TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PTI - ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS

Por:   •  25/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.671 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

GABRIEL FABRÍCIO GONÇALVES

ABERTURA DE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS

Penha/ SC

2019

[pic 3][pic 4]GABRIEL FABRÍCIO GONÇALVES

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]


        SUMÁRIO        

1        INTRODUÇÃO        4

2        EMPREENDEDORISMO        5

2.1        MODELO DE CANVAS        5

3        HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE        7

3.1        IMPACTOS POSITIVOS E NEGATIVOS QUE UMA EMPRESA DE CALÇADOS SUSTENTÁVEIS PROVOCA EM UMA COMUNIDADE LOCAL        7

3.2        COMO EVITAR OS IMPACTOS NEGATIVOS        7

4        GESTÃO DE PROJETOS        8

5        MODELOS DE GESTÃO        9

5.1        IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO DENTRO DA EMPRESA        9

5.2        AÇÕES DE INCENTIVO A INOVAÇÃO        11

6        LESGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA        12

6.1        ACORDO COLETIVO DE TRABALHO        13

7        CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        14


  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo, aplicar a pesquisa em torno das disciplinas de: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Homem, Cultura e Sociedade e Legislação Social e Trabalhista, agregando novas competências e valores intelectuais, visando aplicar as disciplinas acima compreendidas, no dia a dia de uma empresa de calçados sustentáveis, permitindo assim a proximidade com a área de atuação profissional, utilizando das ferramentas da gestão pública, como por exemplo, a metodologia Canvas e a declaração do escopo do projeto.

Nota-se, a importância e o impacto causado na sociedade, através da abertura de uma empresa de calçados sustentáveis, tendo em vista, a grande influência econômica e social dentro de uma determinada comunidade, pois permite a expansão comercial, geração de empregos e a sensibilização da sociedade com o meio ambiente.

        Nessa pesquisa, será colocado em prática o conteúdo abordado, simulando o investimento para a abertura de uma empresa no ramo de calçados sustentáveis, tendo como diferencial, os produtos inovadores, visando o grande destaque dentro do mercado competitivo, diretamente ligado a sustentabilidade, promovendo a sensibilização e utilização de matérias-primas sustentáveis.

        


  1. EMPREENDEDORISMO

O empreendedorismo é um processo que visa a implementação de novos negócios, sendo muito utilizado no ramo empresarial, pois relaciona-se diretamente com a criação de novos produtos, serviços e até mesmo, novas empresas.  

Segundo Chiavenato (2007, p.19),

(...) o empreendedorismo tem sua origem na reflexão de pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos defensores do laissaz-faire ou liberalismo econômico. Esses pensadores econômicos defendiam que a ação da economia era refletida pelas forças livres do mercado e da concorrência.

Para Baggio (2014, p.26)

(...) “o empreendedorismo pode ser compreendido como a arte de fazer acontecer com a criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar com sinergismo e inovação qualquer projeto pessoal ou organizacional, em desafio permanente vãs oportunidades e riscos. É assumir um comportamento proativo diante de questões que precisam ser resolvidas”.

Para os autores, em todas as definições de empreendedorismo, nota-se as seguintes características: aceitação e análise dos riscos, a utilidade criativa dos recursos disponíveis e a iniciativa de se criar um negócio.

  1. MODELO CANVAS

A metodologia Canvas, é uma ferramenta que permite a criação do modelo de negócio, observados os principais tópicos que toda empresa deve possuir: parcerias, atividades, proposta de valor, recursos, relacionamento com clientes, estrutura de custos e fluxo de receitas.

Para o autor Juliano (2016, p. 81)

(...) “a metodologia Canvas é uma modelagem que permite visualizar a descrição do empreendimento e das partes que o compõem, de modo que a ideia sobre o negócio seja compreendida por quem o examina”.

Figura 1 | Canvas

[pic 8] Fonte: Quadro elaborado pelo autor, adaptado do Sebrae.

Figura 2 | Definição do Canvas

COMO?

Realizando parcerias com empresas do ramo de reciclagem, visando a transformação da matéria-prima no produto final.

O QUE?

Utilizando materiais recicláveis como sacolas biodegradáveis, pneus usados e garrafas PET, fomentando a produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício.

PARA QUEM?

Para empresas, organizações, ongs e todo o comércio interessado em aderir aos conceitos ecológicos e recicláveis.

QUANTO?

Investimento nos setores de Marketing e RH, visando a maior divulgação do produto e possibilitando a contratação de colaboradores interessados no projeto de recicláveis.

Fonte: Quadro elaborado pelo autor.


3. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE

A sociologia surgiu em meio a uma mudança radical da sociedade. Tal situação ocasionou-se pelas revoluções industrial e francesa, que mudaram totalmente o rumo em que a sociedade tomava à época.

As sociedades humanas são compostas por diversas dimensões. Quando falamos sobre elas, nos referimos, em grande parte, às dimensões políticas, econômicas e sociais. Mas também fazem parte de uma sociedade a sua cultura e as características biológicas que a formam. (CIZOTO.  2016, p. 183.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (226.9 Kb)   docx (261 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com