TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇAO TEXTUAL

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.561 Palavras (11 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

bacharelado em ADMINISTRAÇÃO

                             

                             MARLI MARQUES PANTOJA ALVES

                             

portifólio INDIVIDUAL

[pic 3]

Oriximiná

2013

                      MARLI MARQUES PANTOJA ALVES

                                   

portifólio INDIVIDUAL

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado Administração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Comportamento Organizacional.

Prof. Ivan Campos

Prof. Fabiano Galão

Profª. Elisa Nantes

Prof. Wilson Sanches

Profª. Monica Silva

                                                     Oriximiná-PA

                                                            2013

INTRODUÇÃO

                     Este portfolio tem como objetivo apresentar um pouco do aprendizado adquirido nas disciplinas e do aprofundamento teórico por meio dos professores, pesquisas na internet, de livros e reportagens que vivenciamos no primeiro semestre.

                    A nova era da tecnologia chega de forma desenfreada a nossos dias e  não podemos ficar de fora, deixar passar despercebidos, temos que acompanhar buscando inovação e flexibilidade de viver nos dias de hoje. Falar da diferença de empresas burocráticas e de empresas como a IBM, o Facebook e o Google é desafiante e de muita satisfação a mim estudante que busca inovação e oportunidade, nesse novo mundo de mudanças.

                    Outra coisa, falaremos também, porque o modelo tradicional de emprego começa a perder espaço nas grandes empresas e o quanto temos que se atualizar. É natural, portanto que empresas deem especial atenção aos temporários, pois assim estará aliada a flexibilidade com redução de custos e leis pouco rígidas. É verdade também que essa grande novidade abala o profissional que busca um emprego fixo, podendo este a ter altos níveis de stress e o quanto as empresas buscam melhorias com programas de qualidade de vida.

Desenvolvimento

                   As organizações burocráticas surgem a partir das decorrências de necessidades das organizações sentiram de ordem e de exatidão e de reinvindicações dos trabalhadores por salários, respeito e tratamento justo, muitas são comandadas pelo estado e tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade.                              Já empresas como a IBM que é uma empresa transnacional, vai além das fronteiras, afinal uma empresa como essa que tem escritórios em vários países, e apresenta essa flexibilidade em manter funcionários sem vínculos formais, se vê claramente que estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.

                  O sentido desse tipo de organização se baseia na forma como as pessoas vivenciam essa nova era de mudanças, estando em busca de objetivos comuns, rumo a mesma direção, que se veêm à frente de atividades não rotineiras, em que a criatividade e a inovação são mais importantes, aqui mesmo tem empresas com esse tipo de estrutura, que contratam profissionais por um determinado período de tempo, dependendo da demanda de atividades até que estabilize a demanda de serviços do emprendimento e, com isso acabam por reduzir custos, pois essas pessoas ficam de fora de todos os benefícios que um funcionário formal tem direito, eu me sinto um profissional como este, fui contratada por uma empresa para prestar serviços ao Departamento Pessoal de uma empresa de Mineração por um período determinado por um contrato, o qual me colocou nesse novo mercado, deixando minha marca, devido a inovação e a qualidade dos meus serviços.

                 Contudo, uma empresa como a IBM que é praticamente igual ao facebook também é uma referência mundial no pionerismo de empresas com esse novo modelo de gestão desde 2001, o board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de inovar, compartilhando ideias sempre novas e a transparência nas informações de seus projetos e mudanças junto aos seus consumidores. Já o Facebook é, atuamente o maior sítio de relacionamentos do mundo, com 845 milhões de usuários ativos. Em 2006 o facebook foi liberado à todo tipo de usuário, bastando esse usuário ser estudante e ter entre 13 e 18 anos, um dos grandes méritos foi o fato de ser a primeira rede social a abrir plataforma para que os programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários (Vaz 2010). O sucesso do se deve ao desempenho dos jovens em criar uma rede social simples e prática de usar, mas inteligente, sendo mais fácil de encontrar pessoas, compartilhar fotos, notícias, fazer propaganda até vender algum produto, enfim o Facebook abriu as portas para muitas pessoas e empresas, hoje sabemos que algumas empresas já recrutam seus funcionários através de seu perfil no facebook, por isso a importância de conhecer e colocar o que for realmente necessário para o seu crescimento pessoal e profissional. Uma novidade atual é a que permite que o usuário escute uma música que seu amigo esteja escutando ao mesmo tempo e ainda mais, é possível escutar a mesma música em grupo, com um dos membros optando pelas músicas, dando um de DJ.  Enquanto que o Google é a primeira grande empresa de serviços de Internet a ter todos os nossos centros de dados possuídos e operados dos EUA com certificação ISO 14001 e OHSAS 18001, elevados padrões de gestão ambiental e segurança pessoal, é uma empresa com mecanismo de pesquisa que compreende não só o conteúdo, mas também pessoas e relacionamentos, sem precisar ser amigos como no facebook.

                 Observa-se que essas organizações modernas estão abandonando o modelo antigo de gestão, e buscam neste novo mercado inovação, competitividade, flexibilidade e valorização das pessoas, afinal nos dias de hoje as pessoas estão se tornando elemento chave para o sucesso do empreendimento, e que valorizem as pessoas como parceiras mesmo, aqui no norte, por exemplo, vemos o quanto as pessoas estão procurando qualificação, inovação e desenvolvimento neste novo mundo de mudanças.

                Hoje as organizações não querem só vender produtos ou serviços, elas têm trabalhado de tal maneira que possam proporcionar um elevado grau de satisfação a seus clientes, fidelizando-os e fazendo deles um potencial canal de divulgação, com isso captando novos clientes no mercado, sendo estes tratados como parceiros das organizações. Enquanto sabemos que temos recursos argumentativos de prova concreta, baseados em dados estatísticos, vemos o de autoridade que se apresenta por alguém que é especialista no assunto, no que diz respeito a demanda de fim de ano nas empresas de vendas no comércio, nas industrias e nas multinacionais, e empresas como essas que precisam contratar esse tipo de profissional é apenas para suprir suas demandas de urgências e as expectativas de participação no mercado, como o final de ano por exemplo, a demanda é grande e os serviços temporários aumentam bastante, onde as pessoas têm a oportunidade de levar novas ideias, muitas vezes alcançando alto grau de desempenho, buscando com isso ser efetivado pelas empresas como aconteceu com Ludmila Dall’Orto (gerente financeiro da Ametek no Brasil). Tem também os freelancers que tem vindo ganhar espaço, cada vez mais neste mercado onde a concorrência é cada vez mais acirrada. Trabalhar como freelancers é um modo de vida de altos e baixos dependendo da pessoa, onde a estabilidade  de um salário certo não existe, mas o que vale a este profissional é o seu mérito e a qualidade do seu trabalho para conquistar novos clientes e, para ser um profissional de sucesso é preciso ter consciência deste novo tipo de vida, atitude e o querer vencer consigo mesmo. Há coisa melhor do que fazer seu próprio horário, a noite ou de dia, só pela manhã, à tarde ou a noite, claro que o importante é cumprir o prazo determinado pelas empresas. Trabalhar onde quiser, na hora que quiser na tua varanda ou no teu sítio, sem sair do foco e concluir seu objetivo é claro, tirar férias um mês ou mais faz parte deste novo jeito de trabalhar, e é muito bom o que não pode é ficar fora do mercado por muito tempo, outra grande vantagem é quando o funcionário tem a oportunidade de apresentar um projeto a uma empresa, e, se a empresa gostar do seu desempenho pode até gerar uma futura efetivação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com