TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER I PARCIAL

Por:   •  23/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.337 Palavras (6 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE ENSINO A DISTANCIA-CEAD

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA DE RECURSOS HUMANOS

ALESSANDRA CARVALHO DA SILVA RA 2854144838

BRUNA ENCARNAÇÃO COSTA  RA 2808859060

DIENE MARIA SARMENTO XAVIER RA 2856992677

LIDIANE MARQUES DE LIMA RA 1709111514

        SORAIA DA SILVA E SILVA RA 1709993049

PROINTER PARCIAL I

Manaus / AM

Abril-2015

ALESSANDRA CARVALHO DA SILVA RA 2854144838

BRUNA ENCARNAÇÃO COSTA  RA 2808859060

DIENE MARIA SARMENTO XAVIER RA 2856992677

LIDIANE MARQUES DE LIMA RA 1709111514

        SORAIA DA SILVA E SILVA RA 1709993049

PROINTER PARCIAL I

        

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito para obtenção de nota parcial do PROINTER I, sob a orientação do Professor-Tutor Presencial Aurami Cardoso da Silva

Manaus / AM

Abril-2015


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..................................................................................................................3

ENSAIO ACADÊMICO.....................................................................................................4

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................................5

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................6

ANEXOS.............................................................................................................................7


INTRODUÇÃO

Neste trabalho, através dos estudos realizados ao longo do bimestre nas disciplinas de Técnicas de negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, temos como objetivo o desenvolvimento de um Plano de negócios.

 

O plano de negócios é utilizado para planejar um empreendimento ou unidade de negócio, toda empresa que deseja alcançar sucesso precisa primeiramente elaborar um plano de negócios, para poder gerenciá-lo e apresentar sua idéia a investidores, bancos, clientes etc.

Essa ferramenta de gestão pode e deve ser usada por todo e qualquer empreendedor que queira transformar seu sonho em realidade seguindo o caminho lógico e racional que se espera de qualquer administrador, é uma ferramenta que se aplica tanto ao lançamento de novos empreendimentos quanto ao planejamento de empresas maduras.

 

ENSAIO ACADÊMICO – PLANO DE NEGÓCIO

Analisando a entrevista obtivemos as seguintes observações: O entrevistado responde as perguntas com muita objetividade sendo claro e coerente. No que diz respeito a sua empresa e a sua vida profissional. Dando a sua vasta experiência como empreendedor através da entrevista, foi passado dicas de suma importância para quem quer iniciar seu próprio negócio e obter sucesso.

        Na questão do ramo escolhido pelo empreendedor, são produtos de grandes saídas e rentável, até porque a região escolhida para abrir o negócio é propicio e lucrativo para o seu empreendimento.

        Nossa ideia de empreendimento é montar uma empresa de terceirização de mão de obra, porque acreditamos que esse projeto que nos trará independência financeira e realizações profissionais e pessoais.

        Saber se uma oportunidade realmente é tentadora não é fácil, pois estão envolvidos vários fatores, entre eles o conhecimento do assunto ou o ramo de atividade em que a oportunidade esta inserida, seu mercado, o diferencial competitivo do produto / serviço para empresa etc.

        O empreendedor deve estar atento na avalição de uma oportunidade. Os critérios possibilitam uma analise quantitativa do grau de atratividade da oportunidade em relação ao mercado, questões de analise econômicas, vantagens competitivas, habilidade e experiências das pessoas envolvidas com o negócio. Não existe uma regra para definir se a oportunidade é boa ou ruim; mas, a partir desse dia, o empreendedor poderá tirar suas conclusões e continuar ou não á explorar a oportunidade Desejada.

Todo plano de negócios deve ser elaborado e utilizado seguindo algumas regras básicas, mas não estáticas, que permitem ao empreendedor utilizar sua criatividade ou bom senso enfatizando um ou outro aspecto que mais interessa o público alvo em questão. No caso das empresas que já se encontram em funcionamento, ele deve mostrar não apenas aonde a empresa quer chegar(situação futura), mas também em que ponto ela está no momento.

ANÁLISE DAS OPORTUNIDADES, FORÇAS E FRAQUEZAS (SWOT).

Uma maneira de representar a análise SWOT é pela construção de retângulo, dividido em quatro partes, em que as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças são colocadas separadamente em cada parte.

Com a análise SWOT definida a empresa poderá identificar seus fatores críticos de sucesso, que deverão ser o foco de atenção de sua gestão. Assim, os objetivos e metas podem ser definidos com mais precisão.[pic 3]

CONSIDERAÇÕES FINAIS

        Com base no que foi relado a cerca da entrevista e no planejamento do empreendimento citado, tivemos um aprendizado pessoal que foi impulsionado pela motivação, criatividade e iniciativa buscando a descoberta vocacional a percepção de oportunidades e a construção de um projeto de vida ideal.

        Buscar sucesso, lucros expansão de negócios, inovação, criatividade e ser um empreendedor. Trabalhar bem e de forma eficiente, sabendo identificar e avaliar as oportunidades, desenvolver um plano de negócio gerenciando empresas criadas e determinadas a captar os recursos necessários.

        

REFERÊNCIAS

DORNELAS, JCA. Empreendedorismo Transformando idéias e negócios. 5º edição, Rio de Janeiro, LCT 2015 (PLT 883).

Profª. Ma. Renata M. G. Dalpiaz – Tema 01: Processo Empreendedor.

ANEXOS

            QUESTIONÁRIO- Entrevista com um Empreendedor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com