TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento Estratégico de Marketing para o Restaurante de Self-Service

Por:   •  18/12/2023  •  Artigo  •  9.209 Palavras (37 Páginas)  •  36 Visualizações

Página 1 de 37

Planejamento Estratégico de Marketing para o Restaurante de Self-service e Gelataria “ROSSETTI ARTISAN” do Tropical Shopping na cidade de São Luís do Maranhão[pic 1]

Helder Coimbra Henriques Viegas Alves[1]

Thiago Durans Rodrigues[2]

Resumo

O segmento de restaurantes de self-service no Shopping Tropical da cidade de São Luís do Maranhão, encontra-se com acirrada concorrência, diante deste cenário, o planejamento estratégico das ações de Marketing é decisivo para alcançar a vantagem competitiva. O objetivo deste trabalho é apresentar um plano estratégico de Marketing para o restaurante “Rossetti Artisan”, esta proposta surge através da inquietação em descobrir de que forma as estratégias de Marketing contribuíam para as ações do restaurante. A metodologia utilizada é dedutiva de natureza aplicada, concretizada a partir da observação direta das rotinas da administração do restaurante e da análise de discurso a partir da entrevista semiestruturada realizada com a proprietária do estabelecimento. Os resultados da pesquisa indicam que as estratégias de Martketing são atualmente pouco valorizadas pela administração nas ações da empresa, verificando-se a necessidade de atrair novos clientes, permitir a sua fidelização e aumentar a realização de parcerias. Pode-se concluir que é necessário implementar novas estratégias de Marketing bem planejadas, o que se faz essencial a utilização de ferramentas de análise e planos estratégicos de Marketing em ações futuras.

Palavras – Chave: Marketing. Estratégia. SWOT. 5W2H. Restaurante.

Abstract

The segment of self-service restaurants at Shopping Tropical in the city of São Luís do Maranhão, is facing fierce competition. In view of this scenario, the strategic planning of Marketing actions is decisive in order to achieve competitive advantage. The objective of this work is to present a strategic marketing plan for the restaurant "Rossetti Artisan", this proposal arises through the restlessness in discovering how the marketing strategies contributed to the actions of the restaurant. The methodology used is deductive of applied nature, materialized from the direct observation of the routines of the restaurant administration and the discourse analysis from the semistructured interview with the owner of the establishment. The results of the research indicate that Martketing strategies are currently undervalued by management in the company's actions, with the need to attract new clients, to enable them to become loyal and to increase the partnership. One can conclude that it is necessary to implement new well-planned marketing strategies, which makes it essential to use analysis tools and strategic marketing plans in future actions.

Keywords: Marketing. Strategy. SWOT. 5W2H. Restaurant.          

1 INTRODUÇÃO

No mercado, o segmento de alimentação fora de casa, se encontra num contexto de progressiva competitividade, exigência e evolução dramática no comportamento dos seus consumidores. Para garantir a sobrevivência, num ambiente cada vez mais dinâmico, a unidade de negócio é obrigada a apresentar uma proposta de valor diferenciada que garanta vantagem competitiva através da sua gestão estratégica de Marketing. Gestão essa que, quando bem alinhada aos objetivos organizacionais neutraliza as ameaças externas e potencializa o aproveitamento eficiente das oportunidades que surgem no mercado, elimina os pontos fracos e traça projetos voltados às forças internas da organização.

O planejamento estratégico de Marketing é capaz de encontrar e transformar em lucro as oportunidades. Nesse sentido, a organização ou unidade de negócio deve criar um processador de inteligência em Marketing que seja capaz de identificar as mudanças relevantes no setor e acompanhar as oportunidades ou ameaças associadas, assim como articular as preferências dos consumidores e as tendências do mercado, por um lado e com as competências que a diferenciam por outro. Ter um planejamento estratégico presente na cultura empresarial, é decisivo na afirmação da organização em mercados fortemente competitivos, garante vantagem em relação à concorrência. A vantagem competitiva, permite que a empresa passe a contar com um trunfo específico temporal, que através da sua adaptação ao mercado reúne condições para uma concorrência imperfeita, o que se traduz em uma lucratividade superior.

Como setor altamente competitivo e de concorrência acirrada, a alimentação fora de casa, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), cresce cerca de 10 % a cada ano e passou ao lado da crise econômica brasileira de 2016, com um faturamento anual de R$ 154 bilhões e um crescimento nominal de 7 % gerando perto de 450 mil novas oportunidades de emprego no Brasil. Infelizmente, o setor apresenta uma enorme taxa de encerramento, sendo que 35% dos negócios encerram a atividade em até dois anos de atividade (SEBRAE NACIONAL, 2017). Face ao exposto, é imperativo que todas as organizações do setor de bares e restaurantes reavaliem a sua posição no mercado, reforcem as estratégias de Marketing e inovem suas propostas, criando vantagens que as diferenciem entre as demais, para que se mantenham na competição.

O sucesso da estratégia de Marketing é muito relevante não só para a empresa que vê seus lucros aumentarem, como os clientes que satisfazem as suas necessidades, os concorrentes por serem desafiados a reinventar e inovar suas ofertas, criando e entregando mais valor para a sociedade. Cientificamente, a contribuição de Marketing para outras disciplinas como administração, psicologia ou economia tem-se destacado, é de salientar a capacidade exportadora de conhecimento desta ciência. A contribuição das estratégias de Marketing e seu planejamento para a sociedade é o serviço que prestam tanto em termos gerenciais ás empresas, quanto a grande contribuição que entregam para o bem-estar e aumento da qualidade de vida dos consumidores. Em referência a própria pesquisa, a contribuição deste estudo de planejamento estratégico de Marketing, é de grande importância pela necessidade de definir, planos de ação estratégicos relevantes para a sua alavancagem, e atendimento ás demandas das organizações e sociedade.        

Tendo em conta a relevância deste tema, o presente artigo tem como problema de pesquisa: de que forma as estratégias de Marketing contribuem para as ações do Restaurante de self-service e Gelataria “Rossetti Artisan”? Tal questionamento há de requerer tanto uma revisão bibliográfica quanto a utilização de mecanismos de observação ou coleta de informações capazes de permitirem que a temática investigada atinja o objetivo geral da pesquisa que é: Elaborar uma proposta de planejamento estratégico de Marketing para o restaurante self-service e Gelataria “Rossetti Artisan” do Tropical Shopping na cidade de São Luís do Maranhão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.6 Kb)   pdf (370.6 Kb)   docx (349.5 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com