TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Qualitativa - Mulheres e Seus Sapatos

Por:   •  7/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.607 Palavras (27 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 27

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: FATORES QUE INFLUENCIAMNO PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DE CALÇADOS PELOS

CONSUMIDORES FEMININOS.

Área temática: Análise Qualitativa

RESUMO

Os sapatos sempre exerceram um forte encanto nas mulheres e desde a infância à idade adulta são vários os ícones que estimulam essa fascinação. Esta pesquisa teve por objetivo identificar os fatores que influenciam no processo de decisão de compra dos consumidores femininos e as influências que envolvem o processo de aquisição de calçados. Para realização deste estudo foi realizada uma pesquisa de campo qualitativa, utilizando entrevistas estruturadas, como instrumento de pesquisa. O questionário conta com dezesseis perguntas para a identificação da faixa etária, a busca por informações sobre marcas de calçados, a frequência de compra, renda e as perguntas sobre diferenças do comportamento nas etapas do processo de decisão de compra.  Obtiveram-se questionários respondidos de X mulheres. As respostas obtidas foram transcritas e feito análise de conteúdo. Pôde-se concluir que são encontradas algumas diferenças sutis, como a renda, a auto-estima, a necessidade de compra para alguma ocasião especial, as respostas às propagandas de mídia, a compra baseada em experiências anteriores e as exigências por menores preços.

Palavras-chave: comportamento do consumidor, sapatos femininos, mulher, processo de decisão do consumidor.

1. Introdução

        O estudo do comportamento do consumidor é abordado por Schiffman e Kanuk (1997, p.05) como sendo: O estudo de como os indivíduos tomam decisões para gastar seus recursos disponíveis (tempo, dinheiro, esforço) no consumo de itens. Isto inclui o estudo de ‘o que eles compram’, ‘porque eles compram’, ‘onde eles compram’, ‘qual a freqüência que eles compram’ e ‘como eles usam ou consomem’.

Segundo Blackwell et al. (2005), o comportamento do consumidor se refere às atividades que ele realiza quando consegue, compra ou dispões de bens e serviços. Neste sentido, entender os motivos que levam a pessoa a comprar contribui para o desenvolvimento de estratégias para influenciá-los. Deste modo, “obtenção, consumo e eliminação são consideradas como grandes etapas na definição do comportamento do consumidor”. (LEMOS, 2007, p. 19)

Em qualquer processo de decisão de compras, há aspectos que podem influenciar a escolha do consumidor, como preço, finalidade e conforto, por exemplo. Espera-se verificar o que motiva as mulheres a comprarem calçados, se elas procuram informações sobre estes produtos antes de decidir comprá-los, e se analisam as diferentes alternativas antes de tomarem uma decisão.

Os sapatos e as mulheres sempre tiveram uma relação muito próxima. Cinderela, também conhecida como Gata Borralheira, é um exemplo de personagem de história infantl que desde cedo passaram a fazer parte do imaginário infantil das mulheres. Nessa história, o sapato de cristal, assume poder mágico e é fundamental no desenrolar da história. Nesse caso, um sapato juntamente com o vestido, teve o poder de transformar uma simples gata borralheira numa elegante mulher, que acabaria por encontrar o seu príncipe encantado. Segundo Manolo Blahnik, design de sapatos, “as mulheres adoram transformar-se e os sapatos (produto) são a maneira mais fácil e instantânea da metamorfose”. (Tobias et al 2009)

        Para qualquer empresa, é importante conhecer os seus consumidores: o que os motiva a comprar, o que esperam dos produtos, quanto estão dispostos a pagar, qual a faixa etária deles, entre outros aspectos. De acordo com Almeida (2013),

Para obtenção de sucesso no lançamento de um produto ou mesmo manter um nível satisfatório de atendimento, é essencial entender como se comporta o consumidor, pois eles compram por diferentes motivos e razões e agem de acordo com várias influências de ordem externa (fatores psicológicos) ou interna (famílias, grupos de referência, etc). (ALMEIDA, 2013, p.17)

        O presente trabalho dará ênfase na análise do comportamento das mulheres ao decidirem a compra de um calçado devido à crescente relevância destas como consumidores em potencial. De acordo com Almeida, as mulheres não só têm grande potencial de compra, como influenciam suas famílias no processo de decisão de compra, tendo em muitos casos o controle do orçamento familiar. Além disso, “produtos e serviços que antes eram de exclusividade masculina, quanto à escolha, hoje são decididos por mulheres”. (ALMEIDA, 2013, p. 14)

        Dada a necessidade de conhecer as motivações dos consumidores ao decidir comprar um produto ou não, bem como a crescente relevância das mulheres como consumidoras, entender o que elas levam em consideração ao comprarem calçados é importante para as empresas relacionadas a este produto.

        

Objetivos:

Objetivo principal:

  • Entender qual é o processo de decisão das mulheres na compra de calçados.

Objetivos específicos:

  • Identificar o que motiva as mulheres a decidirem comprar calçados.
  • Verificar se as mulheres buscam informações sobre os calçados antes de compra-los.
  • Verificar como as mulheres analisam as alternativas de diferentes calçados antes de compra-los.

2. Referencial Teórico

2.1. Comportamento do consumidor

De acordo com Churchill e Peter (2000), o comportamento do consumidor tenta saber qual é a razão que leva os consumidores a comprarem certos produtos e em relação a outros, por isso, muito profissionais de marketing buscam estudar os pensamentos, sentimentos e ações dos consumidores.

Para Kotler e Keller (2006), o comportamento do consumidor possui vários fatores que influenciam na hora da decisão de compra, na qual, podem ser tanto por fatores culturais, quanto sociais, pessoais e psicológicos. O fator mais influente é o cultural, pois esse pode determinar o comportamento e desejo das pessoas, assim como, a família e algumas instituições como escola, que transferem os seus valores, percepções para as crianças.

As subculturas são partes menores da cultura que oferecem a identificação e socialização mais específicas para cada um de seus membros, que podem ser citados os seguintes exemplos: religião, grupos raciais e regiões geográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.8 Kb)   pdf (283.1 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com