TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pejotização - Texto

Por:   •  8/7/2015  •  Seminário  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

Pejotização

Pejotização é o que a doutrina trabalhista denomina para definir a hipótese em que o empregador obriga o trabalhador constituir pessoa jurídica para a realização do trabalho, dando roupagem de relação interempresarial a um típico contrato de trabalho. Tem como objetivo reduzir custos trabalhistas mediante fraude aos preceitos de proteção as relações de trabalho.

O projeto de lei da terceirização prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade, desde que a contratada esteja focada em uma atividade específica. Essas normas atingiriam empresas públicas, privadas, produtores rurais, sociedades de economia mista e profissionais liberais. O texto somente não se aplica à administração pública direta, autarquias, fundações e serviços de natureza doméstica.

Na terceirização uma empresa que presta serviços é contratada por outra empresa para realizar serviços específicos. A empresa que presta esses serviços emprega e remunera os trabalhos realizados por seus funcionários, ou, até, subcontrata outra empresa para realização desses serviços.

No Brasil, atualmente, só é permitido esse tipo de tramite caso a empresa contratada realize serviços de atividade-meio. Por exemplo, um banco não pode contratar uma empresa para fornecer serviços de atendimento ao caixa, visto que este é uma atividade-fim dentro do banco. Contudo, o banco pode contratar empresas terceirizadas para realizar os serviços de limpeza e segurança.

Com a aprovação do projeto de lei 4330/2004 as empresas poderão contratar serviços de outras empresas para realizar as atividades-fim.

A regulamentação da terceirização pode beneficiar as empresas contratantes em quatro pontos principais, que são:

  • Gera maior competitividade e simplifica o processo produtivo, pois passa para a responsabilidade da terceirizada as atividades que não são as principais da empresa.
  • A tomadora de serviço pode ingressar com ação para reaver o que gastou com demandas judiciais referentes ao não pagamento dos direitos trabalhistas por parte da terceirizada.
  • Maior segurança jurídica entre as empresas e diminui custos com ações trabalhistas.
  • Estimula as empresas terceirizadas a terem excelência na prestação de serviços para corresponder expectativas dos tomadores de serviços.

Da parte dos trabalhadores, um estudo da CUT em parceria com o Dieese revela que o trabalhador terceirizado tem maior rotatividade no mercado. Eles permanecem 2,6 anos a menos no emprego do que o trabalhador contratado diretamente e tem uma jornada de 3 horas semanais a mais (Com mais gente fazendo jornadas maiores, deve cair o número de vagas em todos os setores (com mais gente fazendo jornadas maiores, deve cair o número de vagas em todos os setores). Além disso, recebem, em média, salários 24,7% menores (no setor bancário, a diferença é ainda maior: eles ganham em média um terço do salário dos contratados.), e a cada 10 acidentes de trabalho fatais, 8 ocorrem entre trabalhadores terceirizados, devido à falta de treinamento e investimentos em qualificação (a segurança é prejudicada porque companhias de menor porte não têm as mesmas condições tecnológicas e econômicas. Além disso, elas recebem menos cobrança para manter um padrão equivalente ao seu porte).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com