TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRAÇA - COMPOSTO DE MARKETING

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 6

PRAÇA[pic 1]

RESUMO

A praça integra o “composto de marketing” ou “mix de marketing” ou “4P’s”. Enfatiza que a praça engloba tanto a localização física da empresa, como a abrangência de mercado de seu produto, que pode ser segmentado ou não, além de abordar ainda todo processo de canais de distribuição. Assevera que caberá ao administrador, um profundo conhecimento não apenas de sua empresa, mas também da distribuição dos produtos e das estratégias que serão utilizadas nos canais de distribuição, para que o empreendimento, como um todo, seja coroado de sucesso.

Palavras-Chave: Praça; Distribuição; Estratégias; Composto de Marketing.

ABSTRACT

The square is part of the "marketing mix" or "marketing mix" or "4P's". It emphasizes that the square encompasses both the physical location of the company, as the market coverage of your product, which can be segmented or not, and also address any process of distribution channels. Asserts that it will be the administrator, a deep understanding not only your company but also the distribution of products and strategies that will be used in the distribution channels so that the enterprise as a whole, be crowned with success.

Key-words: Square; Distribution; Strategies; Composed of Marketing.

1        INTRODUÇÃO

        

A praça integra o “composto de marketing” ou “mix de marketing” ou “4P’s” (do inglês product, price, place and promotion - produto, preço, praça ou canal e promoção ou comunicação).

Em nível conceitual, a praça, comumente denominada de ponto, caracteriza-se pelo local que o produto estará disponibilizado, podendo ser uma loja (fisicamente falando), bem como on-line (ou seja, disponibilizada na web). (BORGES, 2015).

Neste sentido, este artigo tem como cerne discursar acerca das características da praça, sua relevância para o composto de marketing e toda sua caracterização.

A metodologia utilizada para a revisão de literatura pertinente foi a bibliográfica.

Acerca da revisão de literatura, Moreira (2004, p. 23) assevera que a mesma permite:

* encontrar pesquisas similares e analisar a metodologia e o formato utilizado; * encontrar fontes de informação úteis e apresentar personalidades de pesquisa importantes; * oferecer oportunidade para que o pesquisador veja o próprio estudo numa perspectiva histórica e possa evitar duplicação desnecessária, além de relacionar o próprio estudo com os anteriores e sugerir pesquisas posteriores; * oferecer novas idéias e pontos de vista; * ajudar a avaliar os esforços de pesquisa oferecendo uma comparação.

Já para desenvolver uma revisão de literatura através da pesquisa bibliográfica, faz-se necessário que ela seja norteada pela literatura pertinente já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas, imprensa escrita e até eletronicamente, disponibilizada na web, sendo que a mesma contribuirá para: a) obter informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado; b) conhecer publicações existentes sobre o tema e os aspectos que já foram abordados; e c) verificar as opiniões similares e diferentes a respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa. (MORESI, 2003, p. 35).

2        DISCUSSÃO

O “P” de “praça” também é conhecido como ponto-de-venda ou canal de distribuição e pode ser descrito como sendo uma rede organizada de órgãos e instituições que, concomitantemente, executam todas as funções necessárias para ligar os fabricantes aos usuários-finais a fim de realizar a tarefa de marketing, sendo que, simplificadamente, distribuição em marketing redunda na disponibilização do produto ou serviço ao cliente da forma mais fácil e conveniente para ser adquirido. Em termos de praticidade, o produto desejado, com um preço justo, deve estar acessível ao cliente, isto é, num local onde ele possa comprá-lo no momento em que desejar. Assevera-se que as decisões de canais de distribuição afetam diretamente as outras decisões da empresa e envolvem compromissos em longo prazo. Apesar desta imensurável relevância  para as empresas, a distribuição ainda é um tema que pouco interessa para algumas se comparado aos demais “P’s”. Todavia, existem empresas que administram de forma eficaz a distribuição de seus produtos e esse acaba sendo seu maior diferencial competitivo. (TULESKI, 2015).

Considerando, portanto, que a praça é o composto mercadológico que se preocupa com o estudo das formas de colocação dos produtos dos fabricantes ao consumidor final, existirá uma grande interface entre marketing e  logística, conforme a figura abaixo.

Figura 01 – Praça: interface entre marketing e logística.

 [pic 3][pic 2]

       Fonte: Marketing Futuro (2015).

        

Acerca da distribuição dos produtos, Tuleski (2015) nos relata que ela pode ser direta ou indireta, conforme discriminado a seguir:

 A distribuição direta ocorre quando o produtor do serviço ou produto é vendido diretamente ao consumidor. Exemplo: algumas empresas utilizam-se das chamadas “lojas da fábrica”, nas quais fabricantes de produtos vendem diretamente aos consumidores. Também pode-se citar os prestadores de serviços, os quais executam, eles mesmos, o serviço para o consumidor, como os dentistas e os cabeleireiros. Já a distribuição Indireta ocorre quando o produto ou serviço se utiliza de distribuidores para levar o produto ou serviço até o consumidor. Exemplo: quase a totalidade dos produtos encontrados nos supermercados não é fabricada por eles. Os supermercados são intermediários entre o fabricante e o consumidor.

        McCarthy (1997, p. 187 apud MARKETING FUTURO, 2015) discursa acerca das estratégias utilizadas nos canais de distribuição para maximizar as vantagens competitivas:

Intensivos: vender o produto onde será comprado, dispor no maior número possível de pontos de venda, produtos de conveniência como alimentos e refrigerantes. Seletivos: vender o produto onde vende melhor, adequada ás categorias de produtos, cada ponto de venda tem um posicionamento e influencia determinado público alvo e proporciona valor percebido aos produtos ofertados. Exemplo lojas segmentadas de confecções focadas em determinado público alvo, ex. lojas de vestuário masculino voltada ao segmento de alto poder aquisitivo e faixa etária entre 25-50 anos. Exclusivos: é a utilização de canais de distribuição seletivos que comercializem exclusivamente seus produtos, exemplo as franquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (61.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com