TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR – NOVOS RUMOS DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  6/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

PROJETO INTERDISCIPLINAR 2 – NOVOS RUMOS DA ADMINISTRAÇÃO

DESAFIO: CONHECIMENTO

São Bernardo do Campo

2020

SUMÁRIO

1. Diagnóstico e Hipótese:...................................................................................03

(a) Descrição do desafio escolhido.................................................................03

(b) Identificação dos motivos gerados do desafio escolhido...........................05

2. Investigação:...................................................................................................07

(c) Apresentação de soluções ao deságio escolhido......................................07

1. Diagnóstico e Hipótese

(a) Descrição do desafio escolhido

A era da informação ou a era digital, como alguns preferem chamar, é o período de grandes avanços tecnológicos que surgiram da difusão de meios de comunicação e conteúdo instrumentalizados pela informática e pela internet.

A amplitude da capacidade de armazenamento e memorização de informações, dados e formas de conhecimento é o que se destaca na era da informação.

A possibilidade de repensar produtos, processos, técnicas, entre outros, modificou a forma das empresas se relacionarem com seus clientes, funcionários e stakholders.

A escolha do desafio da “economia do conhecimento” tem como objetivo tentar fazer um contraponto a era da informação, pois a fonte primária de conhecimento sempre será o ser humano.

A economia do conhecimento tem como objetivo gerar riquezas através da incorporação de inovações tecnológicas como prática de desenvolvimento.

Os desafios são constantes, pois a cada dia o desenvolvimento tecnológico mostra inexistir limites para a criação de novos conhecimentos fazendo a disruptura de mercados solidificados.

O Autor Chiavenato traz em seu artigo que a nova economia baseada no conhecimento traz a integração de tecnologia e inovação em produtos e serviços, contudo, o conhecimento é criado por pessoas.

O presente trabalho tem como objetivo trazer hipóteses de solução a esta angustiante questão. Como administrar empresas que constantemente sofrem contingências externas e necessitam se adequar rapidamente a modernidade e aos novos concorrentes que nem sempre atuam no seu seguimento de mercado, mas que convertem seus clientes para um novo produto.

O Autor afirma que o conhecimento é criado por pessoas, porém, será que a inteligência artificial não será capaz de gerar conhecimento com base em informações e dados captados sobre determinado assunto ou negócio?

O objetivo do presente trabalho não será exaurir o tema ou abordar todas as questões inerentes a complexa situação, contudo, seus autores tentarão trazer questões relevantes ao enfrentamento do tema.

(b) Identificação dos fatos geradores do desafio escolhido

Os desafios trazidos pelos tortuosos caminhos da administração no futuro com a economia do conhecimento não são poucos e muito menos simples.

Como transformar uma empresa ou uma economia sólida se constantemente surgem novas empresas e produtos que criam uma disruptura do mercado?

O ciclo de vida de uma empresa foi reduzido significativamente na era da informação.

Atualmente temos grandes empresas que atuam em determinado seguimento do mercado, mas que não possui um só ativo necessário para explorar respectivo ramo, como o Uber, Airbnb, etc.

O Uber é a maior empresa de transportes do mundo, mas que não possui um só veículo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (43.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com