TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Por:   •  8/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.726 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais

POLO: Joaçaba -SC

ACADÊMICO: Leovan Turcatto – RA: 6229909821

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina S. Aquino

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

JABORÁ, SANTA CATARINA

NOVEMBRO DE 2017


ACADÊMICO: Leovan Turcatto – RA: 6229909821

TUTOR A DISTÂNCIA: Ana Cristina S. Aquino

PROINTER II– RELATÓRIO FINAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

JABORÁ, SANTA CATARINA

NOVEMBRO DE 2017


RESUMO

A questão socioambiental se refere aos elementos ou problemas sociais que tem alguma relação com os elementos ou problemas ambientais. Esses tem sido uns dos dilemas que ocorrem nas empresas em todo mundo, podendo afetar seu desempenho frente aos clientes e concorrentes e também por acabar prejudicando o ambiente que está estabelecido. Por esses motivos foram criados meios para que as organizações seguissem um padrão socioambiental preestabelecido por meio de leis e normas, dentre elas está a ISO 14000, que visa a responsabilidade da empresa em buscar o equilíbrio e proteção ambiental. Mas nem sempre isso ocorre, muitos são os que não preocupam-se ou dão importância à isso, o que gera grande quantidade de poluição e vai continuar a afetar o mundo todo. Neste trabalho irá ser salientado uma pesquisa à campo em uma empresa, onde foi descrito alguns fatores sociais e ambientas e buscando identificar a importância socioambiental e apresentar algumas tarefas que são realizadas.

Palavras-Chave: Socioambiental. Sustentabilidade. ISO 14000. Empresa.

ABSTRCT

The socio-environmental issue refers to the elements or social problems that have some relation with the elements or environmental problems. These have been one of the dilemmas that occur in companies around the world, which can affect their performance against customers and competitors and also end up harming the environment that is established. For these reasons, organizations were created to follow a pre-established social and environmental standard through laws and standards, among which is ISO 14000, which aims at the company's responsibility to seek balance and environmental protection. But this does not always happen, many are those who do not care or give importance to it, which generates a lot of pollution and will continue to affect the whole world. In this work we will highlight a field research in a company, where we described some social and environmental factors and seeking to identify the socioenvironmental importance and present some tasks that are performed.

Keywords: Socio-environmental. Sustainability. ISO 14000. Company.


SUMÁRIO

1.        QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL        4

2.        LEVANTAMENTO DE CAMPO        5

2.1        ANALISE SOCIOAMBIENTAL        5

2.2        SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE        5

2.3        PROPOSTAS DE MELHORIAS        6

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERENCIAS        9


  1. QUESTÃO SOCIOAMBIENTAL

A questão socioambiental engloba a sociedade e a sustentabilidade, o que leva em conta a preservação do ambiente e a relação empresa/ comunidade buscando atender todas as expectativas propostas para satisfazer os clientes e as legislações ambientais.

Todas as empresas estão inseridas dentro de uma comunidade, existindo uma relação de interdependência, onde a empresa busca obter clientes e mão de obra da comunidade, que por sua vez pode ser um eventual gerador de lucro à empresa.

Assim as organizações vem buscado aumentar a satisfação da comunidade, tentando diminuir os transtornos que possam causar e também investir no crescimento das boas práticas que elas dispõem, o que pode gerar um maior contentamento e aprovação pela sociedade.


  1. LEVANTAMENTO DE CAMPO

Para este trabalho foi realizado uma pesquisa de campo com o Sr. Leandro C. Zenatti, proprietário da empresa Di Zenatti Estofados, atuante no ramo de estofados com cede em Jaborá/SC, com o objetivo de conhecê-la para a análise da sua política socioambiental.

  1. ANALISE SOCIOAMBIENTAL

Para a empresa destacada a importância socioambiental e reconhecida, mas não muito difundida em seu meio, sendo preciso um maior empenho de modo geral para conseguir alcançar alguns fatores que são necessários.

O proprietário, juntamente com sua esposa participam da entidade chamada de Lions Club International, sendo esse um dos maiores clubes de serviços sociais do mundo para ajuda de pessoas que necessitam de poio, realizando exames de vista e de saúde, apoio de hospitais oftalmológicos, distribuindo cestas básicas, dando apoio a entidades filantrópicas, cedendo ajuda em catástrofes e entre outros.

Também regulamente são realizados mutirões que englobam toda a empresa para a doação de sangue para o banco, se fazendo presente (em média) de 10 à 15 pessoas cada doação.

  1. SUSTENTABILIDADE E MEIO AMBIENTE

Com a sustentabilidade criou-se a necessidade das organizações se manterem conscientizadas sobre as questões ambientais e sociais do seu entorno, segundo o relatório de Brundtland, de 1987, sustentabilidade significa “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas”

Assim a empresa deve manter o foco em seu produto/serviço e também no meio ambiente, mantendo o equilíbrio e fazendo que os dois “caminhem” juntos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (180.7 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com