param de crescer. Segundo a consultoria IDC, a venda de smartphones superou a marca de 1 bilhão de unidades ao longo de 2013, um crescimento de 38,4% em relação ao ano anterior. No caso dos tablets, a alta foi superior a 50%. Contudo, a Microsoft, uma das primeiras a levar o acesso a e-mails para o celular, ficou para trás em decorrência da demora em reagir à chegada do iPhone e do sistema operacional Android." Um dos conceitos de marketing estudados, de Kotler, fala exatamente sobre isso: estar atento aos concorrentes. Qual é esse conceito?

                    De acordo com Philip Kotler (1998, p.208), as empresas não devem somente focar nos seus consumidores, devem também ficar alertas com seus concorrentes, comparar seus produtos, preços, praça e promoção.                                                                                 Com o conhecimento sobre seus concorrentes a empresa identifica áreas de vantagem ou desvantagem competitiva, as estratégias de cada um, seus objetivos, forças e fraquezas e padrões de reação. Kotler (1998, p.209), diz que pode- se distinguir a concorrência em quatro níveis:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com