TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM EMPRESA PRIVADA E SUA APLICABILIDADE

Por:   •  31/5/2017  •  Artigo  •  2.773 Palavras (12 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE NAVIRAÍ-MS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS

                      UNILSON BARRETO MORALLES - RA 2902286573

(outros acadêmicos)

                     

        

PROJETO INTERDISCIPLINAR - PROINTER III:

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS EM EMPRESA PRIVADA E SUA APLICABILIDADE

(RELATÓRIO FINAL)

PROFESSOR-TUTOR

 (Nome)

Naviraí - MS

2017

[pic 2]

ANHAGUERA EDUCACIONAL S.A. – POLÓ DE NAVIRAI/MS

CURSO SUPERIOR EM TECNOLOGIA E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA (PROINTER III)

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SETOR DE RECURSOS HUMANOS NA EMPRESA GOD IS HERE[1] E SUA APLICABILIDADE

(RELATÓRIO FINAL)

Projeto Interdisciplinar (Relatório Final) apresentado como requisito do curso de Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos Universidade Anhanguera Uniderp, Pólo Naviraí/MS, sob a orientação do Tutor (Nome).

Naviraí – MS

2017

                                                            SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO........................................................................................................2

2 NECESSIDADES PRIMARIAS A SEREM TRABALHADAS.............................3

3 CRONOGRAMA DE APLICAÇÃO.......................................................................4

4 POLÍTICA DE ADMISSÃO: Do recrutamento à seleção........................................5

5 POLÍTICA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO...............................7

6 PLANO DE RECONPENSAS E BENEFÍCIOS.....................................................8

7 POLÍCIA DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO...................................9

8 POLÍTICA DE DEMISSÃO...................................................................................10

9 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................12

10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................13

        

 



RESUMO

Para o desenvolvimento de uma organização é necessário a mão de obra humana, quase em todo tipo de atividade industrial. A implantação de um setor responsável por gerir os recursos humanos é mais que necessária para o fluxo organizacional da empresa e de sua produção. Assim, esse trabalho versa acerca das necessidades e dos passos básicos a serem tomados, no caso, pela empresa God is Here nesta implantação.


1 INTRODUÇÃO

Este trabalho trata-se de um projeto de implantação do setor de recursos humanos na empresa God is Here, visando a sua aplicabilidade na área de recurso pessoal. A empresa God is Here trabalha há cerca de cinco anos no mercado da nutrição animal, buscando sempre desenvolver tecnologias capazes de suprir cada vez mais as necessidades de seus consumidores.

A empresa conta com a mão de obra de 500 (quinhentos) colaboradores e, devido à ausência de setor de recursos humanos, vem sofrendo com déficits na produção. O mesmo setor que administra a empresa, suas finanças e compras é o responsável pela gestão dos recursos humanos, o que a prejudica, uma vez que este detém quantia significativa de responsabilidades, deixando muitas vezes de lado o trabalho inerente à gestão de pessoal.

Assim, este trabalho tem o intuito de apresentar um projeto de implantação do setor de recursos humanos na empresa God is Here, bem como demonstrar a sua aplicabilidade.

Salienta-se que presente é elaborado a partir da criação de uma empresa fictícia, criada com base em padrões de empresas que passam por este tipo de deficiência, em outras palavras, ausência de setor de recursos humanos, bem como com arrimo nas obras da respectiva literatura.


2 NECESSIDADES PRIMARIAS A SEREM TRABALHADAS

De início, diante da ausência de setor responsável pelos recursos humanos, será necessário o desenvolvimento e a criação de  um meio de gerenciamento participativo, adaptando o método utilizado para o mais adequado, por meio de grupo de gestão dotado de treinamento e habilidade. Ainda, este deve ser composto de representantes de todos os setores e áreas da empresa, a fim de trabalharem de acordo com as realidades e experiências de cada um. Além disso, deverá pautado nos princípios da melhoria contínua, planejamento, delegação e treinamento, a fim de estabelecer o envolvimento e a participação dos colaboradores, em busca de maior comprometimento e motivação da equipe. 

Por conseguinte, será preciso delegar ao grupo gestor o espírito do planejamento como ferramenta em todas as atividades da empresa, seja qual for a natureza, objetivando evitar ações não preparadas, que geram altos custos, desperdícios e déficits de toda espécie.

 Também será importante o monitoramento contínuo do ambiente interno e externo da empresa, anotando, analisando e adotando medidas para todas as questões e desperdícios, avaliando periodicamente a organização interna e a satisfação dos consumidores, garantindo, assim, o ininterrupto aprimoramento de procedimentos, como implicação de seus produtos ou serviços.

 Posteriormente será crucial abandonar a informalidade, partindo de um meio sistemático para a solução de questões, meio este mais prático e solene para tanto. O atual mercado não mais comporta a gestão de uma empresa por meio de decisões informais uma vez que isto contribui para a perda de competitividade, do mesmo modo uma administração que exige velocidade, agilidade, competência e assertividade. Este desafio poderá ser obtido através de um contínuo aperfeiçoamento e com a prática da gestão participativa, exemplo: planejamento de elogios e repreensões que constitui uma técnica simples e motivacional muito pouco utilizada pelos empresários. Segundo Marras, treinamento é um processo de assimilação cultural há curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente a execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho (2009, p. 145).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (69.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com