TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER IV)

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.164 Palavras (9 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM   RECURSOS HUMANOS

POLO: TAGUATINGA – BRASÍLIA – DF

Andreia Roberto Sousa – RA: 3102306068

Edcleia Fernandes Moreira – RA: 3053950389

Francisca Jussara Leite Pontes – RA: 3071204753

Leiliane Freitas da Silva de Souza – RA: 3074236289

Kelly Costa Rodrigues da Silva iino – RA: 3074236834

RELATÓRIO PARCIAL

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS (PROINTER IV)

TUTOR (A) A DISTÂNCIA: ADRIANA BARBOSA

TUTOR (A) PRESENCIAL: NAIA GARGITTER

BRASÍLIA/DF

2017.1

  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo apresentar um diagnóstico organizacional realizado na empresa Via Varejo S.A, focado na área de recursos humanos, conceituando remuneração, treinamento e desenvolvimento, educação corporativa, gestão de pessoas, aprendizagem organizacional.

Para conseguir as informações obtidas neste trabalho entrevistamos a Supervisora de Recursos Humanos do Centro de Distribuição de Hidrolândia.

A Via Varejo é a empresa responsável pela administração de duas gigantes do varejo brasileiro são elas Casas Bahia e Ponto Frio. Ela está presente em mais de 400 munícipios, 20 Estados e o Distrito Federal, com mais de 900 lojas, 26 Centros de Distribuição, e cerca de 60 mil colaboradores. A sede administrativa está situada em São Caetano do Sul, na grande São Paulo.

A razão social Via Varejo foi adotada em fevereiro de 2012 após o Grupo Pão de Açúcar adquirir o Ponto Frio e no ano seguinte adquirir também as Casas Bahia da família Klein, mas as duas marcas controladas pela empresa já estão no mercado há mais de 50 anos. As Casas Bahia foi fundada pelo Sr. Samuel Klein em São Caetano do Sul no ano de 1952, já o Ponto Frio foi fundado em 1946 no Rio de Janeiro pelo Sr. Alfredo Monteverde.

A empresa tem como missão realizar os sonhos de seus consumidores, oferecendo acesso facilitado ao crédito e trabalhando com um modelo de gestão focado na simplicidade, no respeito e na dedicação total aos colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Neste trabalho iremos apresentar de forma sucinta um diagnóstico organizacional, a aplicação dos conceitos relacionados à gestão de recursos humanos, utilizando de levantamento de campo realizado na empresa Via Varejo, um pequeno histórico da mesma além de uma proposta de inovação para a área de Gestão de Recursos Humanos.

O Objetivo deste trabalho é de demonstrar o diagnóstico organizacional da gestão de recursos humanos, pontuando política de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, Educação corporativa, aprendizagem organizacional e gestão de pessoas.

  1. CONCEITOS

Iniciamos o trabalho pelos conceitos, onde iremos falar sobre remuneração, tipo de remuneração, benefícios, plano de cargos e salários, conceitos e objetivos da pesquisa salarial, treinamento e desenvolvimento de pessoas, educação corporativa, gestão de pessoas.

No dicionário, remuneração significa recompensar, premiar; pagar salários, honorários etc. É uma troca entre empregado e empregador, onde o empregado dispõe de sua mão-de-obra, para receber em troca uma recompensa, a remuneração. Remuneração vai além de ser simplesmente dinheiro. 

De acordo com Joaquim Carlos Lourenço, em artigo para o portal Âmbito Jurídico, entre os principais tipos de remuneração podemos citar: remuneração funcional; salário indireto; remuneração por habilidades; remuneração por competências; remuneração variável; participação acionária; e por alternativas criativas. 

O termo benefício se refere a um elemento, produto ou serviço dado a uma pessoa para seu bem. O benefício pode ter dimensões concretas (por exemplo, um pagamento em dinheiro) ou também ser abstrato (por exemplo, quando se dá benefício ou prioridade de palavra a uma pessoa antes que a outra). A palavra benefício envolve sempre algum tipo de bem, que pode ser mais ou menos desinteressado, mas que procura melhorar a qualidade de vida de quem o recebe.

A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais” (Quartiero & Cerny, 2005, p.24).

A aprendizagem organizacional é o alcance de novos conhecimentos de forma variável e constante sob as dinâmicas e demandas empresariais, seja de maneira direta ou indireta, seja ela dentro ou fora das empresas.

  1. Levantamento de Campo

A Via Varejo tem o departamento de recursos humanos tem a gerência nacional, localizado na região de São Caetano do Sul em São Paulo, com polos regionais localizados nos Centros de Distribuição e Lojas de cada estado. No caso deste trabalho as informações foram levantadas junto ao RH que está localizado no Centro de Distribuição (CD) de Hidrolândia - GO, onde a empresa tem duas pessoas responsáveis pelo departamento de recursos humanos uma Supervisora de Recursos Humanos e um Analista.

        A companhia realiza constantemente treinamentos para seus colaboradores, os treinamentos realizados pela empresa são divididos em presenciais realizados in loco, e virtuais sempre buscando o desenvolvimento individual dos colaboradores, a empresa busca também desenvolver novos líderes fornecendo treinamentos específicos na área de gestão.

        O diagnóstico é realizado por meio de pesquisas de clima, análises de indicadores de desempenho, avaliações e feedbacks individuais dos colaboradores, sempre com o objetivo de planejar o melhor treinamento para cada perfil.

        Os planejamentos dos treinamentos são realizados através de reuniões dos gestores de RH e gestores de cada área, sempre desenvolvendo um plano de ação, com calendário definido, perfil dos colaboradores participantes, responsáveis por aplicar o treinamento, normalmente a ferramenta usada para criar este plano de ação é o 5W2H a diretoria exige um acompanhamento rígido de todas as ações colocadas no plano de ação.

        A empresa utiliza de algumas técnicas de treinamento para obter o melhor aproveitamento do colaborador, algumas são: instrução assistida por computador, Treinamentos em tarefas, integração, estudo de caso e Treinamento no local. O que define a escolha da técnica é a demanda e o tipo de treinamento a ser executado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com