TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado: Negociação e Marketing

Por:   •  5/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.774 Palavras (16 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 16

Governador Valadares

2015 

COOPERATIVA VALE DO RIO DOCE

Trabalho de Produção Textual em Grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Pesquisa de Mercado; Negociação; Marketing e Metodologia Cientifica.

Orientadores: Profª. Emília Okayama

Profª. Gisleine Fregoneze

Profª. Elisete Alice Zanpronio de Oliveira

Prof. Marcos Marques

Prof. Henry Nonaka

Profª. Vinícius P. Rincão

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. DESENVOLVIMENTO 4

2.1 PESQUISA DE MERCADO 4

2.2 NEGOCIAÇÃO 11

2.3 MARKETING 13

CONCLUSÃO 17

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18

ANEXOS............................................................................................................19

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda uma pesquisa realizada na Cooperativa Agro Pecuária Vale do Rio Doce Ltda, com objetivo principal de entendermos melhor a estrutura das empresas e a maneira como elas usam as matérias abordadas nesse semestre, sendo tais: pesquisa de mercado, negociação e marketing.

No intuito de facilitar a compreensão, fez se necessário uma breve explicação a respeito do que é, e como é a atividade econômica da Cooperativa, como também sua missão, visão e princípios.

Assim, esse estudo foi possível através de embasamento teórico aliado a uma pesquisa quantitativa, utilizando dados primários através de aplicação de questionário aos cooperados da Cooperativa Agro Pecuária Vale do Rio Doce, a fim de entender o funcionamento da mesma, bem como o relacionamento entre dirigentes e cooperados.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 PESQUISA DE MERCADO

A Cooperativa Agro Pecuária Vale do Rio Doce Ltda., com sede na cidade de Governador Valadares – MG, constituída em 25/01/59, é uma sociedade cooperativa de produção e comercialização agropecuária cujo funcionamento é regulamentado pela Lei n° 5.764/71 e por seu Estatuto Social.

Tem como atividade econômica principal a comercialização de leite in natura, produzido por seus associados e como atividade de apoio, o fomento da produção, por meio do fornecimento de insumos agropecuários em geral.

Além disto, a Cooperativa desenvolve o atendimento ao seu quadro social por meio do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia Produtiva do Leite, promovendo a capacitação de seus associados por meio de Ações Educacionais e de Assistência Técnica.

A empresa tem como missão promover o desenvolvimento tecnológico dos cooperados, oferecendo produtos e serviços inovadores que aprimorem a sua produção e contribuam para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do leite.

Sua visão é obter o reconhecimento de seus cooperados, colaboradores, clientes e demais públicos de interesse, como a melhor solução de negócio no segmento de atuação, pela inovação e qualidade dos produtos e serviços.

O principal Negócio está ligado a soluções inovadoras em pecuária leiteira.

Tem como Princípios: Ética e transparência; Cooperação e integração; Profissionalização e valorização; Compromisso social e ambiental; Liderança; Parceria; Inovação; Qualidade.

As pesquisas de mercado são de suma importância no processo inicial de abertura de uma empresa. Os estudos levantam dados reais e confiáveis que municiam os empresários com informações decisivas para a tomada de decisões. Tem como principal objetivo dar subsídios que viabilizem os negócios. Entender bem o segmento onde se está inserido deve ser considerado como parte integrante do processo de estruturação das empresas e um dos primeiros passos antes de se iniciar uma atividade comercial. É a partir daí que se desenvolvem planos e estratégias que permitam a continuidade das atividades a médio e longo prazo.

De acordo com Luiz (2013)

“Os resultados das pesquisas de mercado podem orientar o profissional a investir em alguma ação específica, modificar sua proposta original ou até mesmo desistir da iniciativa. Isso porque os estudos apresentam, com alto grau de clareza, o cenário em que a empresa irá atuar”.

Na Cooperativa Agropecuária a pesquisa de mercado é efetuada pelo CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) que abrange uma série de análises realizadas por técnicos qualificados no agronegócio na Universidade de São Paulo, onde realizam estudos, pesquisas e difusão de informações através de variados meios de comunicação. Os estudos e pesquisas do CEPEA relacionados ao agronegócio são estruturados segundo cadeias produtivas, considerando-se também suas interligações econômicas que, em geral, são baseados em portfólios de composição diversificada (multinegócios).

Utilizando os índices indicadores por esta unidade de pesquisa, a Cooperativa sugere um valor de preço de mercado mensal, onde o valor é aprovado pelo Conselho Administrativo e posteriormente é repassado aos Cooperados.

Os dirigentes que são os responsáveis em fazer análise desta pesquisa de mercado são extremamente preparados, pois já participaram de vários treinamentos pelas Organizações das Cooperativas do Estado de Minas Geais, e os mesmos foram escolhidos pelos Cooperados a dirigir a Cooperativa, pois tem plena confiança no trabalho realizado.

Segundo Churchill (2003) dados primários, são aqueles “coletados especificamente para uma determinada investigação”.

Na realização de pesquisa de mercado através do método

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (157.8 Kb)   docx (25.7 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com