TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  8/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em Recursos Humanos

POLO: Piqueri

ACADÊMICO: Tuane de Abreu Camera Silva – RA: 2662270847

TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Vaz

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

SÃO PAULO, SP

04/2018


ACADÊMICO: Tuane de Abreu Camera Silva – RA: 2662270847

TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Vaz

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (PROINTER III). 

SÃO PAULO, SP

04/2018


RESUMO

O presente trabalho busca apresentar a necessidade atual da implantação de um setor específico de Recursos Humanos nas empresas de pequeno, médio e grande porte. Este departamento tem desempenho além das funções do departamento pessoal, que é  responsável pela parte burocrática, admissão e demissão, suporte administrativo e orientação aos colaboradores. O RH tem como objetivo, motivar, incentivar e manter o bem estar dos colaboradores dentro da organização, através de iniciativas motivacionais, programas de desenvolvimento e ações de conscientização quanto às boas práticas estabelecidas no código de ética da empresa.

Visando sempre à satisfação e motivação do capital humano de uma empresa, o departamento de Recursos Humanos utilizará anualmente para obter as perspectivas dos colaboradores uma pesquisa de clima organizacional. Esta pesquisa visa constatar as principais questões que geram a falta de motivação e consequentemente o não aproveitamento satisfatório das habilidades de cada colaborador. É imprescindível que atualmente as empresas entendam a importância do investimento no capital humano. Pessoas motivadas usam seus conhecimentos, habilidades e atitudes em prol do crescimento da empresa. A partir do trabalho executado com excelência caberá ainda ao departamento de Recursos Humanos desenvolver um plano de cargos e salários embasado na política salarial da empresa, este estimulará ainda mais o crescimento e satisfação dos colaboradores que são o alicerce para o sucesso de qualquer organização.

Palavras-Chave: Recursos Humanos. Colaborador. Motivação.


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH        5

3        CONSIDERAÇÕES        7

REFERÊNCIAS        8


  1.  INTRODUÇÃO

O objetivo principal deste trabalho é explicitar a necessidade atual que todas as empresas, dos mais distintos seguimentos e tamanhos, têm de criar um departamento específico de Recursos Humanos. Quando falamos na criação de uma equipe de RH, estamos falando além do departamento de pessoal, parte importante, mas simplesmente burocrática, responsável, por exemplo, pela admissão e demissão de colaboradores.

Atualmente o setor de Recursos Humanos precisa agir estrategicamente, prevendo a necessidades de recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de cada colaborador, realizando ainda a retenção dos talentos absorvidos através de programas de incentivo, qualificação e de avaliação, remunerando adequadamente estes funcionários de acordo com suas funções e cargos, os quais foram previamente estabelecidos e detalhados na fase de atração de candidatos.

Esta atual gestão de pessoas visa, sobretudo, à valorização dos profissionais e do ser humano, principal diferença do modelo anterior, onde o RH era conhecido apenas como o departamento que fechava o cartão de ponto e respondia pela folha de pagamento dos funcionários. O intuito da atual gestão de pessoas, por parte do RH, é apresentar um diferencial competitivo para as organizações que invistam neste tipo de planejamento, haja vista que, este setor, quando bem estruturado em uma organização, trata de quase tudo que se refere às pessoas que ali trabalham.

Deste modo, através das verificações realizadas quanto a real necessidade da implantação de um setor de RH, em qualquer empresa de pequeno, médio e grande porte que almeje o sucesso organizacional, tendo este estudo como objetivo demonstrar o entendimento pertinente a área de RH, ressaltando sua aplicabilidade e ratificando a importância deste setor para a excelência, crescimento e fortalecimento da empresa no mercado atual.

Esta pesquisa fora desenvolvida utilizando os conhecimentos adquiridos dentro do curso de “Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos”.

 

  1. RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH

A empresa escolhida para realização deste trabalho foi a Bunker Brasil Blindage, empresa de blindagem residencial e automotiva situada em Lauro de Freitas/BA. A Bunker tem a cultura de reconhecer a importância do capital humano no crescimento da empresa, entretanto, ainda não realizou a implantação de um setor específico de Recursos Humanos. Sua missão é atender e superar as expectativas dos seus clientes e para isso, trabalham com ética, respeito, transparência, honestidade e credibilidade em todos os âmbitos. A visão é alcançar o patamar de um modelo de organização de excelência no mercado.

Os diretores da Bunker, Julius Camera e Reinaldo Pinto chegaram à conclusão de que, para alcançar o sucesso almejado, é imprescindível que contem com o departamento de Recursos Humanos e que este será essencial para o crescimento sustentável da empresa, uma vez que está diretamente ligada a manutenção da motivação do capital intelectual, sendo este o coração de uma empresa. Quando questionados sobre a razão pela qual, apesar de haver a intenção da implantação do setor de RH, este ainda não havia sido inserido na organização, os diretores da Bunker informaram que há uma preocupação com a questão financeira, visto que para uma empresa que ainda esta se consolidando no mercado, é realmente difícil montar e manter uma área de recursos humanos, entretanto fora esclarecido que a empresa pode e deve se inspirar em métodos utilizados em grandes corporações e replicá-las, de acordo com a sua realidade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (126.4 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com