TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preocupação com sustentabilidade e valores sociais colaborativos desenham novas economias e novos modelos de organizações

Por:   •  29/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

FATEC SÃO JOSÉ DO RIO PETO

 Grupo 11

Projeto Integrador 3

Organizações e diversidade em um mundo globalizado

Trabalho apresentado como Projeto Integrador do terceiro semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof. Simone Cristina Gonçalves Viana.

São José do Rio Preto

2018


RESUMO

O presente trabalho objetiva a análise do atual cenário no qual as organizações estão inseridas bem como a questão das pluralidades que podem permeá-las no âmbito da formação de suas equipes de trabalho. Ainda, é apresentado o desafio do estabelecimento de condutas que proporcionem a igualdade de oportunidade, possibilidade de crescimento profissional e estabilidade, independentemente de aspectos sociais, de gênero, etários, intelectuais, étnicos, etc. de seus componentes, sendo necessário para tal a inserção no ambiente organizacional de condições de oportunidade, dignidade e igualdade, que significam a consolidação daquilo que é tido como trabalho decente.

Palavras-chave: organizações, diversidade,        trabalho decente, globalização, sociedade.


SUMÁRIO

1.        Introdução        4

2.        Desenvolvimento        5

3.        Considerações Finais        8

Referencial Teórico        10

  1. Introdução

Com a globalização, as organizações, no processo de seu desenvolvimento e consolidação, lidam com múltiplos desafios, podendo-se destacar o desafio de gerir uma equipe de trabalho que, refletindo a pluralidade social, possui sujeitos com perfis sociais, de gênero, etários, intelectuais, étnicos, etc., diversos. (BENTO, 2000).

A diversidade social representa os diversos tipos de sujeitos que existem e se relacionam em determinada sociedade, estando intimamente ligada às organizações empresariais na atualidade. Pode-se exemplificar esta situação a partir da diversificação na oferta de servidores e consumidores que, como reflexo da sociedade, se encontra cada vez mais diversificada.

Em seu artigo no site da FGV, a Professora Maria Ester de Freitas aborda que a administração das empresas está intrinsecamente ligada à gestão da diversidade, podendo esta referir-se a competências, habilidades, gênero, experiência, idade, origem social ou cultura. Afirma ainda que o desafio dos gestores é conseguir uma integração organizacional que não anule o potencial das diferenças, garantindo ainda identidade e coesão, porém respeitando os diferentes grupos presentes na organização.

Atualmente, com os planos estratégicos adotados pelas organizações, há uma conscientização de que seus colaboradores podem ser colocados como parceiros e utilizar seus conhecimentos e habilidades em prol da organização, como um diferencial competitivo. Com isso, de acordo com Thomas (1996), “a gestão da diversidade cultural implica adotar um enfoque holístico para criar um ambiente organizacional que possibilite a todos o pleno desenvolvimento de seu potencial na realização dos objetivos da empresa”.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho, o conceito de trabalho decente defende a geração de oportunidades de trabalho produtivo e de qualidade, e que ofereçam condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas. Estas condições são essenciais na superação da pobreza, na redução das desigualdades sociais e na garantia da democracia e do desenvolvimento sustentável. A promoção da igualdade de oportunidades e de tratamento para todas as pessoas no trabalho é muito importante na gestão da diversidade social existente na sociedade e nas empresas.

O Projeto Integrador deste semestre tem como objetivo abordar o tema: Gestão da Diversidade (GD) e Trabalho Decente (TD) nas organizações, analisando os pontos positivos e as dificuldades da inclusão social para as organizações, levando em consideração o aumento da demanda por empregos de públicos diversos e como isso pode vir a acrescentar benefícios ao mundo empresarial e a sociedade. A busca agora é por meios que garantam às equipes de trabalho uma vasta gama de pessoas com características diferentes prontas para assumir as mais variadas incumbências.

Com isso, este Projeto de Pesquisa estrutura-se em três capítulos: Introdução com a apresentação do tema; Desenvolvimento com o aprofundamento do tema, correlação entre a inclusão social e as organizações e dados de empresas que investem na inclusão social, bem como a busca por condições de trabalho consideradas decentes; e considerações finais, em que são apresentadas observações gerais sobre o tema da Diversidade e Trabalho Decente no âmbito das organizações.

  1. Desenvolvimento

Estando inserido em uma sociedade diversa, o mundo corporativo tende a repetir e até reforçar as diferenciações ali presentes e com isso, o desenvolvimento de práticas e políticas internas visando à disseminação de uma cultura organizacional igualitária e cidadã se apresenta importante tanto na consolidação de uma melhor imagem da empresa perante o mercado quanto para a criação de um ambiente agradável e respeitoso para todos os seus colaboradores.

A preocupação das organizações com a questão da igualdade atualmente vai além das exigências legais, sendo incorporada agora aos planos e estratégias de responsabilidade social das empresas. Ultimamente os gestores tem o desafio de tornar o ambiente corporativo um espaço rico e diverso, a partir de práticas respeitosas ao trabalho.

Essas práticas se mostram como um fator importante não apenas para atrair talentos, mas ainda como um diferencial de competitividade da empresa, que é avaliada por um público consumidor cada vez mais exigente e preocupado com as questões éticas e sociais. No cenário corporativo, as empresas que buscam iniciativas que valorizam a diversidade e a inclusão de seus funcionários, bem como a promoção do trabalho decente, têm se destacado. A empresa norte americana DiversityInc, provedora de conteúdos voltados à diversidade e acessibilidade, divulga anualmente uma lista criteriosamente elaborada de empresas que apresentam as melhores práticas de gestão de diversidade e inclusão. Já no Brasil, a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho do Governo do Estado de São Paulo realiza a diplomação de empresas com boas práticas de trabalho decente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (102.7 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com