TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREOCUPAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE E VALORES SOCIAIS COLABORATIVOS DESENHAM NOVAS ECONOMIAS E NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÕES

Por:   •  13/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.764 Palavras (8 Páginas)  •  479 Visualizações

Página 1 de 8

FATEC  DEPUTADO ARY FOSSEN

CURSO TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL - EaD

Nomes dos alunos: CARLOS EDUARDO VILELA DE MATOS

                                 DAVID LUIZ DE SOUZA

                                 FELIPE ABREU MOTTA

 Projeto Integrador 1º semestre

Titulo: “PREOCUPAÇÃO COM SUSTENTABILIDADE E VALORES SOCIAIS COLABORATIVOS DESENHAM NOVAS ECONOMIAS E NOVOS MODELOS DE ORGANIZAÇÕES”

Projeto apresentado como Projeto Interdisciplinar do 1º semestre do curso de Tecnologia de Gestão EAD sob orientação do Prof. Danilo Luiz Carlos Micali (mediador).

Jundiaí

2018


QUADRO RESUMO

Tema geral

Preocupação com sustentabilidade e valores sociais colaborativos desenham novas economias e novos modelos de organizações

Questão específica de pesquisa

Quais as características de uma empresa de modelo tradicional? O que caracteriza um novo modelo organizacional? É possível adaptar os processos gerenciais aos novos modelos organizacionais?

Justificativa

As crescentes mudanças na economia mundial têm trazido desafios e oportunidades. Essas oportunidades abrem portas para novos modelos empresariais mais preocupados com a sustentabilidade e valores sociais. Para entender o contexto dos processos gerenciais nesse cenário, é importante estudar as diferenças entre os modelos tradicionais e as “novas economias”.

Textos que embasam a pesquisa

1.Conheça a Bliive, rede social de troca de conhecimento - https://exame.abril.com.br/carreira/conheca-a- bliive-rede-social-de- troca-de- conhecimento/

2. Compartilhar, a moda que veio para ficar -https://brasil.elpais.com/brasil/2017/01/09/economia/1483984486_528116.html

3. Movimento ‘slow’ inspira novos negócios - http://pme.estadao.com.br/noticias/noticias,movimento-%E2%80%98slow-inspira- novos-negocios,6214,0.htm

4. Slow fashion – os caminhos da moda (Sebrae) https://www.youtube.com/watch?v=IyeCq0Isgq4

5. Economia Colaborativa  (Canal Futura) https://www.youtube.com/watch?v=7RiFEL6SfsU

Artisans Brasil - artesanato de seda no comércio justo e solidário - http://tecnologiasocial.fbb.org.br/tecnologiasocial/banco-de- tecnologias-sociais/pesquisar- tecnologias/artisans-brasil-

artesanato-de- seda-no- comercio-justo- e-solidario.htm

7. http://consumocolaborativo.cc/entendendo-a- economia-colaborativa- e-economia- compartilhada/

8. http://slowschool.com.au/

9.https://oglobo.globo.com/sociedade/sustentabilidade/preocupacao-da-sociedade-com-planeta-leva-empresas-investir-em-projetos-sustentaveis-12723656#ixzz5BGSn295S

Objetivo

Comparação entre os novos e tradicionais modelos de organização

Metodologia

Pesquisa bibliográfica e material de pesquisa disponível na internet

Disciplinas agregadas

Administração

Contabilidade

Matemática

Informática

Sociedade, tecnologia e inovação

Comunicação (em português e em língua estrangeira)


  1. Introdução

Por muitos anos a maioria das organizações tratou o tema da sustentabilidade com pouca relevância, explorando e extraindo recursos naturais numa grande velocidade e sem preocupação com os impactos ambientais. Essas economias tradicionais têm como objetivo lucro a qualquer custo, ainda que isso tenha um custo ambiental e social.

Felizmente nesse contexto, como resposta a esse hiperconsumo, novos negócios têm surgido diariamente, focados em sustentabilidade, colaboratividade e equidade. Esse novo modelo tem ganhado mercado, principalmente com o avanço da tecnologia e em particular a internet e redes sociais, que permitem uma modelagem de negócio mais acessível e dinâmica.

Outra característica dessas novas economias é o trabalho em rede, com a cooperação para interesses coletivos. É o caso de diversas Startups que têm lançado plataformas cooperativistas e sustentáveis e que já se tornaram um sucesso, o que evidencia o potencial desse fenômeno.

O consumidor também tem se tornado mais consciente e exigente optando por empresas que além de propiciar comodidade e um preço mais justo também estão preocupadas com as questões socioambientais.

Mas infelizmente, nem toda mudança é tranquila, e essa também encontra suas barreiras, como ausência de regulamentação, e oposição das organizações tradicionais.

É objetivo deste projeto analisar como a preocupação com a sustentabilidade, as crescentes campanhas para redução do desperdício e o combate ao consumismo exagerado têm impulsionado o surgimento de novas modalidades de organizações. Visa também avaliar as contraposições entre o modelo tradicional e as organizações inovadoras, e como as organizações podem adaptar-se a essas mudanças.

Para a execução deste trabalho optamos pela metodologia por pesquisa bibliográfica, e utilização de material disponível na internet.

  1. Desenvolvimento

A forma como uma empresa se organiza ou se estrutura pode determinar o modo como ela vende e a quantidade que ela vende. Pode, também, determinar como ela lida com a sociedade, com o ambiente externo, com a concorrência, com os clientes, com a inovação, com a sua liderança e com seus colaboradores (Vieira, 2012).

Logo para compreendermos melhor as mudanças na economia mundial e a forma como as organizações lidam com essas mudanças, precisamos entender as características que marcam cada modelo de organização.

Os modelos tradicionais de organização podem ser descritos em quatro características principais, características essas que adotam a estabilidade e a burocracia por critério. São elas:

  • Acredita na estabilidade nos ambientes internos e externos;
  • Acredita que o ambiente externo não tem influência sobre seus negócios;
  • Repetição dos métodos e conceitos, gerando dificuldades para a inovação;
  • Grande centralização das decisões e sistemas de controles rígidos e manuais.

Tais características inibem a organização de enxergar que o cenário esperado como ideal, muitas vezes já foi superado, leva os seus a crer que seus métodos são os melhores e não há necessidade de avaliá-los.

Na contramão das organizações tradicionais, os novos modelos organizacionais têm o capital intelectual como um de seus principais diferenciais de mercado. Logo elas são mais flexíveis a mudanças. As principais características das novas organizações são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (145.7 Kb)   docx (460.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com