TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO QUALIDADE DA GESTÃO

Por:   •  4/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.409 Palavras (14 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DE MACAPÁ

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

 CARLOS ALBERTO SAMPAYO DE BRITO NUNES

PLANO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

MACAPÁ – AMAPÁ

2013

PLANO DE ESTÁGIO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

APRESENTAÇÃO

        O Estágio Supervisionado do Curso de Educação Física da Faculdade de Macapá FAMA é uma atividade curricular obrigatória que ocorre no período letivo escolar e que integra as disciplinas do Núcleo Específico Profissional. Caracteriza-se como uma forma de inserção do aluno no espaço escolar-operacional, com objetivo de capacitá-lo e estabelecer referências para o trabalho na escola através do aprendizado teórico-prático, mediante a supervisão sistemática dos docentes de educação física do curso da Fama e por profissionais de campo.

        A concepção de estágio adotada pela Faculdade de Macapá - FAMA é de eixo integrador da totalidade do currículo pleno que busca articular dialeticamente teoria e prática ao longo do curso.

I – Fundamentos Legais

        A atividade de estágio curricular tem fundamento na Lei 6.494 de 07 de dezembro de 1977, que dispõe sobre os estágios de estudantes do ensino superior e ensino profissionalizante do 2º grau e supletivo e do Decreto nº 87.497 de 18 de agosto de 1982 “considera-se estágio curricular, para efeito deste Decreto, as atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionada ao estudante pela participação em situações reais de vida e trabalho de seu meio, sendo realizada na responsabilidade da instituição de ensino” (art. 2º).

        Este plano de estágio supervisionado em Educação Física tem como referência específica a Lei 9.696 de 01 de setembro de 1998, que regula a profissão, o Código de Ética Profissional (Resolução CONFEF nº 056 de 18 de agosto de 2003) e as Diretrizes Curriculares.

II - Estágio Supervisionado em Educação Física

        O estágio supervisionado é um aprendizado teórico-prático, no qual o aluno exercita as dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa adquiridas durante a formação acadêmica devendo desenvolver um conjunto de competências e habilidades aprovadas pelas diretrizes curriculares. Dessa forma, o estágio supervisionado efetiva como proposta a aproximação do aluno com a realidade na qual irá atuar, vivenciando situações reais de trabalho no seu campo profissional.

        A supervisão de estágio é feita pelo professor supervisor (supervisor acadêmico) e pelo profissional do campo (supervisor local), através da reflexão, acompanhamento, sistematização e análise com base em planos de estágio elaborados em conjunto entre o aluno e o supervisor do campo de estágio.

2.1. Objetivo

        O Estágio Supervisionado tem por objetivo oportunizar ao discente a integração dos conhecimentos teóricos com a prática cotidiana, identificando problemas organizacionais, equacionando-os através da transposição dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas para uma situação prática, bem como a observação e análise destas situações que poderão servir de base para a teorização, elaborando e executando propostas de ações articuladas com escolas, empresas, órgãos públicos e a sociedade em geral.

2.2. Carga Horária:

        A carga horária destinada ao estágio supervisionado é de 400 horas, ou seja, o correspondente a 13,24% da carga horária do curso (3.020 horas) de acordo com as diretrizes curriculares.

        Essa carga horária está distribuída em três semestres previstos na grade curricular do curso, organizados em três níveis:

Estágio I: 140 horas

Estágio II: 140 horas

Estágio III: 120 horas

III - Recursos Materiais/Financeiros

Os recursos materiais são a infra-estrutura e os materiais da Faculdade colocados à disposição do estagiário que necessitarem;

Os recursos financeiros, necessários ao cumprimento da programação da disciplina que extrapolem as disponibilizadas, serão de responsabilidade do estagiário e as despesas referentes à Coordenação do Curso Educação Física serão realizadas pelo orçamento financeiro aprovado semestralmente.

IV - Conteúdo Programático dos Estágios I, II e III

        O (a) aluno (a) que ingressa na etapa de estágio vivencia gradativamente os seguintes passos necessários ao conhecimento e a intervenção escolar:

Oportunizar ao discente a vivência de situações reais da vida profissional que lhe permita, sobretudo, a integração dos conhecimentos teórico-práticos, aliado a experiência pessoal, pelo processo contínuo de ação-reflexão-ação;

Viabilizar ao discente sua auto-afirmação diante da possibilidade de identificar-se profissionalmente e de pré-avaliar a sua capacidade profissional;

Viabilizar a realimentação do ensino, proporcionando ao discente oportunidade de rever posições teóricas quanto à prática profissional em sua relação com a sociedade;

Observação e conhecimento da realidade institucional: por observação entende-se o processo de planejamento sistemático com a utilização dos sentidos, para o conhecimento da realidade da prática profissional e as expressões das ações escolares nela presente;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.3 Kb)   pdf (228.3 Kb)   docx (97.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com