TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE 2

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.731 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

LICENCIATURA EM FÍSICA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

THIAGO ARRUDA SILVA

RA: 1912287

POLO RECIFE

2020

Sumário

1 INTRODUÇÃO..........................................…….............................….................................2

2 OBJETIVOS........……........................................................................................................3

2.1 Objetivo geral...........................................................................................…...............….3

2.2 Objetivos específicos......................…………….......................................................……3

3 DESENVOLVIMENTO..................…………................................................................……3

3.1 Procedimentos metodológicos.......................................…………………………………..3

3.2 Ambientes e Público Alvo..............................................................................……………4

3.3 Disciplinas, conteúdos e conceitosenvolvidos……….....................................…………..4

3.4 Propostas de ação e estratégias didáticas.................................................................….4

3.5 Tempo de duração.........................................................................................…………...5

4 AVALIAÇÃO...................................................................................…………………………6

4.1 Resultados esperados....................................................................………………………6

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................………………………………..7

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS....................................................…………………………7 

1 INTRODUÇÃO 

        A aprendizagem é o processo de aquisição de conhecimento, habilidades, valores e atitudes, possibilitado através do estudo, do ensino ou da experiência. Com todos os estudos na área da pedagogia, que vem evoluindo há cada anos, já se chegou a uma conclusão de que a escola não é capaz de realizar esta missão sozinha. É fundamental que, haja entre a escola e todos os envolvidos no processo educativo, pais e a comunidade local, uma relação de ajuda. A comunidade em conjunto com a escola, devem procurar meios de conviver buscando um equilíbrio para que as duas partes se beneficie, pois os alunos fazem parte dessa comunidade e a escola precisa do apoio dela para poder exercer sua função de alcançar educação de qualidade para seus alunos/filhos. A parceria dos pais e da escola também é de fundamental importância, pois a família tem o papel de incentivar os seus filhos, apoiar nas atividades fora da escola e dar exemplos positivos que venham a agregar na aprendizagem dos alunos.

        É dentro desta perspectiva, que surge a proposta deste Projeto de Integração entre o Colégio Motivo e a comunidade do seu entorno situado no bairro de Boa Viagem, na cidade do recife, estado de Pernambuco. Pretende–se oportunizar um momento de convivência e encontro entre a escola e a comunidade, através da realização de um Evento de Talentos, onde os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, cursos pré–vestibulares e preparatório para concurso militares, matriculados no período matutino, vespertino e noturno, terão a oportunidade de demonstrar suas habilidades físicas, corporais, artísticas e esportivas na quadra do Colégio Motivo.

        O projeto envolve as disciplinas de Artes, Educação Física e Língua Portuguesa, que desenvolverão atividades em suas respectivas áreas, objetivando promover este evento com apresentações artísticas e esportivas de autoria dos alunos. As apresentações de talentos terá também um impacto importante na formação dos alunos. Eles estarão envolvidos em diversas tarefas como organizar, criar, treinar, executar, divulgar e apresentar as produções artísticas e esportivas. Todo esse conjunto de tarefas favorecerá ao aluno situações de aprendizagem e crescimento. A realização deste evento proporcionará à comunidade conhecer mais de perto a escola. Ao mesmo tempo, permitirá à escola conhecer a realidade onde vivem seus alunos e criar laços de confiança e amizade.

2 OBJETIVOS 

2.1 Objetivo geral

        Promover a integração da escola com a comunidade local, possibilitando um momento de encontro e convivência, através de um Evento de Talentos que apresentará as produções artísticas e esportivas dos alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, cursos pré–vestibulares e preparatório para concurso militares, matriculados no período matutino, vespertino e noturno.

 

2.2 Objetivos específicos

– Mostrar para comunidade local o talento dos alunos, que na sua maioria faz parte da comunidade;

– Expor a importância da escola na formação integral dos estudantes;

– Estreitar vínculos com a população e outras entidades importantes dentro da comunidade;

– Proporcionar à escola conhecer outros setores e entidades presentes na comunidade

local;

 – Favorecer o melhoramento do método do ensino–aprendizagem da escola através do conhecimento da realidade dos estudantes;

 – Incentivar os alunos a criar, produzir e executar produções artísticas e esportivas que estimulem sua capacidade de expressão e comunicação.

3 DESENVOLVIMENTO

 

3.1 Procedimentos metodológicos

        O Evento de Talentos será desenvolvido em três semanas, sendo utilizado as aulas de arte e educação física para organizar, desenvolver e treinar em suas áreas respectivamente, os cursos que não contemplam essas matérias terá um horário disponibilizado para os treinamentos.

        Os alunos serão divididos em equipes que se responsabilizarão pela divulgação junto a comunidade local e a organização do evento. O evento ocorrera no dia 27/06/2020 (sábado) a parti das 09:00 horas nas dependências da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (141.6 Kb)   docx (66.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com