TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.344 Palavras (6 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE UNIDERP

Curso de Tecnologia em RECURSOS HUMANOS

POLO: São José do Rio Preto

ACADÊMICO: Isis Condi Salsman Ferreira – RA: 5372732202

TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Vaz

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

MAIO/2018


ACADÊMICO: Isis Condi Salsman Ferreira – RA: 5372732202

TUTOR A DISTÂNCIA: Diego Vaz

PROINTER III– RELATÓRIO PARCIAL

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Recursos Humanos do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Prointer – Projeto Interdisciplinar.

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP

MAIO/2018


  1. SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        RELATÓRIO DA IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH        5

3        PESQUISA DE CAMPO        6

4        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERENCIAS        9


  1. INTRODUÇÃO

Com a evolução das tecnologias e aumento das concorrências, as empresas começaram a perceber que o capital humano é peça fundamental para o crescimento. Durante a revolução industrial, o principal setor da empresa era o tecnológico, com a ideia de que o trabalhador ficava em segundo plano quando se tratava de produção, mas atualmente, o principal ativo nas organizações, são as pessoas e a tendência é a valorização das mesmas. Hoje em dia o capital intelectual é considerado o “bem mais precioso” nas organizações.

Para Edvinsson e Malone (1998) “a inteligência humana e os recursos intelectuais constituem os ativos mais valiosos de qualquer empresa“

Segundo Lacombe e Tonellim (2001), essa evolução na forma de olhar o capital humano foi necessária para acompanhar as mudanças de mercado nos últimos anos, com isso o setor de Recursos Humanos começou a apresentar maior visibilidade.

O setor de recursos humanos está cada vez mais presente nas empresas, inclusive nas de pequeno e médio porte, pois os gestores percebem a relevância e o diferencial que o setor trás para a empresa. O setor de RH desenvolve muitas atividades, entre elas está a área de recrutamento e seleção. Para Rothmann e Cooper (2009) explicam que o recrutamento e seleção é o processo que visa atrair candidatos adequados que “são aqueles que possuem características requeridas que permitirão que eles tenham um desempenho satisfatório no cargo especifico”. Há também outro subsistema muito importante, o plano de desenvolvimento dos colaboradores, que auxilia a adequar o conhecimento e as habilidades às necessidades da empresa. O RH deve avaliar as necessidades da empresa, considerando os objetivos, recursos e limitações.

Para iniciar o relatório foi realizada uma entrevista com as gestoras de uma pequena empresa, a qual ainda não possui o setor de recursos humanos, com o objetivo de implantar esse departamento na organização. Com os resultados dessa pesquisa, espera-se aprofundar o entendimento do tema, contribuir com o desenvolvimento da organização e dos profissionais envolvidos, além de pesquisar possibilidades e desafios para a implantação do setor de RH.

  1. RELATÓRIO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RH
  2. A pesquisa de campo foi realizada no mês de Março de 2018 em uma empresa de pequeno porte do segmento de Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios localizada na cidade de São José do Rio Preto/SP, que atua no mercado há, aproximadamente, dois anos e possui 10 colaboradores. A empresa foi criada por duas sócias-proprietárias, as quais não atuavam na área. As sócias criaram a empresa com o intuito de oferecer produtos com diferencial e começar a produção da própria marca, focando na satisfação dos clientes. Para identificar como a implantação do setor de Recursos Humanos é percebida pelas sócias, elaborei um questionário, onde elas irão responder as perguntas para melhor entendimento. O questionário foi elaborado com as seguintes questões:
  1. O que o setor de Recursos Humanos compreende?
  2. Qual é o papel da área de Recursos Humanos?
  3. Qual a relevância desse departamento para sua empresa?
  4. O setor de Recursos humanos pode contribuir com o crescimento da sua empresa? De que forma?
  5. Você pretende implantar o setor na sua empresa?
  1. PESQUISA DE CAMPO
  2. Foi realizada uma visita a empresa com o objetivo de compreender o ramo de atuação, o funcionamento da organização e para coletar as respostas para o questionário elaborado. A partir das respostas das entrevistadas, foi elaborada uma tabela, onde poderei identificar a percepção das sócias sobre a implantação do setor de Recursos Humanos e compará-las aos resultados esperados.
  1. Questões
  1. Resultados Esperados
  1. Resultados Encontrados
  1. O que o setor de Recursos Humanos compreende?
  1. Definição de Recursos Humanos
  1. Acompanhamento da Gestão
  2. Funções Administrativas.
  1. Qual é o papel da área de Recursos Humanos?
  1. Visão estratégica de RH
  1. Suporte aos colaboradores;
  2. Funções Operacionais;
  3. Recrutamento e seleção.
  1. Qual a relevância desse departamento para sua empresa?
  1. Impulsiona para a competitividade de mercado.
  1. Desenvolvimento da empresa;
  2. Qualidade e competitividade.
  1. O setor de Recursos humanos pode contribuir com o crescimento da sua empresa? De que forma
  1. Suporte a gestão e a funcionários.
  1. Sim, pode contribuir;
  2. Equipe motivada.
  1. Você pretende implantar o setor na sua empresa?
  1. Implantar setor o quanto antes visando o desenvolvimento da empresa
  1. Sim, pretendo implantar;
  2. Demanda investimento financeiro.
  1. Tabela 1
  2. As entrevistas demonstraram que para as sócias, a visão de recursos humanos está associada ao processo de recrutamento e seleção, elas consideram o setor importante para a organização e citam como uma área que pode agregar valores como qualidade e competitividade. A gestão de competitividade, segundo Albuquerque (1992), tornou-se imperativa nos tempos atuais, inserindo-se principalmente, na administração das empresas. As duas entrevistadas almejam implantar o departamento de Recursos Humanos, mas se preocupam com o investimento financeiro que isso irá gerar. Oliveira (2010) refere-se a essa questão e explica que as empresas ainda associam o RH com gastos, o que as faz considerar outros setores como mais lucrativos nesse momento de expansão. Com essa preocupação, é necessário conscientizar as sócias de que uma empresa de pequeno porte pode utilizar, muitas vezes, recursos internos, sem utilizar procedimentos sofisticados, mas sim um planejamento visando as necessidades e o desenvolvimento da organização.
  3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Conforme os resultados obtidos, o setor de Recursos Humanos é considerado muito importante para a organização e existe a intenção de implantar o RH, porém há a preocupação do investimento financeiro. Como desafio, constatou-se que o planejamento de carreira, visando o desenvolvimento dos funcionários é um fator a ser enfrentado pelo setor de RH.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (101.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com