TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO ESTRATÉGICO – DIMENSÕES E ELEMENTOS

Por:   •  5/9/2017  •  Resenha  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

RESUMO UNIDADE II

PROCESSO ESTRATÉGICO – DIMENSÕES E ELEMENTOS

Aluno: Dalyla Sampaio                                         

Matricula: 201605017256

A aula apresenta o processo de formulação da intenção estratégica, o que é diagnóstico estratégico, formulação estratégica, execução e controle estratégicos. Explicando que a partir daí as organizações podem ter tomada de decisões futuras sem correr riscos.

Estudos mostram que as organizações que se planejam estrategicamente com seriedade obtêm um nível de desempenho superior às demais.

O objetivo geral da aula é apresentar uma contextualização ampla e geral da disciplina, compreendendo o modelo básico adotado para o processo estratégico, desde a intenção estratégica, os diagnósticos e prontidão estratégicos, formulação estratégica, implementação e avaliação do desempenho organizacional.

O processo estratégico tem a finalidade de mapear o caminho que deve ser seguido até definir os resultados desejados e conduzir os esforços para a sua concretização.

O texto faz uma análise de todas as dimensões do processo estratégico, mostrando seus benefícios e definições.

Essas dimensões são: Intenção Estratégica, Diagnóstico Estratégico Interno, Formulação Estratégica e Execução e Controle Estratégicos.

Após explicar os quatro elementos estratégicos, o autor explica sobre alguma ferramentas utilizadas para analisar as empresas, trazendo como exemplo principal a análise de SWOT que é uma ferramenta conhecida e bastante utilizada.

A análise SWOT o que se faz não é mais do que diagnosticar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, mas não apenas olhando para o seu próprio umbigo. Será preciso relacioná-los com a envolvente. Seja a nível de legislação, da conjuntura económica ou do mercado em que opera.

Assim, a análise SWOT é feita a dois níveis: interno e externo. Internamente, são diagnosticados os pontos fortes e fracos. Já as oportunidades e as ameaças resultam de uma análise à envolvente externa à empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com