TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Países Com Maior Infraestrutura Logística

Por:   •  11/3/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Arthur Donaduzzi dos Santos

Disciplina: Logística Integrada

Data: 04/03/2020

A cada dois anos, a Unidade de Comércio Internacional do Banco Mundial publica o Índice de Desempenho Logístico (LPI). Esse relatório qualifica cada país seguindo diferentes parâmetros, como eficiência dos processos de desembaraço aduaneiro, infraestrutura de transporte e rotas, qualidade dos serviços logísticos, capacidade de rastreio, pontualidade nas entregas, etc. O ranking tem alta credibilidade em todo o mundo e abrange os dados de 160 nações.

Os cinco primeiros países nesse ranking são:

1) Alemanha: O país ocupa a liderança internacional em termos de qualidade de infraestrutura e tecnologia de logística, contribuindo para cerca de 25% do mercado europeu. Mais da metade dos serviços logísticos da Alemanha acontecem por meio do planejamento, controle e implementação dentro das empresas, que chegam ao número de 60.000. Outro fator importante é a malha rodoviária do país, reconhecida como uma das melhores do mundo.

2) Holanda: É um dos países com uma das maiores instalações para o transporte aéreo e marítimo do mundo. Também são responsáveis por 13% de todo o transporte rodoviário de mercadorias da União Europeia. O Porto de Rotterdam, uma das principais portas de entrada de produtos na Europa, também contribui para a Holanda estar tão bem ranqueada.

3) Bélgica: A localização central da Bélgica, na fronteira entre os países do norte da Europa e Mediterr6aneo, é uma das principais razões para explicar o crescimento da nação em termos logísticos. Cidades como Paris, Frankfurt, Londres e Amsterdam estão a menos de 300 km de distância. Os portos marítimos belgas, incluindo de Antuérpia são diferenciais importantes. Desde 2005, o transporte de contêineres tem crescido na Bélgica, tendência que vem sendo aproveitada por portos marítimos, fluviais, centros logísticos e de distribuição para d=se desenvolverem em ritmo acelerado.

4) Reino Unido: Os investimentos do reino Unido em estradas, ferrovias e aeroportos batem recordes anualmente. O investimento em ativos de logística do país atingiu 2,6 bilhões de euros em 2016, 53% acima da média do ano anterior. O crescimento do setor foi impulsionado pela demanda contínua de varejistas online de uma mudança estrutural causada por mais clientes comprando pela internet, o que garantiu que o mercado permanecesse forte, mesmo com o Brexit.

5) Singapura: Diferentemente das nações anteriores, que historicamente sempre foram grandes potências, Singapura conquistou sua independência em 1965 e era um país de baixa renda, com recursos naturais limitados e infraestrutura básica, investimento e empregos escassos. Com o tempo, Singapura se tornou um dos países mais ricos da Ásia e grande parte disso se deve à sua emergência como um centro de logística de alto desempenho. O pequeno país abriga o maior porto de contêineres de transbordo do mundo, conectado a mais de 600 em todo o globo. O aeroporto Changi foi eleito o melhor internacionalmente e possui voos para mais de 350 cidades. Para finalizar, o valor comercial do país asiático equivale a 3,5 vezes seu PIB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (60.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com