TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Por:   •  22/11/2017  •  Dissertação  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

Curso de Tecnologia em Marketing

POLO: Vila Isabel

ACADÊMICO: Rodrigo Aparecido Pereira – RA: 0106022632

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina S. Aquino

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

RIO DE JANEIRO/ RJ

11/2017


ACADÊMICO: Rodrigo Aparecido Pereira – RA: 0106022632

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina S. Aquino

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Marketing               do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

RIO DE JANEIRO/ RJ

08/2017


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO         5

2.1        Levantamento de Campo – Descrição da organização        5

2.2        Levantamento de Campo – Descrição do serviço         6

2.3        Análise SWOT        7

2.4        Política socioambiental da organização        7

3        PROPOSTAS DE MELHORIAS         8

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        9

REFERENCIAS        10

ANEXOS        11


1  INTRODUÇÃO

       Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo detalhado sobre o restaurante Fada Madrinha. Ao longo dele iremos falar sobre questões pertinentes relacionadas ao empreendimento, pontos fortes e fracos, além de trazer uma breve história de como o restaurante foi criado e as ferramentas que são usadas para fidelizar e trazer ao cliente um custo benefício satisfatório. No final serão propostas ações de melhorias que visam trazer a empresa melhores resultados, seja na questão financeira como também na questão ambiental.

2  DESENVOLVIMENTO

O Fada Madrinha é um tradicional restaurante localizado na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de São Cristóvão. O bairro é cercado de pequenas e grandes empresas, dentre elas podemos citar as sedes da operadora de telefonia Tim, rádio Tupi e também a sede da transportadora de valores PROSSEGUR.

Apesar da grande variedade de locais para alimentação existentes nas redondezas, o restaurante Fada Madrinha é a escolha de vários funcionários. Seja pela qualidade da refeição, pelo preço atrativo ou por outros motivos que veremos a seguir.

2.1  Levantamento de Campo – Descrição da organização

O restaurante foi criado com o nome fantasia de “Fada Madrinha”, é uma empresa de sociedade limitada, do ramo alimentício que tem como razão social o nome “Fada Madrinha lanches e refeições LTDA”. Conversando com o proprietário foi descoberto que esse nome foi escolhido por se tratar de um nome que se diferencia dos demais restaurantes do bairro, restaurantes estes que sempre tem no nome algo relacionado à comida.

O Sr. Antônio Sebastião Macedo, proprietário do local, contou que estudou até o ensino médio, e tudo que sabe hoje sobre empreendedorismo aprendeu com seus pais e com um mini curso que fez no SEBRAE. Contou também que antigamente no local existia uma pastelaria que era gerida pela família, mas que com o passar do tempo e com as crescentes instalações de empresas no local seu pai decidiu por transformar a até então pastelaria em um restaurante. Mas que isso não alterou os princípios e valores do empreendimento, que são o de ter no restaurante um ambiente familiar e onde se pode realizar uma alimentação saudável pagando um preço justo.

Hoje é possível perceber que a aposta do pai do Sr. Antônio teve sucesso, pois o público alvo do local é exclusivamente composto pelos funcionários que trabalham nas empresas existentes nas adjacências e o restaurante fica sempre cheio, muitas vezes até com fila de clientes esperando para almoçar.

Um ponto negativo que foi observado é que o espaço reservado para alimentação é relativamente pequeno se comparado à demanda do bairro. Hoje, o salão tem a capacidade para comportar no máximo oitenta pessoas. Além do salão o restaurante ainda conta com banheiros, depósito para o estoque, a área da cozinha, do caixa e estacionamento. Porém, apesar desse fato negativo o local conta com uma boa infraestrutura de equipamentos, dentre eles podemos destacar: Fogão industrial, freezers, exaustor, geladeiras, processadores de alimentos, liquidificadores industriais, espremedores industriais para suco de frutas, utensílios de cozinha (panelas, talheres, pratos, botijões de gás, toalhas, porta-guardanapos) e balanças eletrônicas.

Atualmente a empresa conta com nove funcionários, sendo: um cozinheiro, três ajudantes de cozinha, um gerente de salão, uma caixa, duas garçonetes e uma auxiliar de limpeza.

Através de uma breve pesquisa em outros restaurantes do bairro foi observado que o aspecto principal que faz com que o Fada Madrinha tenha sucesso em seus resultados é o preço da refeição, que por sinal é muito abaixo do valor cobrado em outros estabelecimentos, porém, sem deixar de trazer qualidade no serviço prestado.

2.2  Levantamento de Campo – Descrição do serviço

O restaurante funciona na forma de self-service, onde o cliente tem diversas opções de alimentação e também direito a escolher um pedaço de carne. Diariamente é colocado a disposição das pessoas diversos tipos de saladas e legumes (alface, tomate, cenoura, pepino, agrião e beterraba), dois tipos de feijão (preto e carioca), um tipo de massa (geralmente macarrão), farofa e arroz branco. Além disso os cliente podem escolher um tipo de carne dentre quatro disponíveis (carne de frango, peixe, carne de porco e carne de boi).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (168.2 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com