TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa de Mercado, Negociação e Marketing

Por:   •  23/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.027 Palavras (9 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 9

Sumário

1 - Introdução........................................................................................................3

2 - Pesquisa de Mercado.........................................................................4

3 – Negociação..................................................................................................6

4 – Marketing.............................................................................................................7

5 - Conclusão.........................................................................................................10

6 – Anexo..........................................................................................11

7 – Referências.......................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO.

As empresas de um modo em geral estão passando por uma transformação principalmente e de um modo mais intenso aquelas que procuram estar informadas das mudanças de mercado e tendências.

Neste semestre tivemos a oportunidade de aprendermos mais sobre este mercado que apesar de não ser do conhecimento de todos atinge toda população direta ou indiretamente.

Analisando a empresa pesquisada dissertaremos sobre pesquisa de mercado. Como a empresa age com relação sobre o assunto e a sua importância.

Mencionaremos também o resultado da pesquisa e pontuaremos três aspectos que julgamos relevantes para que suposta e futuramente sirva como dados para uma analise por parte da empresa e de graduandos.

Em negociação citamos a hierarquia que existe na empresa e a preocupação por parte da mesma tanto na contratação de funcionários capacitados como também no investimento na capacitação dos mesmos.

E para finalizar falamos sobre o marketing da empresa, especificamos o produto, o preço que de certa forma é estipulado pela interferência do governo a praça que normatiza um padrão para as revendas e também o tipo de promoção utilizada pela empresa.

Através dos conhecimentos adquiridos e explanados almejamos ter conseguido cumprir com os objetivos do trabalho.

2 - Pesquisa de mercado.

O mercado hoje, apresenta um dinamismo nunca antes visto. Ele se globaliza, se adapta às novas tecnologias, encolhe e expande em um ritmo alucinante. Esse turbilhão de mudanças acaba se refletindo dentro de todos os setores das companhias, inclusive nas lideranças.

A Copagaz tem uma preocupação permanente com seus clientes e revendedores. E é por isso que realiza pesquisas de satisfação, visando aprimorar os serviços e oferecer cada vez mais apoio e estrutura a seus revendedores.

A empresa tem realizado sistematicamente pesquisas de satisfação. Pesquisas realizadas com os revendedores para compreender qual tem sido suas dinâmicas de trabalho junto ao consumidor final, através da distribuição de brindes e outros tipos de abordagens destes consumidores, aprendendo assim, como é a relação do revendedor com a praça local, com as pessoas de cada região onde se encontram as revendas.

Estas pesquisas são realizadas utilizando tanto fontes primárias com materiais elaborados pela própria empresa como também fontes secundárias através de jornais, revistas e profissionais da área de pesquisa.

Recentemente no ano de 2014 a empresa realizou pesquisas de satisfação abordando o aspecto de relacionamento de seus clientes com gerentes de unidades, gerentes comerciais, promotores de vendas e equipes de televendas. Segundo a empresa o principal motivo desta pesquisa era compreender qual era o suporte que a copagaz através destes profissionais e colaboradores poderia dar suporte aos seus clientes e transformar estas informações em números através de um levantamento estatístico.

Acredito que devido ha atenção e investimento que a empresa emprega as pesquisas e também o conhecimento de seus gestores colaboram e muito pra a sua estabilidade no mercado.

Os revendedores da Copagaz têm um papel fundamental e estratégico para as operações da empresa, uma vez que são eles os responsáveis pelo contato direto com os consumidores finais dos botijões. Devido a esse reconhecimento, a copagaz tem investido no fortalecimento das relações com esse público, aprimorando o diálogo, possibilitando o aprendizado mútuo e, sobretudo, o compartilhamento dos valores e princípios éticos cultivados pela empresa.

Analisando a pesquisa requerida no trabalho percebemos três fatores importantes que poderiam influenciar nas futuras tomadas de decisões por parte da Administração da empresa.

1º - 23 % da pesquisa mostra que os entrevistados não se importam com a marca do produto. O que pode demonstrar o quanto a marca é lembrada ou esta vinculada aos clientes.

2º - 30% da pesquisa mostra que os entrevistados compram o produto a crédito. O que nos leva a considerar as questões financeiras como preços, prazos, boletos etc.

3º - 47% da pesquisa indica o tempo médio de uso do produto, o que pode ser usado para basear o tempo médio que levará para o cliente venha efetuar outra compra.

3– NEGOCIAÇÃO

A política de comercialização da Copagaz em relação aos seus representantes e clientes tem como objetivo garantir um bom posicionamento e competitividade nas áreas em que atua. Esta política garante a estabilidade e sucesso de seus parceiros, representantes e a satisfação dos clientes.

A Copagaz é a única empresa do setor que reconhece o canal de distribuição de gás através de representantes como o melhor caminho para atender o consumidor, representantes e clientes que negociam com a empresa hà 50 anos e reconhecem a diferença e os benefícios de uma estrutura planejada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com