TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

LICENCIATURA EM FÍSICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

THIAGO ARRUDA SILVA

RA: 1912287

POLO RECIFE

2020

        Durante observação na Escola Municipal Monsenhor Fabrício foram constatados diversos problemas, que com ajuda da comunidade poderiam ser resolvidos. Dentre os vários problemas o que se destaca é a falta de participação dos pais nas atividades escolares e a falta de interesse da escola em buscar essa interação com a comunidade.

        Quando há uma boa interação entre a comunidade escolar, há também uma consequente melhora nos níveis de satisfação dos pais e nas ações dos alunos, em que cada parte consegue contribuir com o seu melhor para a evolução conjunta dos processos da instituição. Nomear um representante da comunidade, que possa participar de reuniões e ajudar nas tomadas de decisões em nome da comunidade.

        Festas e eventos que integram a comunidade escolar. A interação dos pais e familiares nos eventos da escola tem sido um dos mais bem-sucedidos meios para construção dos laços. Em vez de um ambiente de cobranças e de medição de desempenhos, a instituição oferece uma forma leve e divertida de trazer a família para participar da escola. Extensões dos eventos podem servir para integrar ainda mais aqueles que têm interesse e disponibilidade. A instituição pode oferecer, por exemplo, a chance de os pais ajudarem na organização, na preparação ou na decoração de festas e eventos dentro da escola.

        Envolver os responsáveis nas programações pedagógicas. Esse cuidado estimula a família a se envolver e passar a trabalhar em prol dos objetivos educacionais. Saem todos ganhando: a escola, que garante o alinhamento com as suas propostas também em casa, e os alunos, que se sentem mais seguros ao perceber que os seus pais estão envolvidos na sua vida acadêmica.

        Ter uma maior interação entre os gestores e a comunidade, estreitando o relacionamento escola e família. A busca pela participação da comunidade deve partir da gestão escolar, que assumindo o papel pedagógico deve levar em consideração que sua responsabilidade não é apenas com os alunos e sim com a sociedade em sua volta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (61.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com