TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - PROINTER IV

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.713 Palavras (15 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

                     ANHANGUERA EDUCACIONAL

GUARULHOS

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - PROINTER IV

RELATÓRIO PARCIAL

GUARULHOS

2018

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS - PROINTER IV

RELATÓRIO PARCIAL

Projeto Interdisciplinar apresentado ao curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera como requisito parcial à obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia.

Tutora Eletrônica:

Tutor(a) de Sala: 

GUARULHOS

2018

Sumário[pic 2]

1 INTRODUÇÃO        4

2 PESQUISA        6

2.1 REMUNERAÇÃO        6

2.2 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO................................................... 7

2.3 EDUCAÇÃO CORPORATIVA        8

2.4 GESTÃO DE PESSOAS        9

2.5 GESTÃO DO CONHECIMENTO        12

3 LEVANTAMENTO DE CAMPO        14

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS        17

 REFERÊNCIAS        18

        


  1. INTRODUÇÃO

 A realização do Diagnóstico Organizacional da empresa do ramo de tubos e conexões é suma importância pois é através dele que poderemos apurar os pontos fortes e fracos. Para iniciarmos, realizaremos uma entrevista com o gestor da área de recursos humanos para entender o nível de conhecimento das pessoas da organização apurando através daí, as necessidades de treinamento e desenvolvimento de cada setor para que, com tais informações em mãos, possamos elaborar um plano de ação para implementar no setor de RH a Administração de Cargos, Salários e Benefícios que atualmente não existe na empresa.

Como toda empresa a organização precisa das pessoas certas, com a competência adequada e na hora certa e para isso, faz-se necessário um bom sistema de recrutamento e seleção, um plano de cargos e salários, um plano de benefícios atrativo. O conjunto dessas ações se torna uma ferramenta bastante eficaz para equilibrar salários, fazendo com que as práticas salariais exercidas pela organização se tornem compatíveis com o mercado e seu segmento de atuação.

A empresa TUBOFORTE está localizada na cidade de São Paulo, atuando no comércio de tubos e conexões desde 1980, sendo uma empresa familiar onde a gestão sempre foi transferida de pai para filhos e atualmente a organização conta com 30 colaboradores. A TUBOFORTE tem como Missão, Visão e Valores os seguintes conceitos:

Missão: levar através de inovação e tecnologia os melhores produtos em tubos e conexões, visando segurança e qualidade dos produtos para garantir a satisfação de seus clientes;

Visão: obter e manter o reconhecimento de seus clientes e da sociedade por ser uma empresa que atende de forma direcionada e específica as necessidades de todos que buscam sua qualidade;

Valores: clareza em suas negociações, respeitar sempre as pessoas independente de qual seja o tipo de relação comercial estabelecida, honestidade e ética em todas as transações estabelecidas tanto junto aos seus clientes, fornecedores e a comunidade em geral.

  1. PESQUISA

Para realização do trabalho foi feita uma pesquisa bibliográfica abordando os conceitos de diversos tópicos pertinentes a área de Recursos Humanos, são eles:

  1.  Remuneração

Remuneração é a soma do salário base acrescido de outros valores e vantagens recebidas pelos empregados tais como: horas extras, adicionais diversos, comissões, gratificações, diárias de viagem, a remuneração indica efetivamente a totalidade dos ganhos recebidos pelos empregados. A remuneração pode ser fixa, que é toda aquela que engloba salários mensal e benefícios ou variável que é aquela que, além dos valores fixos ainda incluem valores pagos a título de PLR, bonificação por atingimento de metas, comissões, participações acionárias entre outras.

Remuneração engloba muito mais que o salário e atualmente podemos listar dentre as mais utilizadas a Remuneração Funcional que é uma das mais tradicionais, também conhecida como Plano de Cargos e Salários. O Plano de Cargos e Salários é um mecanismo onde estabelecemos regras para administrarmos de uma melhor maneira os salários pagos aos colaboradores da organização, esse plano tem como objetivo informar a todos da empresa as responsabilidades e os deveres de cada cargo, definindo internamente as políticas salariais da empresa. Para a administração desse sistema é necessário compor documentos para a obtenção das seguintes informações: Descrição de Cargos, Avaliação de Cargos, Faixas Salariais, Política para Administração dos Salários e Pesquisa Salarial.

Para que o Plano de Cargos e Salários funcione é necessário que haja a definição de remuneração adequada de cada função e que essa função seja descrita de forma justa, fazendo com que a empresa seja estimada no que diz respeito à remuneração com salários competitivos e colaboradores motivados, até porque o gasto com os colaboradores deve sempre ser considerado como investimento, pelo fato de se obter como retorno disso qualidade nos produtos e serviços além de manter-se o bem estar na organização.

Para uma boa administração do Plano de Cargos e Salários devemos citar a Pesquisa Salarial, essa pesquisa irá nos ajudar a verificar o comportamento do setor de atuação da organização, auxiliando o setor de RH a alinhar valores de remuneração da empresa com o mercado, servindo como referência à empresa para verificação de seus valores, avaliando assim se o que está sendo praticado pela organização é atrativo e competitivo ou se precisarão de ajustes na política salarial utilizados pela empresa.

  1.  Treinamento e Desenvolvimento

O treinamento envolve a transmissão de conhecimentos específicos relativos ao trabalho, atitudes frente a aspectos da organização, da tarefa e do ambiente e desenvolvimento de habilidades tendo muitas definições, YODER (1956) considera o treinamento como um meio para desenvolver a força de trabalho dentro dos cargos ocupados, já WAITE (1952) interpreta o termo de maneira mais ampla, considerando o treinamento para um adequado desempenho no cargo e estendendo para uma nivelação intelectual através da educação geral. www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/conteudo/conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.3 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (47.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com