TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pessoas São Cada Vez Mais Acompanhados Pela Tecnologia

Por:   •  11/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 8

Indústria 4.0 no Mundo

Na sociedade em que vivemos os hábitos das pessoas são cada vez mais acompanhados pela tecnologia, e isto com o intuito de reduzir esforços, ganhar tempo e facilitando atividades do dia a dia. Sendo assim, esta tecnologia abrange setores diversos como os da indústria, e isto, de uma forma mais profunda.  Nesse novo contexto a chamada “indústria inteligente”, com todas as suas máquinas e insumos dialogam e trocam dados entre si ao longo das operações industriais, é a chamada indústria 4.0, considerada a quarta revolução industrial. E é seguindo esses aspectos e tecnologias que a Indústria 4.0 saiu da Alemanha para ganhar o mundo. O governo alemão queria tratar de um salto de mudanças tecnológicas, de inovações que permitem alcançar um grau mais alto de independência nos processos, com a presença de um sistema automatizado e produtivo.

Uma das vertentes do projeto é voltada para as mudanças no perfil dos trabalhadores que a nova realidade irá provocar. Fala-se aqui na integração de diversas formas de conhecimento, o que, certamente exigirá profissionais multidisciplinares. A Indústria 4.0, ou de forma mais ampla, a 4ª Revolução industrial, tem sido um tema de crescente interesse entre todos os setores, aparentemente em grande parte devido às dúvidas sobre o seu real significado no cotidiano das pessoas e das pesquisas. Seus efeitos – ainda não muito claros – provocam grande entusiasmo quanto ao desenvolvimento tecnológico, mas também grande preocupação quanto aos impactos no emprego global.

 Recentemente, a Adidas, gigante alemã de produtos esportivos, anunciou a ampliação de seu modelo de fábrica chamado Speedfactory.

Essa concepção de fábrica de alta produtividade teve início com a construção da primeira unidade Speedfactory em Ansbach, na Alemanha, no início desse ano.

Nesse primeiro momento, o projeto piloto da Adidas está produzindo em pequena, e ainda não há definição quanto aos passos seguintes.  A planta é 100% robotizada em sua linha de produção, contando com apenas dez profissionais altamente qualificados.

Como há uma tendência para a implantação de novas Speedfactory em outros grandes centros, esta forma de produção tornar-se-á predominante. Inclusive, esse movimento de aproximar a produção dos grandes centros consumidores, como Américas e Europa, vai se confirmando como grande tendência.

Outra vantagem promovida pela proximidade física de uma planta com os mercados consumidores é o impacto nos custos de distribuição e estoque.

Dentre os principais fatores para essa mudança, está o crescente custo de mão de obra em países como China e região do sudeste asiático, onde se localiza a maioria das fabricas das empresas multinacionais, e problemas de cunho ético, como o trabalho infantil.

[pic 1]

É importante lembrar que a expansão global da indústria 4.0, não é apenas uma questão de iniciativas ou acordos governamentais. Também é resultado de um foco crescente entre gigantes industriais e empresas de consultoria.  

Indústria 4.0 no Brasil

A indústria 4.0 no Brasil, apesar de muitas empresas ainda não possuírem uma manufatura totalmente digital, alcançou uma eficiente automatização de processos.  Empresas como a Ambev, Volkswagen, e Mercedes bens são exemplos de que desenvolver um projeto de transformação e ampliação de recursos digitais e cyber-físicos são possíveis em um contexto brasileiro.

Segundo Roseane Prado, “A Industria 4.0 cria uma produção em rede mais precisa, de baixo custo, e permite personalização em massa com velocidade”. O processo de industrialização 4.0 tornara possível uma indústria cada vez mais eficiente e ágil e flexível. Por exemplo, na Volkswagen Brasil, os automóveis são testados

em um ambiente digital para que, posteriormente, o produto possa ser utilizado e que efetivamente satisfaça o cliente. Nesse contexto, a criação de um modelo digital para testes é muito mais eficiente visto que possibilita uma personalização que satisfaça os desejos subjetivos de cada cliente, e não mais produtos padronizados como no modelo Fordista de produção. Mediante a isso, é possível relacionar a indústria brasileira com o modelo de produção Toyotista, visto que o a personalização e flexibilização dos produtos já é uma realidade no país.

Essas mudanças no contexto industrial brasileiro culminam em uma série de benefícios como, por exemplo,  o aumento da confiabilidade do cliente em relação a empresa visto que o cliente ao receber um produto previamente testado e que realmente o satisfaça os seus desejos individuais, resultará em uma alta performance de vendas no mercado brasileiro.

Indústria 4.0 e suas tecnologias

A indústria 4.0 apresenta conceitos e pilares que são fundamentais para seu desenvolvimento, com o objetivo de tornar os processos eficientes. O conceito tecnológicos na indústria 4.0, segundo o Boston consulting Group (2015) são: internet das coisas, big data e analytics, robôs autônomos, simulação, integração horizontal e vertical do sistema, cyber segurança, a nuvem, fabricação aditiva.

Big Data e Analytics - A análise baseada em grandes conjuntos de dados surgiu apenas recentemente no mundo da manufatura, onde otimiza a qualidade da produção, economiza energia e melhora o serviço do equipamento. Em um contexto da indústria 4.0, a coleta e a avaliação abrangente de dados de várias fontes diferentes - equipamentos e sistemas de produção, bem como sistemas de gerenciamento corporativo e de clientes - se tornarão padrão para apoiar a tomada de decisões em tempo real.

Robôs Autônomos - Fabricantes em muitos setores usam robôs há muito tempo para lidar com tarefas complexas, mas os robôs estão evoluindo para uma utilidade ainda maior. Eles estão se tornando mais autônomos, flexíveis e cooperativos. Eventualmente, eles vão interagir uns com os outros e trabalhar em segurança lado a lado com os humanos e aprender com eles. Esses robôs custarão menos e terão uma gama maior de recursos do que os usados ​​na fabricação hoje.

Simulação - Na fase de engenharia, já são utilizadas simulações tridimensionais de produtos, materiais e processos de produção, mas, no futuro, as simulações serão usadas mais extensivamente nas operações da fábrica. Essas simulações alavancarão dados em tempo real para espelhar o mundo físico em um modelo virtual, que pode incluir máquinas, produtos e seres humanos. Isso permite que os operadores testem e otimizem as configurações da máquina para o próximo produto em linha no mundo virtual antes da troca física, reduzindo assim os tempos de configuração da máquina e aumentando a qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (125.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com