TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pequenas e Medias Empresas

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.050 Palavras (13 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 13

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Curso Superior de Tecnólogo de Logística

Professora disciplina:

“Claudia Fonseca ”

ALUNOS (AS):

EDUARDO DE PAULA LEAL

.

“Pequenas e Médias Empresas no Brasil.”

SALVADOR, 10 DE MAIO 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

CAMPUS PARALELA

Curso Superior de Tecnólogo de Logística

EDUARDO DE PAULA LEAL

“Atitudes que levam empreendedores a falência.”

Este trabalho trata-se de um texto argumentativo e critico que expressa uma opinião, um ponto de vista. Este é um trabalho interdisciplinar sobre as os quatro pontos que podem levar uma empresa de pequeno ou médio porte no Brasil a falência. Apresentado como pré- requisito parcial para aprovação na disciplina Pequenas e Médias Empresas no Brasil, curso Tecnólogo de Logística do Centro universitário Unijorge, sob a orientação da professora Claudia Fonseca, turma 1 do turno Noturno.

SALVADOR, 10 DE MAIO DE 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

2. CONCLUSÃO

3. REFERENCIAS

4. CITAÇÕES

5. FONTES E LIVROS ÚLTIZADOS PARA PESQUISAS

SALVADOR, 10 DE MAIO DE 2014.

1 . INTRODUÇÃO/ DESENVOLVIMENTO

O planejamento estratégico é considerado uma ferramenta que permite um processo contínuo de interação da empresa com seu ambiente, permitindo estabelecer seus objetivos e identificar suas potencialidades, além de orientá-la no aproveitamento de todos os seus recursos disponíveis. As pequenas empresas pouco utilizam esta ferramenta, seja pela sua complexidade ou por suas características de gestão. Para que uma empresa se torne competitiva no mercado globalizado, ela deve se aperfeiçoar de forma continua, procurando adaptar-se aos processos e a sua estrutura organizacional à uma nova realidade de constantes mudanças, que podem representar ameaças ou oportunidades para a empresa. O planejamento estratégico é uma importante ferramenta que auxilia uma empresa na tomada de decisão, a se antecipar às mudanças. Sua principal característica deve ser a flexibilidade para se ajustar diante das necessidades do mercado. Apesar da importância crescente e dos avanços na sua aplicação para a tomada de decisões nas organizações, há um segmento no qual o uso do planejamento estratégico ainda é raro que é o das pequenas empresas. As pequenas empresas apresentam grandes dificuldades no processo de elaboração de um planejamento estratégico e com o pequeno porte das empresas, falta de recursos para a contratação de profissionais para suprir a falta de conhecimento administrativo, excesso de tarefas operacionais no dia a dia do empresário, centralização de poder, entre outros.

No Brasil, as pequenas empresas constituem um universo de aproximadamente 3,5 milhões de unidades, mobilizando um contingente estimado de 60 milhões de pessoas, entre empreendedores, suas famílias e funcionários, respondendo por 98% dos estabelecimentos industriais, comerciais e de serviços e praticamente 60% dos empregos urbanos (SEBRAE, 2004). No entanto, através de estatísticas do SEBRAE, pode-se verificar que 49,4% destas empresas morrem com até dois anos de existência. Segundo dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem no Brasil mais de 6 milhões micro e pequenas empresas formais e estes são responsáveis por 25% do PIB ( Produto Interno Bruto) e geram cerca de 14 milhões de emprego no pais. E sendo assim o planejamento estratégico pode ser considerado uma ferramenta de competitividade e sucesso, considerando as particularidades das pequenas empresas. O processo do planejamento estratégico tem o intuito de definir um plano de ação de médio e longo prazo que leve em consideração acontecimentos passados e presentes como uma forma de “prever” o futuro dos ambientes internos e externos da empresa e planejar com eficácia as ações a serem tomadas para adaptar a empresa a seu ambiente ou para que este ambiente seja ajustado. Este planejamento serve como base para ações que devem ser realizadas no presente para que se atinjam os objetivos futuros. O processo do planejamento estratégico é uma maneira de conhecer melhor a empresa e avaliar o mercado, traçando estratégias que tornem a empresa mais competitiva e possibilitem a expansão do seu mercado. As pequenas empresas são extremamente sensíveis às mudanças na economia. A instabilidade da economia brasileira faz com que cada vez seja mais difícil se planejar para o futuro. As pequenas empresas, devido ao clima de incertezas em que vivem, têm uma grande dificuldade em realizar um planejamento estratégico. E, justamente, devido à fragilidade da pequena empresa o planejamento estratégico fosse tão útil. Mas, normalmente faltam a estas empresas pessoas com capacitação para fazer tal planejamento, fazendo com que as ações tomadas sejam, em grande parte, reações a mudanças no ambiente, ao invés de serem decisões pró-ativas. Segundo Corrêa e Prochno (1998) tais abordagens reativas consomem doses de esforço gerencial e recursos que deveriam ser utilizados para a gestão estratégica. Além disso, o planejamento estratégico praticamente não é utilizado pelas pequenas empresas, porque as metodologias existentes foram desenvolvidas para grandes empresas, e não levam em consideração as particularidades das pequenas empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com