TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  7/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.882 Palavras (16 Páginas)  •  1.093 Visualizações

Página 1 de 16

FACAM – FACULDADE DO MARANHÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

CARLOS MAGNO

GLAUBER JOSÉ

LIANE MOTA

RAUL PEREIRA

TASSIA RENATA

TAIZA CARDOZO

LETICIA SILVA

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

SÃO LUÍS

2015

CARLOS MAGNO[pic 1]

GLAUBER JOSÉ

LIANE MOTA

RAUL PEREIRA

TASSIA RENATA

TAIZA CARDOZO

LETICIA SILVA

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Projeto apresentado na disciplina de Pesquisa sob a orientação da Professora Regina Célia, no curso de Administração para obtenção de nota parcial do terceiro período.

 

SÃO LUÍS

2015

SUMÁRIO[pic 2]

[pic 3]

  1. TEMA...................................................................................................................  
  2. PROBLEMA........................................................................................................  
  3. HIPÓTESE.........................................................................................................  
  4. OBJETIVO...........................................................................................................
  1. Geral......................................................................................................................
  2. Específico..............................................................................................................
  1. JUSTIFICATIVA................................................................................................
  2. REFERENCIAL TEORICO..............................................................................
  3. METODOLOGIA................................................................................................
  4. CRONOGRAMA................................................................................................. REFERENCIAS ..................................................................................................

  1. TEMA

O processo de comunicação Empresarial

        A Comunicação Corporativa (CC) adquiriu força e importância no Brasil a partir dos anos 1990, quando o processo de globalização quebrou as barreiras geográficas, aumentando a concorrência no mercado, agora internacional.

        Comunicação interna visa aprofundar o debate sobre a relevância do relacionamento com o público de dentro das organizações, ou seja, é um fator estratégico para o sucesso das organizações porque atua principalmente em três frentes: é fundamental para os resultados do negócio, é um meio humanizador das relações de trabalho e consolida a identidade da organização junto aos seus públicos.

  1. PROBLEMA

        Devido muitos das organizações não ter uma comunicação de forma adequada e as maiorias das informações circula de maneira livres, sem base, sem fatos reais e muitas empresa não de preocupa com essa forma de comunicação, vimos uma necessidade de falar sobre assunto como esse processo deve ocorrer como base a seguinte problema:

        Por que investir em Comunicação Interna?

  1. HIPÓTESES

        É preciso conhecer a cultura, os valores, missão e objetivos da empresa, baseado em pesquisas e no estudo das relações comunicacionais atualmente. A falha em um processo de comunicação pode causar perdas financeiras além de mal estar entre os funcionários de uma organização. Trabalhar no processo.

        Importante definir uma Política de Comunicação Interna

        A responsabilidade da liderança.

  1.  OBJETIVOS

4.1  Geral

        Averiguar como ocorre o processo de comunicação dentro das organizações e assim  focalizando a importância de uma comunicação eficiente para o desenvolvimento e interação organizacional para obter bom resultados, e mostrar ao publico externo o a importância e o impacto nos resultados trazidos pela Comunicação Interna.

4.2  Específicos

  • Descrever o processo de comunicação na empresa como fator fundamental para o sucesso a comunicação eficiente;
  •  Analisar o processo comunicativo, sua eficácia
  •  Discutir a utilização das ferramentas de comunicação na empresa geradoras de maior efeito na equipe.

  1. JUSTIFICATIVA

        A comunicação tem exercido um papel fundamental nas organizações da atualidade, permitindo a troca de informação por toda a estrutura organizacional, sendo uma ferramenta essencial ao bom gerenciamento das pessoas. Porém, são encontradas inúmeras barreiras na comunicação, desde a sua falta até a informação de forma distorcida. É um tema de importância relevância dentro das organizações, pois é uma ferramenta usada constantemente no dia a dia das pessoas. E para que ela seja empregada com eficácia, dependem das habilidades interpessoais dos gerentes-administradores, funcionários e todos os demais setores. Para tanto, é necessário entender a essência da organização, sua identidade, atributo essencial para a geração de mensagens motivadoras e construtoras de sua cultura.                                        Utilizar Comunicação Interna é um dos pilares do processo produtivo de uma empresa, pois ela permeia todos os sistemas de gestão como curadora das relações, ou seja, constitui-se no caminho estratégico para as intersecções entre os sistemas e, portanto, é transdisciplinar. Uma empresa que tem comunicação e muito mais fácil resolver problema, pois um setor precisa de outro. Por isso e tão importante o papel do administrador.                                                                                        Administrar, dirigir é conduzir as atividades dos membros da organização para alcançar os objetivos e metas da mesma, e o ideal é que estes atendam também os objetivos de seus integrantes. Quando se trata de direção, o foco são as pessoas que compõe os membros organizacionais, lida com assuntos relacionados à liderança, motivação, mais principalmente a comunicação. Atualmente, as organizações têm prestado maior atenção a este fator, e tem melhorado suas comunicações tanto internas como externas.                                                                                Por ser considerada como estratégica e necessária ao desenvolvimento de uma empresa, independente de seu porte. O nível de informação e motivação do público interno, seja positivo ou negativo, se refletirá tanto na Cultura Organizacional quanto ultrapassar os muros empresariais – a imagem da organização é afetada diretamente pela disseminação das percepções de seus funcionários. Essencial, então,  investir  em um planejamento de comunicação interna, pois a comunicação é base para toda empresa crescer dentro e fora do mundo de negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)   pdf (223.9 Kb)   docx (230.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com