TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ - PROJETO DE TCC

Por:   •  13/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

PRÉ - PROJETO DE TCC

  1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

ALUNO: Gleison Vieira de Brito

MATRÍCULA: 201402276419

CAMPUS: Taguatinga/DF

E – mail: britovieira30@hotmail.com

TEMA

  Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente

  1. JUSTIFICATIVA

         A tecnologia afeta a vida em sociedade de forma que demanda problemas de ordem ética, política e ambiental. A tecnologia, a ciência e o meio ambiente determinam a análise sobre qualquer processo que envolva o homem como um todo. De acordo com SILVA & SILVA (2008, p.20) “A tecnologia é uma ferramenta para estender nossas habilidades”. Buscando assim o uso da tecnologia para facilitar o uso da ciência e preservação ambiental, nos processos de produção.

  1. OBJETIVOS

         3.1 – OBJETIVO GERAL

Determinar como essas três ferramentas podem colaborar para a produção e como podem se ajudar.

        3.2 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Determinar como a tecnologia afeta a vida humana e agiliza os processos de produção.
  • Identificar como através da ciência pode se minimizar os custos na produção.
  • Determinar como o mal uso de tecnologias prejudicam o meio ambiente.
  • Analisar métodos de unir tecnologia, ciência e meio ambiente afim de diminuir impactos ambientais nas áreas da produção.
  1. METODOLOGIA

A metodologia a ser aplicada será revisão de literatura, buscando pontos de vista de autores antigos e modernos, com pesquisas exploratórias e qualitativas.

As fontes de pesquisa a ser utilizada serão livros bem como diversos artigos na internet e impressos sob o ponto de vista de diversos autores.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Os seres humanos sempre buscam meios de facilitar o modo de vida, para tanto usam a tecnologia que apesar de benéfica pode ser prejudicial tanto para o meio ambiente quanto a própria vida. A Revolução Industrial trouxe desempregos para a mão de obra humana, e também a necessidade de buscar aprimoramentos na vida profissional. Apesar de toda a modernidade alcançada não ouve a devida preocupação com os bens não renováveis da natureza que foram usados de forma abusiva sem se preocupar com o fim desses bens. Atualmente através da ciência busca se uma solução para renovar e ampliar os bens de consumo.

Os conceitos de ciência, tecnologia e meio ambiente se entrelaçam, devendo caminhar lado a lado na busca pela evolução cotidiana tanto individual quanto coletiva e empresarial. O conceito de ciência abrange uma amplitude de definições, apesar das definições deformadas a ciência pode ter uma definição abrangente. Diante do conceito de Francis Bacon é dedutível que a existência da ciência só é possível mediante experimentos que comprovem a sua lógica, Tendo como definição clássica: Empreendimento autônomo, objetivo, neutro, e baseado na aplicação de um código de racionalidade distante de qualquer tipo de interferência externa; Logica +Experiência= Método Indutivo (Francis Bacon)”

            Enquanto que a Tecnologia apesar de nos acompanhar onde quer que estejamos tem um conceito bem restrito por levar a pensar que tecnologia é apenas aquilo que é criado visando a melhoria da comodidade humana. Segundo Bunge(2006, p. 275), É o ramo do conhecimentointeressado em projetar artefatos e processos, e em normatizar e planejar a ação humana(...)Diante desse contexto de tecnologia pode perceber que a ciência aplicada é na realidade uma ponte entre ciência básica e tecnologia, onde busca se um novo conhecimento com potencial prático. Tecnológico não é somente o que constrói e transforma a realidade física, mas também o que transforma a realidade social.

A necessidade de preservar o meio ambiente nunca foi tão explicita quanto nos dias atuais, a consciência de que a preservação é fundamental para a vida nunca foi tão clara, sempre foi utilizado os recursos naturais como se nunca fossem se acabar, hoje a realidade é outra:

“O laço essencial que nos une é que todos habitamos este pequeno planeta. Todos respiramos o mesmo ar. Todos nos preocupamos com o futuro dos nossos filhos. E todos somos mortais. John Kennedy”

O meio ambiente oferece aos seres vivos as condições essenciais para a sua sobrevivência e evolução. Essas condições, por sua vez, influem sobre a saúde humana podendo causar graves consequências para a qualidade de vida e para o desenvolvimento dos indivíduos. Para o Ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira (2000, p. 15), “a degradação ambiental coloca em risco direto a vida e a saúde das pessoas, individual e coletivamente consideradas, bem como a própria perpetuação da espécie humana”. Daí a importância de termos um meio ambiente ecologicamente equilibrado.

     Apesar de o ser humano ser uma criatura inovadora, uns mais que outros, ainda é preciso fazer muito para a revitalização ambiental, soluções para um futuro sustentável. Caso não se pense em uma nova lógica de consumo, a tecnologia provavelmente não conseguira sozinha reverter os danos ambientais que continuam sendo aplicados pelo ser humano ao planeta.

         A engenharia de produção visa analisar sob uma perspectiva mais ampla sobre os processos produtivos de bens de consumo e de prestações de serviços, que busque um equilíbrio entre qualidade e custos dos processos reduzindo os impactos negativos sobre o meio ambiente resultante dos bens de consumo ou prestação de serviço e descarte de resíduos.

  1. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ART, Henry W. Dicionário de ecologia e ciências ambientais. São Paulo: Melhoramentos, 1998

BAZZO, Walter A. et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade). Florianópolis: Cadernos de Ibero-americana, 2003.BUNGE, Mario. Dicionário de filosofia. São Paulo: Perspectiva, 2006.SILVA. Mary A. F. Métodos e técnicas de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2005

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 15. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

FIORILLO, Celso Antônio Pacheco. Curso de direito ambiental brasileiro. 8. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Saraiva, 2007.

FREITAS, Vladimir Passos de. Direito administrativo e meio ambiente. 3. ed. Curitiba: Juruá, 2001.

MILARÉ, Edis. Direito do ambiente. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

SILVA, José Afonso da. Direito ambiental constitucional. 5. ed. São Paulo: 2005.

TEIXEIRA, Sálvio de Figueiredo. O meio ambiente. Revista Consulex, ano IV, n. 46, out. 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com