TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA DO BURICÁ-RS

Por:   •  25/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.175 Palavras (13 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1][pic 2]

 POTENCIALIDADES DO MUNICÍPIO DE BOA VISTA DO BURICÁ-RS

Acadêmicas:

 Damaris Elisabete Eckert

Gleise Damião

Professora:

Janete Stoffel

Horizontina

2012

1. Introdução

O presente trabalho é um estudo de pesquisa que busca identificar e mostrar as principais potencialidades econômicas do município de Boa vista do Buricá.

Inicialmente no presente trabalho realizou-se uma pesquisa bibliográfica que possibilitou identificar e caracterizar o município, após foi realizou-se uma pesquisa em sites como do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e o site do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) o que possibilitou identificar e posteriormente analisar os dados socioeconômicos que possibilitaram a elaboração de sugestões para projetos de desenvolvimento deste município.

2. Caracterização do município de Boa Vista do Buricá

        O Município de Boa Vista do Buricá foi criado pela Lei 4.624 de 02 de dezembro de 1963, pelo senhor Estanislau Onório da Silva. E possui uma área de 108,7 km².

        De acordo com o IBGE, o nome Buricá é oriundo do nome do rio que nasce no interior do Estado do Rio Grande do Sul, na região noroeste e corre na mesma direção, desaguando no Rio Uruguai. A origem do nome é tupi-guarani, pois: Buri = uma espécie de palmeira e Caã = mato. Assim juntando os dois significados, pode-se dizer que Buricá significa "mato de palmeiras". Há um fato, uma espécie comum, muito abundante, de palmeiras nesta região, conhecida por coqueiros.

        Nos primeiros anos quando as matas eram derrubadas, o coqueiro era preservado por diversas razões: quando havia escassez de pasto para os animais, era cortada a copa de palmas e tratada; produz uma frutinha bastante apreciada pelos serelepes e, até mesmo, pelo próprio homem, além disso, seu tronco, por ser longo e fino, era escavado e servia de canal condutor de água, conforme consta no IBGE.

        Os primeiros colonizadores eram procedentes das Colônias Velhas, como Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Venâncio Aires que vinha aqui em busca de melhores lugares. Iniciada a colonização, leva de agricultores, todos de origem germânica, correram para adquirir terras aqui, pois já fizeram nome as terras que aqui existiam.

        Ainda quanto ao IBGE, muitos moradores das "terras vermelhas" - com ocorrência de muitas formigas - da colônia do Grande Santa Rosa venderam tudo e aqui se estabeleceram nas "terras escuras". As "terras escuras" do Buricá eram procuradas em vista à incidência de muita formiga nas "terras vermelhas" o que garantiu um selo de qualidade para as terras boa-vistenses. As terras eram habitadas por bugres - tribos indígenas do Sul do Brasil, que cediam lugar, progressivamente, aos colonizadores, pois não eram proprietários.

2.1 Localização

        O município de Boa Vista do Buricá localiza-se na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, no Vale do Rio Uruguai e integra a Micro região do Grande Santa Rosa, composta por vinte municípios. Localiza-se a 27º39" de latitude sul e 54º06" de longitude oeste.

Figura1: Localização do município de Boa Vista do Buricá no mapa do RS

[pic 3]

Fonte: Wikipédia (2012).

Figura 2: Vista aérea do Município de Boa Vista do Buricá

[pic 4]

Fonte: Panoramio ( 2012)        

Mostra o site de Boa Vista do Buricá, que a terra de grande fertilidade, existente na região, é proveniente da associação do basalto, arenito e matéria orgânica.O solo do território  é de formação aluvial, é do tipo ciríaco - solo vermelho misturado a pedras - e charrua - solo pedregoso com, aproximadamente, um metro de profundidade, encontrando-se, logo, após, as rochas .

         A superfície de toda área, compreendida pelo município, apresenta suas ondulações, mas, em sua maioria, caracterizada por morros e vales. Entretanto, uma superfície menos irregular do que no Centro e Leste do Estado, onde se eleva a Serra Gaúcha.

        Segundo o site desde município, a altitude do Município está em torno de 370 metros. Se o centro do Estado é muito elevado, na medida em que vai em direção Oeste, ocorre um sensível rebaixamento do relevo, motivo pelo qual os rios correm para o Oeste.

O clima é subtropical, com médias que variam de 14ºC e 22ºC e com chuvas, durante o ano todo. As baixas temperaturas, associadas pela altitude,são bem características na estação mais fria, chegando estas, facilmente a 0ºC. As máximas atingem seus 40ºC.

É expressiva, para a área do Município, a quantidade de pequenos e médios cursos d'agua. A própria nomenclatura do Município tomou emprestado o nome de seu maior rio: o Buricá. Além deste há outros de igual e menor porte, tais como: os rios Inhacorá e Reúno, os lajeados: Almeida, Alpargatas, Caçador e Pardo; e as sangas: Bom Princípio, Batinga, do Miguel, Água Preta, da Flora e Lambedor. Na época de chuvas mais frequentes (agosto e setembro), os rios aumentam o volume das águas, principalmente o Buricá, que represa os demais, seus afluentes, saindo de seus leitos e inundado várzeas e habitações próximas, segundo o site deste município.

Seguindo ainda com esta mesma fonte, predomina a vegetação nativa nas áreas impróprias ao cultivo; as lavouras, com culturas anuais, como: soja, milho trigo e mandioca, em lugares mais planos; pastagens, em áreas planas e áreas reflorestadas onde o terreno é mais acidentado, nelas, são plantados eucaliptos, uva japonesa e pinus (pinheiro americano).

2.2 Demografia, educação, saúde e distribuição de renda

        Após pesquisa realizada no site do IBGE foi realizado o levantamento dos dados e após análise pode-se constatar que a evolução demográfica da população do município de Boa Vista do Buricá primeiramente teve um aumento entre os anos de 1970 a 1991. De 1991 a 2010 constata-se um decréscimo no número de habitantes no município, sendo que a estimativa para o ano de 2011 a redução continue se acentuando chegando 2109 pessoas de acordo com o mesmo instituto de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (551.6 Kb)   docx (380.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com